O que fazer em Icaraí de Amontada – Ceará

No litoral Oeste do Ceará, esconde-se um pequeno pedaço do paraíso: Icaraí de Amontada, uma vila de pescadores, a mais ou menos 200 km de Fortaleza. A praia paradisíaca é esconderijo de velejadores do mundo todo (principalmente franceses), que aqui chegam para embelezar ainda mais o lugar com suas velas e pipas coloridas de windsurf e kitesurf. Em alguns momentos você pode achar que está em alguma praia no sul da França, pois o francês, acredite, é o segundo idioma mais ouvido por aqui.
Meu primeiro pôr-do-sol aqui, em 2007
Paraíso dos ventos no Ceará, nos meses de temporada de windsurf e kitesurf (meados de julho/agosto  a dezembro), é quando a vila está mais “habitada”, então, procure fazer reservas antecipadamente, mas nada tão exagerado assim, apenas há mais pessoas do que o normal, mas nada muito lotado demais.
 

Condições perfeitas para esportes, como Windsurf

Icaraizinho, como é carinhosamente chamada, é um lugar para relaxar, esqueça seu celular, pois não há sinal de nenhuma operadora (ATUALIZANDO: A VIVO é a única operadora que tem sinal em Icaraizinho!!), mas, com a tranquilidade do lugar, a hospitalidade dos nativos  e o belo pôr do sol, você não vai querer saber de outra coisa!! E esse é o charme do lugar, essa desconexão com o mundo exterior!! Rsrs, mas, calma, alguns restaurantes e pousadas tem WI-FI!! Ou seja, dá pra mandar a foto do sunset pros seus amigos ficarem com muita inveja!!!

Então, já deu par perceber que quem procura agito, aqui não é o lugar, algumas festas acontecem nos finais de semana, mas, nada muito grande, seguindo na simplicidade do lugar. 
Então, o que fazer por aqui? Curtir a praia, velejar, comer, descansar, praia de novo, relaxar, tomar banho de mar…rsrs…esses são os principais atrativos! Algumas horas do dia, o mar fica tão calminho que parece uma piscina, ideal também pra praticar SUP, que pode ser alugado no ClubVentos ou em algumas pousadas.

Sempre vim pra cá namorando, então, acho esse lugar perfeito para casais, meu namorado frequenta desde a década de 90, quando a vila realmente só tinha pescadores, a estrada era de terra (hoje tá muito bom, asfalto até quase a beira da praia!!), já eu, a conheci em 2007, mas já percebo o quanto mudou de lá pra cá, principalmente em relação a estrutura de pousadas e restaurantes.
Hoje você pode encontrar uma boa gastronomia em Icaraizinho, acho isso um grande diferencial, talvez os gringos que aqui vieram morar tenham influenciado, enfim, aqui você pode ter a certeza de que vai comer bem!!! Desde pratos caseiros, até pratos mais aprimorados, passando por pizzas e frutos do mar. Só tem um problema, às vezes os nativos não abrem o restaurante, às vezes falta um ingrediente, enfim, coisas de praias… já ia esquecendo, tem uma padaria de um italiano, que faz cada pão!!!! Dê um pulinho na padaria que fica na rua do posto de gasolina, pode ser que você encontre pão fresquinho (croissant e brioches são os meus preferidos) ou então, encomende para o dia seguinte, mas não vá embora sem prová-los!
E digo o mesmo para se hospedar, aqui você encontra charmosas pousadas, das mais simples às mais sofisticadas, com direito a ofurô com vista para o mar!! E mais uma vez, você vai encontrar muitos estrangeiros donos de pousadas também, acho que um foi trazendo o outro, gostando e ficando!! Rsrs…
Para chegar siga pela CE 085, a Costa do sol Poente ou Estruturante, se não quiser ir de carro, tem ônibus direto da rodoviária, mas leva cerca de 4hs30min para chegar. Para ficar, a vila tem muitas opções de Pousadas, indicamos a Pousada Casa Zulu mas se preferir curtir a vila com amigos ou  família numerosa, indicamos a Casa Guarani.
Pôr-do-sol sem filtro!
ONDE FICAR:
ONDE COMER:
Restaurante da Pousada Hibisco
Restaurante do Hotel Villa Mango
Restaurante Moinho dos Ventos
Restaurante Sabor da Terra (da dona Ivone)

6 thoughts on “O que fazer em Icaraí de Amontada – Ceará

  1. Larissa, my dear, cá estou nesse paraíso e ao procurar no Google "o que fazer em Icaraí de Amontada" encontrei seu blog. Realmente o lugar é lindo mesmo. Beijos e obrigada pelas dicas.

  2. Teacher!!!! Oww, que legal!!!! Sou bem suspeita pra falr porque amooo Icaraizinho!!! É bem tranquilo, bom pra ir a dois e relaxar, espero que aproveite as dicas e o lugar!! Tem dicas de pousadas tb e se precisar de mais alguma, pode perguntar!! Beijoss

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!