Planejando uma viagem ao Havaí com parada na Califórnia

Planejando uma viagem ao Havaí com parada na Califórnia

Voltamos de Férias!! E que férias!!! Aos poucos vamos postando as dicas dessa nossa viagem, e pra começar vamos falar de uma etapa super importante: o planejamento!! Por ser uma viagem longa a partir do Brasil, cerca de 24 horas de voos, é preciso um bom planejamento antes de desbravar as Hawaiian Islands. Em Abril de 2014, meu namorado foi exclusivamente para Maui, onde passou 24 dias, e desde então a vontade de retornar (dessa vez juntos) aumentou a cada dia.


Por questões profissionais, decidimos que Maio seria o mês ideal, e para não irmos direto ao Havaí resolvemos dar uma”quebrada” na viagem e de quebra descansarmos dos longos voos, assim, decidimos dividir o roteiro da seguinte forma:

– Los Angeles: 2 noites
– São Francisco: 3 noites
– Oahu: 5 noites
– Maui: 7 noites

Na vez passada, Luiz comprou a passagem completa de ida e volta por Los Angeles: FOR-SP-LAX-MAUI, mas dessa vez decidimos comprar os trechos separados, que foram:
– Trecho 1: Fortaleza- Los Angeles – Fortaleza
– Trecho 2: Los Angeles – São Francisco
– Trecho 3: São Francisco – Oahu
– Trecho 4: Oahu – Maui
– Trecho 5: Maui – Los Angeles

 

Ufa!!!

Decidi então mostrar para vocês os passos do planejamento dessa viagem para ajudar quem estiver pensando em fazer esse roteiro.

Uma parada estratégica na Califórnia dá uma quebrada na viagem antes de seguir para o Havaí

Como já havíamos decidido o primeiro passo quase 9 meses antes (como faríamos os trechos aéreos), em Agosto/14 começamos a pesquisar os preços das passagens, e para conseguir baratear qualquer viagem, pesquisa é fundamental!! Comece baixando aplicativos que avisam de promoções de passagens, siga os perfis no Instagram e fique ligado em qualquer promoção que aparecer!! Confesso que  todo dia olhava os sites para cotar, fiz também uma planilha em Excel com os preços encontrados em cada data, assim eu pude ter uma noção de quanto seria um preço bom em cada trecho e o máximo que valia pagar.

Mas o que me ajudou muito e me fez comprar as passagens na hora certa foi o site SkyScanner, onde eu cadastrei meu e-mail em todos os trechos com as datas que desejava e a cada alteração de valor (aumento ou redução) um e-mail era enviado para mim. Foi ai que ficamos sabendo de uma semana para a outra que o preço diminuiu quase R$ 800,00 ai nem pensamos, essa era a PROMO que precisávamos!!!! No dia 25.12.14, nosso presente de Natal foi o trecho 1, de saída e chegada do Brasil!! Faltavam mais 4 que deixamos para comprar em 2015.

Califórnia Dreams

O ano de 2015 chegou e com ele o dólar alto, se não estivéssemos nos programando há quase 9 meses, essa viagem poderia ser adiada, mas, muita coisa já havia sido sonhada para desistirmos! Compramos dólar aos poucos para assim pegar cotações diferentes, algumas boas (2,72; 2,94) e outras nem tanto (3,27; 3,18) no final acabamos tendo uma média razoável, e é isso que indicamos, quem já sabe que vai viajar aproveite para ir comprando aos poucos para não comprar sempre com uma mesma cotação. Detalhe, levamos apenas dinheiro, dessa vez abrimos mão do cartão de débito devido ao IOF.

Como decidimos “quebrar” os nossos voos, tivemos a experiência de conhecer quatro companhias aéreas americanas. Foram ao todo 10 voos (2 com a Gol, 4 com a Delta, 2 com a United, 1 com American Airlines e 1 com a Island Air),  4 deles sem franquia de bagagem e 7 aeroportos. Após comprarmos o trecho maior  e mais caro  (Fortaleza-Los Angeles) em Dez/14, os seguintes na escala de valor seriam os da Califórnia para o Havai ida e volta, os quais resolvemos em Fev/15. Voamos de United no trecho São Francisco- Honolulu, onde compramos diretamente no site da companhia e parcelamos em 6 vezes (basta ligar para a central de reservas, pois essa opção não está disponível no site) e a volta, Maui – Los Angeles, voamos de American Airlines com  milhas da TAM (25 mil). Já em Abril/15, finalmente finalizamos as compras das passagens, estavam faltando apenas os trechos Los Angeles- São Francisco e Oahu-Maui, que voamos de United e  Island Air, respectivamente.

E ao chegar nesse Paraíso, garanto que você nem lembrará quantos voos pegou!

Um detalhe importante, inclua no seu planejamento financeiro o valor das bagagens a serem despachadas já que nos voos internos nos Estados Unidos a primeira mala despachada já é cobrada, e no cartão de crédito (o valor varia da companhia aérea, post em breve!). É, a gente aqui reclamando dos voos no Brasil que não servem comidinhas, pelo menos não pagamos (ainda) para despachar malas!

Em paralelo, é importante ir verificando os Hotéis, pois em cidades muito turísticas como Honolulu, as boas tarifas acabam rápido. Dessa vez reservamos 3 hotéis pelo Booking e pela primeira vez resolvi testar o site Decolar para fazer a reserva em Maui, visto que, seria mais vantajoso pagar em reais e parcelado a pagar lá.

Nossos Hotéis escolhidos foram:

– Los Angeles: Hollywood Guest Inn
– São Francisco: Encore Express Hotel/Hostel
– Oahu: Stay Hotel Waikiki
– Maui: Maui Beach Hotel

Outro ponto no planejamento diz respeito a locomoção, e o transfer entre Aeroporto-Hotel. Decidimos não alugar carro na Califórnia já que teríamos pouco tempo, mas no Havaí seria complicado ficar sem carro, então, com a parceria da Mobility, reservamos do Brasil os carros em Oahu e Maui. Já para os transfer, resolvemos utilizar o sistema de Suttle em Los Angeles e Oahu e em São Francisco arriscamos ir de metrô já que estávamos descansados e nosso voo foi curto! Vou explicar detalhadamente estas opções em outro post.

Havaí, o Paraíso é aqui!!

Deixamos para o final  (e nem por isso menos importante), o Seguro Saúde de Viagem, item essencial e indispensável em qualquer viagem para o exterior! Com o atual sistema de saúde americano, um simples procedimento hospitalar nos EUA pode custar mais caro que toda a sua viagem, então, melhor não arriscar. Verifique se o seu cartão de crédito oferece esse benefício quando você compra a passagem no cartão, caso não, procure o seguro da IAC Travel, super seguro e rápido, no mesmo dia você já recebe o seu cartão. Desta vez ganhamos o Seguro Viagem da IAC Travel e viajamos assegurados com eles, e Graças a Deus não precisamos utilizá-lo, mas foi por pouco (rs, bem, deixa esse detalhe para depois!).

Passagens todas compradas, hotéis reservados, transfer e seguro saúde fechados, hora de começar a fase final do planejamento: Montar os roteiros! Esse é um assunto para outros posts!!!

 

 

Veja também:

Comprar um carro ou viajar? Chega uma hora na vida que você precisa fazer escolhas, e começa a fazer exatamente o que tem vontade e não o que os outros acham que é o corr...
VISIT USA 2015 A edição 2015 do VISIT USA Show, evento oficial do turismo americano no Brasil, organizado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos e Embaixad...
Casamento no Havaí- Parte 1: Planejamento Como vocês já sabem, em Abril/14 o Luiz foi para o Havaí e voltou encantado!! De lá mesmo já começou a jogar uma ideia na minha cabeça: "Vamos vir...
2 anos depois…. NY, here we go!!! Falar de Nova York é emocionante, empolgante e acima de tudo inspirador!!!! Sem falar que nosso roteiro de NY é o "xodó" do Blog, sendo o post m...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *