Políticas de alterações de viagem nas Cias Aéreas do Brasil devido ao Covid-19

Alterar, cancelar ou adiar a tão sonhada viagem é algo que sempre nos deixa tristes, mas nessa situação que estamos enfrentando no mundo, isso é mais do que necessário. O mundo parou e a vontade que tenho é de estar no conforto da minha casa.

Confesso que pela primeira vez não estou pensando na próxima viagem e sim que tudo volte ao normal! Acabei de remarcar uma viagem que teria este final de semana para o mês de Outubro, além da situação, acho que é o momento de sermos acima de tudo, sensatos.

Meu voo era pela Latam, e toda a remarcação foi feita pelo Site, sem multa, apenas com a diferença tarifária, que no nosso caso foi de R$ 8,00. Mas, só consegui verificar isso com 48hs de antecedência do meu voo, antes, pelo Site, aparecia a multa.

Para facilitar, reuni abaixo a política de alterações de viagem das três maiores companhias aéreas brasileiras devido ao Covid-19. Todas essas informações estão nos Sites das companhias, hoje, 19/03/2020:

LATAM

VOOS IMPACTADOS POR CANCELAMENTOS, FECHAMENTO DE FRONTEIRAS OU DECLARAÇÕES DE ESTADO DE EMERGÊNCIA

Políticas de flexibilização para todos os voos impactados até 31 de maio de 2020 por cancelamentos, restrições de acesso em função de fechamento de fronteiras ou por declarações de estados de emergência, como medida para conter a propagação do covid-19, que afeta diversas regiões do mundo.

Alterar uma vez a data da sua viagem, para o mesmo destino e na mesma cabine, sem custos ou pagamento de diferenças tarifárias, para voar até 31 de dezembro de 2020;

Se o seu voo tem data até 31 de março de 2020 e por alguma razão você não poderá comparecer ao embarque, você pode reprogramar sua viagem em outro momento. Sua passagem será automaticamente revertida em crédito de mesmo valor para ser utilizado em futuras viagens até 31 de dezembro de 2020.

Se o seu voo original tem data a partir de 1º de abril de 2020 e você ainda não definiu quando poderá viajar, entre em contato com a Latam antes da data de início da sua viagem original. Sua passagem será revertida em crédito de mesmo valor para ser utilizado em futuras viagens até 31 de dezembro de 2020.

DEMAIS VOOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Políticas de flexibilização para voos domésticos e internacionais não impactados. Você poderá optar por:

Se você comprou a sua passagem até 14 de março de 2020 e a data do seu voo é até 30 de abril de 2020, você pode alterar uma vez sua passagem, sem multa, pagando apenas a diferença de tarifas, quando houver, para voar até 31 de dezembro de 2020;

Se o seu bilhete foi comprado entre os dias 15 e 31 de março de 2020, você pode alterar a sua reserva uma vez, sem multas, pagando apenas a diferença tarifária, quando houver, para voar até 31 de dezembre de 2020;

Se você ainda não definiu quando poderá viajar, entre em contato com a Latam antes da data de início da sua viagem original. Sua passagem será revertida em crédito de mesmo valor para utilização em viagens futuras até 31 de dezembro de 2020.

Caso o seu voo não tenha sido impactado e não esteja dentro dos casos mencionados acima, permanecem válidas as regras da tarifa original comprada.

GOL

Orientações para voos nacionais e internacionais marcados para até 30 de setembro de 2020:

Cancelamento e crédito: Você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra;

Remarcação: Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver;

Cancelamento e reembolso: Ao optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.

Caso queira adquirir uma passagem, as políticas de cancelamento e remarcação descritas acima serão aplicadas para voos até 30 de setembro de 2020.

AZUL

Caso você tenha algum voo marcado para daqui a cinco dias ou mais, aguarde uma comunicação dos canais digitais da Azul. Você pode acessar o Minhas Reservas para consultar a situação do seu voo.

Vejam as regras de remarcação e cancelamento que estão sendo aplicadas pela AZUL neste momento (19/03/2020):

VOOS NACIONAIS

Atenção: Estas regras de flexibilidade também valem para as novas reservas realizadas para voar no mesmo período.

Clientes com voos domésticos operados pela Azul previstos para data de até 30 de setembro de 2020 poderão alterar ou cancelar seu voo: 

Alterações: você poderá alterar a data do seu voo (uma vez) sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020. 

Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

VOOS INTERNACIONAIS

Atenção: Estas regras de flexibilidade também valem para as novas reservas realizadas para voar no mesmo período.

Clientes com voos AZUL com destino de/para Lisboa ou Porto, Estados Unidos e América do Sul previstos até o mês de setembro de 2020, poderão alterar ou cancelar seus voos. Confira as regras, abaixo:

Alterações: você poderá alterar a data do seu voo (uma vez) sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020. 

Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxas de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

Reservas realizadas em Agências de Viagens entre em contato com as mesmas para realizar os procedimentos de alteração.

OBS: TODAS AS INFORMAÇÕES DESTE POST FORAM RETIRADAS DOS SITES DAS COMPANHIAS AÉREAS NA DATA DE HOJE, 19/03/2020. PEDIMOS QUE VERIFIQUEM DIRETAMENTE COM CIA AÉREA O SEU VOO E CASO ALGUMA INFORMAÇÃO ACIMA ESTEJA DIFERENTE, A ATUALIZAÇÃO SERÁ ENCONTRADA NA PÁGINA DA PRÓPRIA CIA AÉREA: LATAM, GOL E AZUL. AQUI REUNIMOS APENAS AS INFORMAÇÕES DE CADA UMA DELAS DISPONIBILIZADAS EM SEU SITE PARA O PÚBLICO NA DATA DE HOJE, 19/03/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *