As melhores praias do Ceará

As melhores praias do Ceará
Quando pensamos em Nordeste logo nos vem à mente as praias paradisíacas dessa região brasileira onde todos os estados são banhados pelo mar. Para quem ainda não sabe, somos cearenses e o Ceará tem o 7º maior litoral do Brasil e o 3º do Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia e Maranhão, ao todo são 570 km de extensão, compreendendo 7,8% de faixa litorânea do país. Ou seja, praia é o que não falta por aqui!
O litoral cearense tem características bem definidas onde predominam as falésias e areias coloridas no litoral leste e as dunas e coqueirais no litoral oeste. As praias do oeste são as mais procuradas por velejadores de windsurf e kitesurf pois são onde os ventos são mais fortes, ideal para a prática desses esportes. Para acessar as praias você terá duas rodovias: a Costa do Sol Nascente e a Costa do Sol Poente, que a partir de Fortaleza seguem para ao litoral leste e oeste respectivamente.
Em Outubro de 2006, Luiz percorreu os 573 km do nosso litoral velejando de windsurf com mais 2 amigos, então, podemos dizer que de Leste a Oeste conhecemos praticamente todas as praias do nosso Estado, e claro, listamos nesse post as que consideramos as melhores praias do Ceará!
Antes, segue abaixo a lista das praias do Ceará separadas por Litoral Leste (da divisa do Rio Grande do Norte até Fortaleza) e Litoral Oeste (de Fortaleza até a divisa com o Piauí):

LITORAL LESTE: Icapuí – Quitérias – Redonda – Quixaba – Majorlândia – Ponta Grossa – Canoa Quebrada – Parajuru – Prainha do Canto Verde – Pontal de Maceió – Praia das Fontes – Morro Branco – Barra Nova- Caponga – Águas Belas – Iguape – Porto das Dunas- FortalezaFortaleza – Praia do Futuro- Meireles – Praia de Iracema- Barra

LITORAL OESTE: Fortaleza – Iparana – Pacheco – Icaraí – Tabuba – Cumbuco – Pecém – Taíba – Paracuru – Lagoinha – Guajiru – Flecheiras – Baleia – Icaraí de Amontada – Marinheiros – Pracianos Moitas – Patos – Almofala – Torrões – Porto do Barco – Arpoeiras – Ilha do Guajiru – Espraiado – Aranaú – Preá – Jericoacoara – Guriú – Tatajuba – Camocim – Praia de Maceió – Bitupitá

Ultimamente temos frequentado mais o Litoral Oeste, já que Luiz veleja de windsurf, a Praia do Futuro que é a praia onde os locais vão, e a Praia de Iracema, que tem o melhor visual do pôr do sol em Fortaleza.
De Leste a Oeste, essas são para nós, as melhores praias do Ceará:
CANOA QUEBRADA
Canoa Quebrada é uma das praias mais conhecidas do litoral leste, e com uma presença das falésias características desse litoral. É também uma das praias que mais atraem o público GLS no Estado.
Entre tantas atividades, você pode desfrutar do passeio de jangada, buggy ou quadriciclo entre as dunas ou sobrevoar as falésias de parapente. Para os passeios de buggy, contrate um bugueiro ou um guia cadastrado na Associação de Bugueiros de Canoa (ABCQ), por oferecerem um serviço mais seguro, se for alugar um buggy, não dispense o guia. No passeio pelas dunas você ainda “ganha” uma descida de skibunda (descer nas dunas com um pedaço de madeira caindo em uma lagoa). No final do dia, a dica é sempre assistir ao espetacular pôr do sol, com uma energia única no alto da maior duna de Canoa.
Pôr do sol em Canoa Quebrada

MORRO BRANCO

Morro Branco é mais uma praia do litoral leste onde encontramos uma paisagem com falésias. E aqui estão as famosas areias coloridas, sabe aqueles souvenir em garrafinhas formando desenhos com areia? Então, elas são tiradas no “labirinto” que fica em Morro Branco que você pode inclusive entrar e se perder por ele, descobrindo cores e mais cores, é uma beleza bem diferente. Morro Branco teve por um tempo um dos melhores carnavais do Ceará, é uma praia com muitas casas e condomínios e a distância de Fortaleza permite fazer também um bate-volta.

Falésias do Morro Branco 

PRAIA DO FUTURO

Ah, essa é a nossa praia de todo final de semana! A praia do futuro é conhecida por suas barracas de praia, caranguejo e mar muito perigoso para quem não está acostumado. Digo isso porque quem mora em Fortaleza sabe que o mar da PF (como é chamada pelos locais) é daqueles que puxam muito devido a correnteza, e é comum encontrarmos alguns buracos, portanto, todo cuidado é pouco. Quando a maré está seca é comum a formação de piscininhas tranquilas e super gostosas.
A Praia do Futuro tem uma super estrutura de barracas de praias, com certeza você encontrará uma que seja o seu estilo. Também é um bairro onde acontecem festas aos finais de semana, tanto à noite quanto durante o dia, seja shows ou os tradicionais Sunsets. Acompanhem nossos próximos posts que em breve traremos as opções das barracas de praia da Praia do Futuro!
Praia do Futuro
CUMBUCO
Paraíso dos ventos, o Cumbuco atrai velejadores do mundo inteiro na alta estação, principalmente kitesurfistas. É um programa ideal para um bate e volta a partir de Fortaleza (cerca de 30 minutos), pois tem uma boa estrutura de barracas, mas, com pousadas charmosas e hotéis luxuosos e uma noite agitada com bons restaurantes, é também uma opção para mais dias.
Cumbuco também é conhecida por seu passeio de buggy nas dunas, com parada na Lagoa do Cauípe, eu nunca tive coragem de fazer, mas os turistas adoram, mas atenção, procure um buggueiro credenciado e preze sempre pela sua segurança.
Kitesurf no Cumbuco
TAÍBA
O que nos leva à Taíba são os ventos fortes e a boa gastronomia, é daqueles locais onde você tem certeza que depois de passar o dia na praia vai comer bem! Para quem vem velejar, a Taíba é também um dos locais mais procurados no Ceará. E é bem gostosa para passar um final de semana, caminhar e curtir o pôr do sol.
Taíba

GUAJIRÚ

Guajirú fica na região de Trairi que abriga outras praias (Mundaú, Flecheiras e Baleia), escolhermos esta por ser mais tranquila e ter mais opções de Pousadas como a Villa Albergaria.

A praia é super tranquila e é conhecida pelas piscinas naturais que se formam na maré seca. Já para comer, não aconselhamos muito Guajiru, poias as opções não são tantas, mas, Flecheiras fica a menos de 15 minutos e tem mais opções.

Pôr do Sol no Guajiru

ICARAÍ DE AMONTADA

Icaraizinho como é carinhosamente chamada, é uma praia que tem como principal atrativo a tranquilidade! Talvez o português não seja o idioma mais ouvido por lá, já que os estrangeiros já descobriram a tempos esse pequeno paraíso do nosso litoral oeste, atraídos pelos fortes ventos na região que tornam a praia uma das mais procuradas para a prática de windsurf e kitesurf. Sossego, boa gastronomia, e ótimas pousadas fazem de Icaraí de Amontada uma das melhores praias do Ceará.
Aliás, temos muitos posts no blog falando de Icaraizinho que você pode acessar aqui e muitas indicações de pousadas também.
Sossego e tranquilidade em Icaraí de Amontada
JERICOACOARA
Jericoacoara dispensa apresentações! Impossível não se encantar com uma praia onde o sol se põe dentro do mar dando um toque mágico aos seus dias. Jeri tem essa energia sem igual e não é somente uma das melhores praias do Ceará, mas do Brasil!
Apesar de ser uma das mais distantes de Fortaleza, quem vem para o Ceará não pode deixar de conhecer, reserve no mínimo 3 dias completos para conhecer um pouco de Jeri. Vila, praia, lagoas, Jeri é bem democrática e atividades não faltam para seus dias. Neste post você vai encontrar tudo o que precisa sobre Jericoacoara.
Jeri dispensa legendas!
PRAIA DE MACEIÓ

Conheci essa praia em 2006 e fiquei encantada de cara. Fica logo depois de Jeri, no município de Camocim e tem todo aquele clima de sossego e tranquilidade, sem falar que o visual é encantador! Os velejadores também tem descoberto essa praia e é comum encontra-los por lá. Caso esteja de carro entre o Ceará e o Piauí, é uma boa parada.

Praia de Maceió

P.S.: Uma praia que tenho muita vontade e conhecer e que vale bem a pena é REDONDA, como ainda não fui, preferi não incluir nesse post, apesar o meu esposo conhecer!

Veja também:

Lagoas de Jericoacoara As Lagoas de Jericoacoara são um dos atrativos da região. Como se não bastasse tanta beleza, a natureza ainda reservou mais uns cantinhos especiai...
ROTEIRO DE 5 DIAS EM FLORIANÓPOLIS Florianópolis, Floripa, ou Ilha da Magia é um paraíso no Sul do Brasil e se você ainda não conhece, deveria pensar em visitar essa Ilha!! Com menos de...
As praias e cantinhos de Floripa A Ilha de Santa Catarina, concentra cerca de 96,5% do território do município de Florianópolis, restando pouco mais de 3% no continente!! Com cerc...
Em busca do vento no Paracuru Agosto costuma ser um mês de muito vento no Ceará, e este ano não está sendo diferente. Uma praia bem procurada por aqui é Paracuru, cerca de 85 km de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *