Febre amarela: Saiba como emitir o Certificado Internacional de Vacinação

Febre amarela: Saiba como emitir o Certificado Internacional de Vacinação

Recentemente vimos mais um aumento dos casos de febre amarela no Brasil. Com isso as buscas pela vacina e emissão de Certificados Internacionais de Vacinação contra a febre amarela na Anvisa. Você só precisa emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) se estiver viajando para um país com essa exigência na entrada em seu território. Veja aqui como tirar o Certificado de Vacinação contra febre amarela.

O Certificado pode ser emitido gratuitamente e não tem validade. Uma vez emitido o mesmo vale pelo resto da vida. Quem já tomou a vacina a algum tempo e tem o seu comprovante, basta solicitar o Certificado, não é necessário toma-la novamente. Mas atenção, esse Certificado só é emitido caso você tenha tomado a dose única para a vacina. Este mês, alguns Estados disponibilizarão a dose fracionada devido ao surto da doença no Brasil. Mas essa dose fracionada não vale para emissão do Certificado. Fique bem atento a isso caso você tenha viagem marcada para países que exigem o mesmo.

Quando tomei em Setembro/17, o Posto salientou que eu deveria guardar bem o cartão de vacina, pois lá consta o lote, validade e data da vacina. Como não era nada digitalizado, se eu perdesse não tinha como o Posto de Saúde emitir outro.  Lembrando que você deve tomar a vacina contra febre amarela com no máximo 10 dias antes do seu embarque.

Após tomar a vacina, o procedimento é bem simples. Leve seu Cartão de Vacina e documentos pessoais (Carteira de Identidade (RG), o Passaporte e a Carteira de Motorista válida (CNH), entre outros) a um dos Postos disponibilizados para atendimento. A Certidão de Nascimento é aceita para menores de 18 (dezoito) anos e crianças a partir de 9 (nove) meses já começam o esquema de vacinação. Procure seu médico caso você se enquadre no grupo de risco da vacina antes de se vacinar!

A emissão do CIVP é feita nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa, localizados em Portos, Aeroportos e Fronteiras, assim como em Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas, como postos de saúde e hospitais, e nas clínicas particulares credenciadas para essa finalidade. Aconselhamos procurar primeiro um dos Centros nos Aeroportos, Portos e Fronteiras, pois é mais certeza!

Para agilizar o atendimento, a Anvisa disponibiliza um pré-cadastro aqui, clique na opção CADASTRAR NOVO.  Atente para os horários de funcionamento dos postos! Lembro que alguns fecham na hora do almoço e só funcionam de segunda a sexta. Veja aqui a relação por Estado dos Centros da Anvisa para emissão do seu Certificado.

Saiba quais países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação Contra febre amarela:

A lista de países que exigem o Certificado Internacional de vacinação contra febre amarela conta com mais de 100 países. No site da Anvisa você pode consultar em português o país desejado. Acesse a lista da Anvisa e depois clique na informação: Verifique as orientações para o país de destino. Depois é só procurar pelo país desejado.

febre amarela

 

No site da OMS também, mas a versão é em inglês. Assim, aconselhamos que mesmo que você não deixe para tirar o seu CIVP em cima da hora. Quando puder, tome a vacina e emita o seu Certificado.

Ah, e fica a dica: mesmo que o país que você vai viajar não exija o certificado, leve!! Passamos por um cancelamento de voo na volta de Curação e precisamos dormir em Bogotá. Curaçao não exigia o certificado, já Bogotá sim, por sorte, estávamos com ele. Então, não custa nada levar, afinal, imprevistos acontecem!

Veja também:

Bilhetes aéreos da KLM Vimos anunciar o nosso novo parceiro!!! A partir de hoje você vai poder comprar seus bilhetes aéreos da KLM diretamente no nosso Site!!! Basta acessar...
Roteiro de 6 dias em Curaçao Roteiro de 6 dias em Curaçao para você aproveitar cada canto da Ilha! Na viagem que fizemos ao Caribe, conhecemos Aruba e Curaçao. Já falamos de dicas...
Onde ficar em Icaraí de Amontada- Casa Janjão Icaraí de Amontada, ou Icaraizinho é uma velha conhecida de vocês aqui no Blog, vez ou outra estamos na praia que é um dos nossos refúgios no Litoral ...
Condor: Uma das companhias aéreas mais premiadas d... Assim como qualquer produto ou serviço passa a ter mais credibilidade quando ganha reconhecimento do seu público, isso também acontece com as companhi...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *