Taxa de turismo em Jericoacoara

Jericoacoara

A taxa de turismo em Jericoacora começou a vigorar desde o dia 21 de Setembro de 2017. Todos os turistas que chegam à Vila devem pagar a taxa de turismo sustentável. 

Mas o que  vem a ser essa taxa de turismo?

A taxa de turismo sustentável é um tributo que foi instituído por lei complementar e é devida a cada visitante pela utilização efetiva ou potencial da infraestrutura física implantada e do acesso e fruição ao Patrimônio Natural da Vila de Jericoacoara. Ou seja, para usufruir das belezas da Vila de Jericoacoara, todo visitante tem que pagar essa taxa!

O valor da taxa de turismo é de R$ 5,00 (cinco reais) a diária. Não conta por dia e sim por noites, igual a diárias em Hotéis! Caso você decida ficar mais dias, deverá gerar uma nova taxa indicando o período excedente!

Estão isentos deste pagamento:

  • Portadores de deficiência mediante apresentação de laudo médico e documento oficial com foto;
  • Crianças até 12 anos de idade mediante apresentação de certidão de nascimento ou documento oficial com foto;
  • Idosos acima de 60 anos de idade mediante apresentação de documento oficial com foto;
  • E também moradores de Jijoca e trabalhadores de Jericoacoara mediante comprovação.

Você tem três opções de pagamento:

  1. Pagar a taxa via internet no site da Prefeitura Municipal de Jijoca;
  2. Pagar a taxa na entrada do município de Jijoca;
  3. Pagar a taxa na entrada de Jericoacoara.

A primeira vez que estivemos em Jericoacoara com essa cobrança da taxa de turismo foi no último feriado do dia 02.11.17. Optamos por pagar a taxa na entrada de Jijoca. Achamos o atendimento bem tranquilo. Na hora que chegamos em Jijoca, nos aconselharam pagar a taxa logo ali pois em Jeri seria mais lotado. Para isso, basta se dirigir aos guichês, informar CPF, nome e data de nascimento seu e dos acompanhantes (sim, pode fazer uma guia só por família) e data de permanência. Aceitam cartões de débito e crédito.

Na chegada à Jeri, precisamos apenas mostrar a guia paga e entregar uma parte destacada na Pousada. Guarde sua guia, pois na hora de ir embora é solicitado.  Entretanto, essa fiscalização ainda está muito falha. A lotação que pegamos para sair de Jeri até Jijoca, não saiu pela frente ao estacionamento (onde ficam as guaritas para pagamento em Jeri). Assim, ninguém pediu nossa guia de volta. Mas, melhor guardar né?

Caso deseje antecipar esse pagamento, acesse o site da Prefeitura Municipal de Jijoca, informe seus dados e emita a guia! Simples assim! Agora é ficar de olho para que essa taxa se reverta realmente ao que ela se propõe: a conservação do Patrimônio Natural da Vila de Jericoacoara!

Para ver nosso Roteiro de Jericoacoara acesse aqui.

Caso você vá fazer alguma reserva de Hotel e quiser colaborar com o Blog, faça  nesse link. Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o Blog!!

 

 

Veja também:

Jericoacoara- Como chegar Foi só dar no "The New York Times", que Jericoacoara era uma das 10 praias mais bonitas do mundo para o mundo todo descobrí-la!!! A pérola do Cear...
O que fazer em Fortaleza O que fazer em Fortaleza? Post atualizado em 18.12.17   O que fazer em Fortaleza, um dos destinos nacionais mais procurados para férias? É ...
Jardim Botânico de Curitiba Em  Agosto, estivemos em Curitiba por 6 dias. Entre as belas atrações da cidade, nos encantamos com o Jardim Botânico, com toda a sua natureza e belez...
Curitiba de ônibus- Linha Turismo Curitiba é uma das poucas cidades no Brasil que possui o sistema de ônibus turístico. Com um ingresso de R$ 29,00 por pessoa, é possível parar em quat...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *