Febre amarela: Saiba como emitir o Certificado Internacional de Vacinação

Recentemente vimos mais um aumento dos casos de febre amarela no Brasil. Com isso as buscas pela vacina e emissão de Certificados Internacionais de Vacinação contra a febre amarela na Anvisa. Você só precisa emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) se estiver viajando para um país com essa exigência na entrada em seu território. Veja aqui como tirar o Certificado de Vacinação contra febre amarela.

O Certificado pode ser emitido gratuitamente e não tem validade. Uma vez emitido o mesmo vale pelo resto da vida. Quem já tomou a vacina a algum tempo e tem o seu comprovante, basta solicitar o Certificado, não é necessário toma-la novamente. Mas atenção, esse Certificado só é emitido caso você tenha tomado a dose única para a vacina. Este mês, alguns Estados disponibilizarão a dose fracionada devido ao surto da doença no Brasil. Mas essa dose fracionada não vale para emissão do Certificado. Fique bem atento a isso caso você tenha viagem marcada para países que exigem o mesmo.

Quando tomei em Setembro/17, o Posto salientou que eu deveria guardar bem o cartão de vacina, pois lá consta o lote, validade e data da vacina. Como não era nada digitalizado, se eu perdesse não tinha como o Posto de Saúde emitir outro.  Lembrando que você deve tomar a vacina contra febre amarela com no máximo 10 dias antes do seu embarque.

Após tomar a vacina, o procedimento é bem simples. Leve seu Cartão de Vacina e documentos pessoais (Carteira de Identidade (RG), o Passaporte e a Carteira de Motorista válida (CNH), entre outros) a um dos Postos disponibilizados para atendimento. A Certidão de Nascimento é aceita para menores de 18 (dezoito) anos e crianças a partir de 9 (nove) meses já começam o esquema de vacinação. Procure seu médico caso você se enquadre no grupo de risco da vacina antes de se vacinar!

A emissão do CIVP é feita nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa, localizados em Portos, Aeroportos e Fronteiras, assim como em Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas, como postos de saúde e hospitais, e nas clínicas particulares credenciadas para essa finalidade. Aconselhamos procurar primeiro um dos Centros nos Aeroportos, Portos e Fronteiras, pois é mais certeza!

Para agilizar o atendimento, a Anvisa disponibiliza um pré-cadastro aqui, clique na opção CADASTRAR NOVO.  Atente para os horários de funcionamento dos postos! Lembro que alguns fecham na hora do almoço e só funcionam de segunda a sexta. Veja aqui a relação por Estado dos Centros da Anvisa para emissão do seu Certificado.

Saiba quais países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação Contra febre amarela:

A lista de países que exigem o Certificado Internacional de vacinação contra febre amarela conta com mais de 100 países. No site da Anvisa você pode consultar em português o país desejado. Acesse a lista da Anvisa e depois clique na informação: Verifique as orientações para o país de destino. Depois é só procurar pelo país desejado.

febre amarela

 

No site da OMS também, mas a versão é em inglês. Assim, aconselhamos que mesmo que você não deixe para tirar o seu CIVP em cima da hora. Quando puder, tome a vacina e emita o seu Certificado.

Ah, e fica a dica: mesmo que o país que você vai viajar não exija o certificado, leve!! Passamos por um cancelamento de voo na volta de Curação e precisamos dormir em Bogotá. Curaçao não exigia o certificado, já Bogotá sim, por sorte, estávamos com ele. Então, não custa nada levar, afinal, imprevistos acontecem!

Veja também:

Condor: Uma das companhias aéreas mais premiadas d... Assim como qualquer produto ou serviço passa a ter mais credibilidade quando ganha reconhecimento do seu público, isso também acontece com as companhi...
Onde encontrar campos de girassóis Girassóis costumam atrair muitos olhares. Quer saber onde encontrar campos de girassóis na sua próxima viagem? Bom, confesso que essa é uma tarefa um ...
Onde ficar em Icaraí de Amontada- Casa Janjão Icaraí de Amontada, ou Icaraizinho é uma velha conhecida de vocês aqui no Blog, vez ou outra estamos na praia que é um dos nossos refúgios no Litoral ...
Origem Brand: Os óculos de sol dos viajantes Conhecemos a Origem Brand através de um contato da empresa. O que nos chamou a atenção foi o fato dos óculos serem feitos a mão e com uma matéria prim...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *