Para a Itália, com amor

Para a Itália, com amor

Antes de qualquer dica da Itália, resolvi escrever esse post com minhas impressões do país. São várias coisas que eu gostaria de falar aleatoriamente sobre esse país tão especial!! Espero que gostem e se apaixonem como eu.

Riomaggiore, Cinqueterre

Como eu sonhei com a Itália, e minha história com ela começou lá em 2013. Vou voltar essa história só um pouquinho. Sou muito católica e toda a comoção com o novo Papa Francisco me animou a ir à Roma. Mas sempre que eu pensava, acontecia alguma coisa. Em 2013 fiz roteiro e tudo (que incluía Cinqueterre, outro amor antigo), peguei várias dicas com amigos e de repente, eis que o Euro começou a subir sem parar. Mudança de planos. Como tínhamos acabado de tirar o visto americano, pegamos uma promo daquelas para NY e deixamos a Itália de lado. Aí vieram outras viagens, casamento no Havaí e ela sempre lá guardadinha.  Ano passado logo que voltamos do Havaí, eu estava certa que as minhas próximas férias seriam na Itália. Mas ai quando fomos cotar as passagens, pasmem: estava o preço de ir para o Havaí!!! Desistimos… e fomos para o Caribe.

Piazza di Spagna

Comecei o ano desejando que este ano a Itália viria. Cotamos passagens e de repente em Fevereiro sai uma super promoção para um outro destino que queríamos muito pela metade do preço. Não, mas eu não podia deixar a Itália escapar. Então olhei pro meu marido e falei: Amor, você promete que vamos para a Itália? Ele topou, prometeu e como promessa é dívida, assim fomos para a tão sonhada Itália!!!!!

Roma mais linda ainda à noite!! Castel Sant’Angelo

Passagens compradas era hora do roteiro, Meu Deus que roteiro difícil esse! Eram tantas opções, tão poucos dias, a cada dia descobria um lugar incrível e queria encaixar. A Itália é daqueles países onde você encontra uma grande diversidade. Igual ao Brasil, é preciso estar em casa região diferente para sentir o melhor daquele lugar. São praias, ilhas, cultura, muita história, natureza, lagos, praias, vinícolas, gastronomia maravilhosa. Se você está pensando em ir à Itália, e não sabe por onde começar, eu diria que independente da região que você escolher, você vai amar.

Itália e suas praias lindas!!! Monterosso!

Sei que quando vocês vem aqui no Blog, a intenção é achar roteiros e dicas dos lugares. Sim, pode deixar que vou fazer isso para vocês!!! Mas relembro que seguir o roteiro na Itália é uma tarefa difícil! Rsrs Eu fiz e refiz milhares de vezes (vou mostrar para vocês as opções!!!!). Mas chegando lá eu vi que só precisava decidir mesmo para quais cidades ir.

Firenze

A Itália me envolveu de um jeito que na primeira noite em Roma eu decidi esquecer tudo que tinha planejado e deixar a cidade me levar. O melhor roteiro de Roma é não ter roteiro! Perder-se nas ruelas, andar atrás de um monumento, olhar o mapa e seguir a rua, que viagem deliciosa. Repito, que viagem DELICIOSA!!!! Sem amarras, sem compromissos, sem horários e principalmente, sem obrigações de ir nesse e naquele lugar, sem a obrigação de conhecer todos os museus, porque eu sei que vou voltar, ah se vou…

Decidi que compraria o Roma City Card ao chegar lá, mas eu vi que para nós não valeria a pena. Mal andamos de metrô, Roma me convidou a andar, andar e andar. Descobri esquinas, fontes, ruas, cruzei com pessoas. Quando falam que o povo italiano tem um “quê” de latino, não é a toa. Cruzamos com boas pessoas. E italiano é bom de papo, muito! A cada hotel era uma explicação, uma dica, um momento de prosa, às vezes em inglês, outras em português e até italiano eu aprendi! Fazia questão de pedir nossos pratos em italiano, perguntei sobre os pratos típicos e queria conhecer cada um. Foi assim que provamos e meu marido ficou fã da tagliata a la rucola, stracooto ao chianti (acho que era javali). Mas claro não deixei de lado as dicas preciosas que peguei de alguns blogs como o melhor tiramisu de Roma, a massa do Pastifício a 4 euros , perto da Piazza di Spagna e as massas irresistíveis da Osteria da Fortunata,   no Campo de Fiori. Aliás, tem muito blogueiro brasileiro morando em Roma com dica boa… vou fazer um post indicando os melhores para vocês conferirem!!!

Nessa viagem eu esqueci a obrigação de acordar cedo e correr para pegar os monumentos vazios. Ah, que graça teria a Fontana de Trevi sem admirarmos os trejeitos e a cultura de milhares de pessoas que por ali passavam?

Sorria!

Ainda em Roma chorei ao voltar para o Hotel e ver o Vaticano iluminado na minha frente. Chorei sozinha ouvindo as palavras do Papa Francisco, mesmo que eu só visse um pontinho naquela janela. E chorei muitas outras vezes por tanta coisa linda que estava vivendo. Eita, como eu chorei, viu?! Kkkkkkk Acho que nenhuma outra viagem fez isso comigo, que eu lembre só chorei assim voltando do Havaí quando casei. Ah, mas sei lá, chorar faz bem também. E quando é de alegria, de felicidade e de realização de um sonho é melhor ainda!!!!

Vaticano

Sim, e  os pickpockets tão falados? Acho que nossa vibe não deixou que eles nos vissem. Mudamos nosso roteiro, pegamos mais trens do que o esperado, abrimos mão de algumas cidades, mas senti todo o clima e a energia de um pouquinho da Itália. Não posso dizer que conheci, mas afirmo que senti e vivi a Itália.  Precisarei de mais umas (muitas) viagens para conhece-la (é por isso que eu gosto de repetir destinos, porque não acredito que é possível conhecer um lugar estando lá apenas 4 dias!!! ).  Cheguei na Toscana e não acreditei em tudo aquilo que estava vendo. Uma imensidão de verde. Parei para fotografar, mas fiquei por mais minutos contemplando.

Toscana, sua linda!!!

E foi assim. Em cada nova cidade, um novo amor. Roma, Vaticano, La Spezia, Cinque Terre, Firenze, Siena e San Gimignano, um pouquinho de um mundo que é a Itália.

Itália
Siena

E acho que é isso que eu trouxe dessa viagem, boas lembranças, recordações de momentos únicos e que vivi intensamente. Uma viagem é capaz de transformar sua vida, posso dizer que essa fez isso comigo. Mudei vários conceitos, me redescobri e aprendi que o que mais vale nessa vida, é a vida que levamos. Obrigada Itália por me fazer uma nova pessoa.

itália
San Gimignano

E se você chegou até o final desse post, deixa um comentário, uma pergunta, um elogio, uma crítica…. e me fala, algum lugar também já fez isso com você?


Gostou do nosso post? Saiba que você pode colaborar com o Blog. Ao fazer suas reservas no Booking, faça  nesse link. Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o Blog!!

Veja também:

Pista de patinação na Torre Eiffel Foto: http://www.toureiffel.paris Sim, agora é possível patinar na Torre Eiffel! Quem estiver na Cidade Luz já pode aproveitar es...
Emoções na Rota: Um relato da Rota das Emoções Há um bom tempo acompanhamos o trabalho do Victor Jucá! Sempre ficamos curiosos em saber mais detalhes de suas experiências pelo litoral do Ceará. E t...
O que fazer em Amsterdam Amsterdam é cool, aquela cidade que você chega e vê que tudo funciona, com tanta liberdade, as pessoas mesmo assim não perdem o respeito e cuidado...
Tour gastronômico por Lisboa  Quem nos conhece sabe que quando estamos viajando temos um hobby: fazer pequenos "tours gastronômicos", onde quer que estejamos, procuramos pro...

3 Comentários


  1. Lalá que super post!!! Amei a descrição que cheguei a sentir o seu amor pela Itália. Mesmo assim quero ver seu roteiro postado aqui e quem sabe seguir essas dicas tão preciosas! Bjs

    Responder

    1. Oi, Lilian!!! Owww, muito obrigada!!!! Siiiim, já tô escrevendo os roteiros dessa viagem deliciosa!!! Em breve estará por aqui!!! Beijos

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *