Emoções na Rota: Um relato da Rota das Emoções

Rota das Emoções

Há um bom tempo acompanhamos o trabalho do Victor Jucá! Sempre ficamos curiosos em saber mais detalhes de suas experiências pelo litoral do Ceará. E também por todo o nosso Nordeste, incluindo a Rota das Emoções. E nada melhor que receber o feedback de um grupo o qual ele foi guia.

O roteiro abaixo foi escrito por um grupo de mulheres que ele acompanhou no último mês.  Este post é um relato dia a dia da Rota das Emoções. Começando em São Luis-MA e terminando em Fortaleza- CE. Foram 7 dias de muita emoção por esse pedacinho do litoral Nordestino. E se ao final do post você tiver interesse em fazer essa Rota das Emoções com todo o suporte de quem realmente conhece cada lugar, envie um e-mail para mais detalhes: contato@blogvamosviajar.com.

Planejamos a viagem há alguns meses e estávamos ansiosas para conhecer a Rota das Emoções. Por indicação de Victor Jucá (@seuguianoceara), que já foi nosso guia em uma outra viagem, entramos em contato com a Coyote Trip que preparou nosso roteiro completo. Não imaginávamos que seria uma experiência tão surpreendente e maravilhosa!

Dias 1- São Luis-MA

Chegamos a São Luis dois dias antes de começarmos o passeio para conhecermos um pouco da capital maranhense. A cidade é encantadora, tem uma história muito bonita e as pessoas são hospitaleiras.

São Luis- MA

Passeamos rapidamente pelo Centro Históricovisitamos a Igreja da Sé com seu imponente altar banhado a ouro. Descemos as escadarias da Rua do Giz e vimos casarões com a típica fachada de azulejos portugueses.

Encerramos o dia saboreando um delicioso jantar no Coco Bambu, com recepção e atendimento do simpático garçom Raimundinho.

P.S.: O Coco Bambu é Cearense e tem filiais em muitas capitais do Brasil e até em Miami, para ver mais dicas de onde comer em Fortaleza, acesse aqui

Dia 2- Alcântara-MA

Na manhã seguinte, fomos ao Cais da Praia Grandeembarcamos numa escuna em direção à cidade histórica de Alcântara. A travessia pela baía de São Marcos  dura aproximadamente uma hora e 30 minutos e reserva muita emoção! Chegando a Alcântara, contratamos um guia local que nos levou para conhecer o Centro Histórico e a Casa da Cultura Aeroespacial.

Alcântara- MA

A duração do passeio varia de acordo com a vazante da maré que determina o retorno das embarcações. De volta a São Luiz, almoçamos no restaurante Cabana do Sol, com pratos muito bem servidos e culinária maravilhosa! Recomendamos a caipirinha e o filé mignon de carne de sol. À noite, voltamos ao Centro Histórico e participamos do Passeio Serenata, parte da programação de Férias Culturais. Ao som de músicas de vários ritmos e épocas, caminhamos pelas ruas e, diante de um monumento ou prédio histórico, encontrávamos um artista local, caracterizado como personagem da História do Brasil, encenando a participação e a importância estratégica de São Luiz.

Santo Amaro- MA

Dia 3- Início da Rota das Emoções

Enfim nos preparamos para começar a nossa rota!!! Victor Jucá, (@seuguianoceara), nosso guia, quebrou a cabeça para arrumar as nossas malas na Pajero Dakar Mitsubishi (seis mulheres, sabe como é, né?!). Seguimos para leste com destino a Santo Amaroprimeira cidade do Parque dos Grandes Lençóis Maranhenses. Após deixarmos as bagagens nos bangalôs do Ciamat Camp, hotel bem rústico e encantador, partimos para a primeira e mais emocionante etapa da viagem: pisar, ver e sentir a imensidão dos LENÇÓIS MARANHENSES, com enormes dunas de areia branquinha, modeladas calmamente pelos ventos, e diversas lagoas formadas pelas chuvas e com águas de diferentes cores! Foi uma grande emoção mergulhar nas lagoas e admirar um belíssimo pôr-do-sol!

Santo Amaro-MA

Dia 4- De Barreirinhas a Atins

No quarto dia, após o café da manhã com direito a bolo e pão preparados no hotel, seguimos até Barreirinhas para pegarmos uma lancha até a cidade de Atins. Nosso roteiro sofreu uma alteração, pois não havia embarcação disponível no horário previsto. Então, nosso guia nos levou para fazer o ‘boia cross’ no Rio Formigas. Acompanhadas por uma guia local, flutuamos por dois quilômetros na correnteza do rio em câmaras de pneus de caminhão. O passeio é relaxante e maravilhoso e termina com uma saborosa tapioca! Foi o imprevisto mais certo da viagem!

Porto de Atins- MA

Em Barreirinhas, pegamos a lancha e passeamos pelo Rio Preguiças, parando no povoado de Vassouras para um banho na lagoa e em Mandacaru para conhecer o Farol.

Vista do alto do Farol de Mandacarú- MA
Farol de Mandacarú- MA

Subimos 160 degraus e avistamos o rio, o povoado, o Parque Eólico e o mar próximo à cidade de Caburé. Nesta cidade, nosso guia embarcou com nossas malas na lancha para continuarmos a viagem até Atins. Chegamos ao Rancho do Buna e fomos surpreendidas pela árvore dos pavões!

No povoado de Atins, saímos para o passeio onde fomos à Lagoa da Gaivota. Paramos para almoçar no Restaurante da Luzia que serve uma deliciosa cocada de forno, bem cremosa e quentinha… Vale a pena experimentar essa sobremesa!!!! No final do tarde, fizemos um passeio de barco para ver a revoada dos Guarás e o pôr-do-sol. Imperdível!

Atins- MA

Dia 5- Da Ilha das Canárias a Jericoacoara

No quinto dia, continuamos a rota em direção às Ilhas das Canáriasno Delta do Parnaíba. Após o almoço, passeamos rapidamente por um dos rios do Delta. À noite, sob a luz da lua e das estrelas, na companhia de Nelson, um experimente guia do local, fomos para um “safari” em um dos igarapés para observar os animais nos manguezais. Nelson iluminava as margens com sua lanterna e sempre que avistava um animal dizia: “-Olha no ponto preto da lanterna!”. E lá estavam filhotes de jacaré do papo amarelo e iguanas.

No dia seguinte, partimos para Camocim. Atravessamos o rio em uma balsa e chegamos à Lagoa da Tatajuba, com redes coloridas dentro da água e dunas dançando ao vento! De lá, após o almoço na barraca Sabor do Ceará, partimos para Jericoacoara.

Tatajuba-CE

Vejam aqui todos os nossos artigos sobre Jericoacoara!!!!

Como a maré estava baixa, pudemos fazer grande parte da viagem pelas praias. Ao nos aproximarmos de Jeri, fomos recebidas por uma linda apresentação da Esquadrilha da Fumaça! E assistimos a mais um deslumbrante pôr-do-sol! À noite, experimentamos uma deliciosa pizza que comíamos com as mãos e desfrutamos de um maravilhoso sorvete na Gelato & Grano.

Esquadrilha da Fumaça em Jericoacoara!!

Dia 6- Jericoacoara

Passamos o sexto dia em Jeri. Fomos à Lagoa do Paraíso e ficamos no complexo Alchymist, com entrada a R$ 20,00. De lá, partimos para a Lagoa Azul e depois almoçamos na Praia de Preá. Após o almoço, fomos ao Parque Nacional de Jericoacoara e fizemos uma pequena caminhada pela Trilha da Pedra Furada. Subimos o morro do Serrote para assistir ao pôr-do-sol. O pôr-do-sol no Serrote é ainda mais lindo do que na Vila em Jeri. Fica a dica!

Pôr do sol no Serrote- Jeri

Dia 7- De Jericoacoara a Fortaleza

No sétimo dia, seguimos para nosso destino final: Fortaleza. Viajamos pelas praias, contemplando a natureza, os Parques Eólicos, os pescadores fazendo arrasto de peixe, arraia e camarão, até chegarmos à Flecheiras. Lá, almoçamos no Restaurante Maré Alta, que serve o melhor caldinho de peixe do mundo e também a melhor tábua de frutos do mar!!!! Com a maré alta, continuamos o trajeto pela estrada estadual até a capital cearense onde terminamos nossa rota, mas não as nossas emoções!!!

As emoções nascidas das sensações, do vento nos cabelos, das paisagens deslumbrantes, do sabor das refeições, dos momentos vividos, dos registros em fotografias e vídeos, ficarão guardadas para sempre em nossas lembranças! Vale muito, muito, muito a pena se aventurar e se emocionar nessa rota!!! Contemplar, interagir e respeitar a natureza que, como nos ensinou Victor, nosso guia, não é, mas está cada dia de uma maneira diferente nos encantando, nos surpreendendo e nos emocionando!

Por: Thais Siqueira, Clarice Siqueira, Patrícia Siqueira, Cristina Siqueira, Adriana da Mata e Rosania Gama.

Agradecemos as meninas por aceitarem o nosso convite e nos presentearem com este relato tão detalhado da Rota das Emoções. E ao Victor por representar tão bem o nosso país!! Fica aqui o nosso obrigado!

Quer descobrir um pouco desse nosso Brasil tão cheio de riquezas e belezas naturais? Envie um e-mail para contato@blogvamosviajar.com. Para um super guia pelo Ceará, não deixem de conferir as dicas e serviços do Victor Jucá no instagram @seuguianoceara. Nós super indicamos!!

Gostou desse post? Saiba que você pode colaborar com o Blog! Ao fazer suas reservas no Booking, faça  nesse link. Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o Blog!!