Treinamento de apneia e sobrevivência para surfistas

Treinamento de apneia e sobrevivência para surfistas

Treinamento de apneia e sobrevivência elaborado no Havaí, e que já contou com a participação de grandes nomes do surf brasileiro como Adriano de Souza e Felipe Toledo, chega ao Brasil em Maio. Esta é uma ótima oportunidade para os brasileiros que desejam conhecer e até aperfeiçoar a técnica que pode ajudar a salvar sua vida.

Não só de bom preparo físico depende um bom surfista. Além de músculos resistentes e um bom desempenho cardíaco, praticantes de surf e outros esportes aquáticos devem se preocupar igualmente em manter boas condições psicológicas na água. Ter tranquilidade e maturidade para manter o fôlego nos momentos necessários pode ser crucial para a sobrevivência em momentos de risco. E para passar o conhecimento técnico necessário para saber administrar a apneia e o controle emocional na água, o surfista e mergulhador profissional Ricardo Taveira criou um treinamento de apneia e sobrevivência que vem fazendo sucesso no Havaí. Com mais de 20 edições realizadas no arquipélago, o curso chega ao Brasil em maio, com treinos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Surfistas com a Equipe da Hawaii Eco Divers
Composto por carga horária teórica aliada a exercícios práticos na piscina e no mar, o curso contempla métodos que Ricardo tem aplicado ao longo de sua carreira. Morador do North Shore, no Havaí, há 10 anos, ele conhece bem os desafios e artimanhas do mar, principalmente por surfar com frequência as ondas intrigantes de Waimea Bay, que recentemente foi palco do memorável Eddie Aikau, um dos principais campeonatos de ondas grandes do mundo.
Treinamento inicial na piscina

 

PREPARAÇÃO PARA MOMENTOS CRÍTICOS
Recomendado para praticantes de surf e de qualquer outro esporte aquático, o treino contempla exercícios de respiração e alongamento para fortalecer os músculos respiratórios e expandir a caixa torácica, atividades anaeróbicas debaixo d’água e simulações de caldos para o atleta colocar em prática as habilidades de controle mental.
Controle mental e tranquilidade é essencial
Além de trabalhar melhor a respiração, os atletas são orientados a como administrar o estresse em eventuais momentos críticos enquanto surfam, tornando a prática do esporte mais segura e confortável. “Controlar a respiração e a ansiedade nesses momentos é o grande segredo para aumentar o tempo de permanência embaixo d’água”, explica Ricardo. Grandes nomes do surf já participaram do treinamento com Taveira como Nathan Flectcher, Jamie Sterling, os brasileiros Filipe Toledo, Ricardo dos Santos (in memorian), Pedro Calado, Carlos Burle e o vencedor o Campeonato Mundial de Surf 2015, Adriano de Souza, que fez o treino alguns dias antes das provas em Pipeline, em dezembro.

Adriano de Souza em treinamento com Ricardo Taveira
Treinamento no Mar
Alguns conceitos do treinamento desenvolvido por Taveira vêm de técnicas de mergulho e são aplicados ao surf, de acordo com as especificidades da modalidade, principalmente técnicas de respiração para sobrevivência em situações reais de risco, como possíveis “caldos”. “O controle mental por meio da respiração é essencial para um melhor desempenho na água e contribui para a tomada de decisões com agilidade, o que é fundamental no surf”, finaliza.
Carlos Burle
ATENÇÃO: Ainda há vagas abertas para o treinamento em São Paulo e no Rio de Janeiro, datas ainda não confirmadas, mas será no mês de Maio’16. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail INFO@HAWAIIECODIVERS.COM.
Garanta sua vaga no Treinamento que já é sucesso no Hawaii
Ricardo é proprietário da Hawaii Eco Divers, empresa especializada em mergulho e ecoturismo no Havaí. A empresa oferece serviços de viagem completos como acomodações, transporte, atividades ecoturísticas e assistência a brasileiros no Havaí.
Contato: info@hawaiiecodivers.com / +1 808 499 9177Fotos: Ricardo Taveira e Equipe Hawaii Eco Divers

Veja também:

Condor: História e Curiosidades Vocês têm acompanhado pelo Instagram dicas de destinos internacionais cujas rotas são operadas pela Condor Airlines a partir de Frankfurt. Do Brasil, ...
10 Dicas para economizar na sua viagem aos Estados...   Como o dólar não ajuda, o melhor a fazer é tentar economizar no que der na sua viagem aos Estados Unidos. Já fomos algumas vezes ao país e rea...
Os países mais (e os menos) visitados do mundo!! Alguém arrisca um chute dos países mais visitados do mundo? E os menos visitados? Antes de ver a lista da revista americana Time, divulgada na semana ...
Novas regras da ANAC- Atualizado Em março deste ano, a ANAC colocou em Audiência Pública, as propostas para novas regras na Aviação Civil relativas a direitos e deveres de consumi...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *