10 motivos para conhecer o Havaí

10 motivos para conhecer o Havaí

Que o  Havaí é um paraíso, vocês já sabem, e que nós somos apaixonados por esse lugar, também. Mas, além das praias bonitas e natureza encantadora, o arquipélago tem uma energia incrível e muito a nos ensinar. Listamos aqui 10 motivos para conhecer o Havaí e com certeza um deles vai te puxar para lá!

1- “ALOHA”

Aloha é a saudação oficial dos havaianos, mas esta pequena palavra traz muitos significados. Aloha pode ser um oi, um bem vindo, um obrigado e até um tchau ou até logo. Mais que uma saudação, Aloha é um estado de espírito, aquela atitude e desejo de compartilhar boas energias. Pode ter certeza que quando alguém falar Aloha, ela está te falando com todo o sentimento bom! Então, Aloha para vocês!!

2- Os locais são generosos

No Havaí, principalmente em Maui, você sente o espírito acolhedor dos locais, além disso tem um clima de gentileza, como se eles dissessem a todo momento que eles se importam com você mais do que com eles, sabe? E um exemplo bem vivo disso é no trânsito. Sim, o trânsito é muito de boa e dirigir em Maui é uma delícia, as estradas são lindas e você sente muita segurança. Por exemplo, é fácil entrar à esquerda num cruzamento em pleno centrinho de Paia. Os carros te dão a preferência, acenam a mão para você passar, te dão a vez. É algo que eu sempre gosto de citar e falar pros amigos.

3- Segurança

Por estar nos EUA já sentimos uma certa segurança, e quando pensamos que estamos numa Ilha, sentimos mais ainda. Sim, daqueles lugares que conseguimos andar tranquilamente a qualquer hora do dia, deixar o GPS nos guiar por ruas que não conhecemos e nos permitir deixar o carro com os vidros abertos e ir mergulhar. Senti muito essa segurança em Maui agora na última vez, íamos mergulhar em Hookipa e deixávamos o celular, bolsa e câmera dentro do carro com os vidros abertos (porque não tínhamos onde deixar as chaves e o jeito era deixar o carro aberto mesmo). E sabe aquela sensação boa de voltar e ver que nem sequer tocaram no carro? É aquela coisa que às vezes lamento de não ter no Brasil, se não é meu, porque vou pegar? Bem por ai.

4- Conhecer a cultura e tradições havaianas

Quando casamos, queríamos um casamento bem ao estilo havaiano, com sua cultura, hábitos e tradições. Acho super interessante conhecer um pouco da cultura dos países que visitamos para perceber o quanto esse mundo tem uma diversidade cultural.

O povo havaiano primitivo chegou ao Havaí navegando desde a Polinésia Francesa, e hoje o arquipélago recebe imigrantes o mundo todo principalmente japoneses, chineses e filipinos, assim encontramos na cultura havaiana forte influência desses outros povos. 

Ouro ponto forte da tradição, são as danças. A Hula é uma dança tradicional passada de geração em geração, baseada numa religião ancestral do seu povo, cercada de lendas, com o culto à mãe natureza. Além da dança, o ukulelê, instrumento musical de 4 cordas, é típico e bem comum no Havaí, com suas músicas que embalam naquele clima de tranquilidade! Se quiser vivenciar a música havaiana, não deixe de ir a um luau. Outra lembrança havaiana são as leis de Maile, ou colares de flores eram usado pelos antigos com o objetivo de distinguir e embelezar seu povo. Nos casamentos simbolizam o elo infinito entre o casal e  pode ser feito de vários materiais como flores, folhas, sementes, conchas e até ossos!! 

5- É o paraíso dos esportes

Se você gosta de mar e mais ainda de praticar algum esporte aquático, o Havaí é o paraíso. Surf, windsurf, kitesurf, vela, remo, SUP, canoa havaiana, é só escolher o seu e se jogar no mar. Meu esposo é do windsurf e o Havaí sempre foi par ele um sonho. É quele lugar que todos que tem esse contato com o mar desejam ir um dia. Uma coisa bem legal que eu percebi da última vez é que não tem idade para praticar esportes. Em Maui, vimos muitas pessoas com no mínimo 60 anos velejando, senhoras de cabelos branquinhos entrando no mar. Um exemplo, realmente.

6- Os vulcões

Já imaginou ver o nascer ou pôr do sol no alto de um vulcão? Ou andar por lavas da sua última erupção há 200 anos? Sim, no Havaí você pode! Em Maui, está situado o Parque Nacional do Haleakala, o  vulcão adormecido de Maui, cujo significado é Casa do Sol. Com 3.055 metros de altitude, subir para apreciar o espetáculo do sol é um grande programa! Nas outras ilhas, encontramos vulcões ativos, como os da Big Island! 

7- Diversidade natural

Praia é o que não falta no Havaí, mas nem só de praia é feito o arquipélago. No Havaí você vai encontrar uma diversidade natural muito grande: cachoeiras, florestas, vulcões, praias, rios, água doce, salgada… Sempre que volto do Havaí tenho a sensação de que não consigo mostrar em fotos toda a beleza daquele lugar, mas fiz esse post para mostrar um pouco do que me apaixonei por lá. Mas é o que eu sempre digo, o Havaí é um lugar mágico e isso envolve a beleza natural, as pessoas, a cultura e toda a energia que faz o arquipélago ser único!!

Com praias e natureza para todos os gostos e todas as idades, nas Ilhas Havaianas você vai encontrar um cenário que será o seu preferido.  Sempre falei e repito, amo a diversidade das praias e esse contraste que encontramos no Havaí de praias de areia preta com o mar azul, praias com mar calminho que parecem piscinas, assim como com grandes ondas dependendo da estação do ano. E também amo tomar banho de cachoeira, andar por entre as árvores centenárias (ou será milenares?), procurar arco-íris e ver alguns animais de perto, como as tartarugas que eu amo!!

Uma dica legal que eu costumo dar é para você fazer uma volta à Ilha, e depois voltar nos locais que mais curtiu. Fizemos isso em Oahu e em Maui fizemos de duas partes, primeiro para o Oeste e depois no lado leste. No caminho você vai descobrindo cada cantinho incrível!

8- Gastronomia

Não é porque o Havaí é um Estado americano que você vai encontrar muito fast food. Pelo contrário, raramente encontramos as grandes redes de fast food, e é bem comum encontrar lugares com uma culinária saudável a base de verduras, legumes, carne de porco e peixes. Come-se muito bem no Havaí!! E para quem curte, em Maui tem o queridinho Whole Foods com TUDO o que você possa imaginar de orgânicos!! 

Come-se muito bem no Havaí!!

9- Conhecer cenários de filmes

Sabia que muitos filmes já foram gravados no Havaí? Jurassic Park, Como se Fosse a Primeira Vez, Piratas do Caribe, a série Lost, os clipes de Elvis Presley, um apaixonado pelo Havaí, para citar alguns. Lembro que quando fizemos o Island Tour em Oahu com a Dani do Hawaii Eco Divers, ela falou que o Havaí é cenário de muitos filmes e que qualquer dia ela ia escreve sobre isso… Então, por isso decidi incluir como um dos 10 motivos para conhecer o Havaí, conhecer os cenários onde foram gravados alguns filmes!! E se você é um cinéfilo, que tal fazer um tour pelos locações dos seus preferidos? A Martha Sachser  conheceu alguns locais onde foram gravadas cenas do  do filme Como se Fosse a Primeira Vez, em Oahu.

O Havaí já foi cenário de vários filmes

10- Voltar uma pessoa melhor

Sempre temos algo a melhorar, seja como pessoas, ou nosso modo de ver a vida, ou nosso estilo de vida, enfim, mudanças fazem parte do ser humano. No Havaí aprendi muitas coisas que hoje aplico no meu dia a dia. Coisas simples mas que me fazem enxergar a vida com outros olhos. Lá as pessoas tem essa energia de viver, de não acumular bens, de dedicar parte do seu tempo à natureza, à família, tem esse espírito de união, de amor ao próximo muito forte. Por isso termino esse post com algo imaterial, mas que com certeza é um bom motivo para conhecer o Havaí: voltar dessa viagem uma pessoa melhor! E como disse o Celebrante do nosso casamento no Havaí: que vocês levem o Aloha para a vida de vocês. E que assim seja! 

Voltar uma pessoa melhor do Havaí

 

Gostou das nossas dicas? Faça suas reservas no Havaí por esse link do Booking.com e colabore com o Blog Vamos Viajar!! Você não paga nada a mais e nós recebemos uma pequena comissão!!

Veja também:

2 anos depois…. NY, here we go!!! Falar de Nova York é emocionante, empolgante e acima de tudo inspirador!!!! Sem falar que nosso roteiro de NY é o "xodó" do Blog, sendo o post m...
Dicas de Nova York Nova York é para mim uma das poucas cidades que eu não canso de repetir, e sei que posso voltar dezenas de vezes que sempre terei programas dife...
8 programas imperdíveis em Nova York Nova York é uma daquelas cidades onde não faltam atrações turísticas e cercada de muitos, muitos cantinhos bacanas para conhecer. Uma cidade única...
Parques de Nova York Se tem um programa que sempre gosto de incluir nos nossos roteiros é visitar os parques da cidade, e em Nova York o que não faltam são parques públi...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *