O que fazer em Lisboa

Lisboa foi o destino internacional mais buscado pelos brasileiros em 2021, de acordo com o metabuscador de viagens KAYAK.

Não é difícil imaginar os motivos que levam a esta procura. O mesmo idioma facilita a comunicação, além disso, a proximidade cultural e gastronômica, fazem de Portugal uma boa escolha.

Confiram nossas dicas do que fazer em Lisboa:

Explore a Gastronomia

Em Lisboa, não deixe de explorar a gastronomia local. O Time Out, é um food hall localizado no Mercado da Ribeira em frente ao Cais de Sodré, que reúne os melhores chefes e restaurantes recomendados pelos críticos e colaboradores da Revista Time Out. Entre nossas sugestões, o Miguel Castro e Silva é perfeito para apreciar um bom bacalhau português. Aproveite e prove os pastéis de nata na Manteigaria, por sinal, os meus preferidos!

O LX Factory é uma antiga zona industrial abandonada que foi transformada em uma área que reúne mais de 50 lojas, restaurantes, livrarias (a Ler Devagar é daquelas para passar horas ente os livros e a decoração), cafés e bares. Próximo ao LX Factory, em Alcântara, tem a Região das Docas de Santo Amaro, com alguns restaurantes de peixes e frutos do mar.

Em uma tarde agradável, aproveite para passear às margens do Tejo e apreciar o pôr do sol na Ribeira das Naus ou Museu da Cerveja na Praça do Comércio, que além de Museu é restaurante, são imperdíveis os pastéis de bacalhau com queijo da Serra da Estrela.

Não vá embora sem provar as tradicionais sardinhas, aqui fica a indicação de um Restaurante bem simples mas bem gostoso, no Bairro Alto, tipo um boteco, chamado Casa da Índia. Para presentear, tem uma loja chamada Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa na Praça do Rossio, que vende sardinhas em lata, mas o que chama a atenção são as latas com anos e curiosidades.

Para fechar o tour gastronômico, os famosos pastéis de Belém na fábrica que leva o seu nome em Belém, a lado do Mosteiro dos Jerônimos e claro, a tradicional Ginja bebida típica de Óbidos, uma especial de licor com cachaça, bem gostosinha, servida em copinhos de chocolate, como no Bar a Ginjinha, na Praça do Rossio.

Alguns bares com vista

  • Topo Bar;
  • Madame Petisca;
  • Park- fica no topo de um estacionamento, você entra em um elevador todo pichado que pode assustar, rs, mas é de boa, e tem um visual lindo! Bom pra tomar uns drinks ao final do dia.

Tour a pé

Acredito que as ladeiras e ruas estreitas de Lisboa são propositais, afinal, em uma cidade com uma vasta gastronomia, andar a pé é sempre uma boa opção! Divida seu roteiro em Bairros e explore a região, aqui, destacamos cinco bairros.

Alfama: Entre ladeiras, vistas incríveis e mirantes, entre eles o Santa Luzia, em Alfama estão concentradas algumas atrações de Lisboa como: Castelo de São Jorge, Catedral da Sé, Museu do Fado, Igreja de Santo Antônio, Mosteiro São Vicente e a feira da Ladra.

Baixa Lisboeta, o Centro de Lisboa: Aqui encontramos a Avenida da Liberdade, o calçadão da Rua Augusta, e muitas praças de Lisboa como a Praça do Comércio (Terreiro do Paço) com o Arco da Rua Augusta, a Praça da Figueira, a Praça do Rossio, a Praça dos Restauradores com o Elevador da Glória, além do famoso Elevador de Santa Justa, que liga a Baixa ao Chiado/Bairro Alto.

Bairro Alto: para curtir a noite Lisboeta, o bairro Alto é a pedida! Aqui encontramos muitas casas de Fado, e claro, mais vistas incríveis, entre elas do Miradouro de Santa Catarina. No Bairro Alto, uma parada para foto sem dúvidas é no Ascensor da Bica (bondinho amarelo) na Rua da Bica, uma das mais famosas da cidade.

Belém: Um dos bairros com a maior concentração de monumentos turísticos, sem dúvidas! Entre as atrações, o Padrão dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém, o Museu Coleção Berardo, a tradicional Antiga Confeitaria de Belém com os autênticos Pastéis de Belém e os únicos que podem levar esse nome, os outros são chamados Pastéis de Nata.

Parque das Nações: a antiga região industrial abandonada, transformou-se no moderno bairro restaurado para abrigar a Expo Mundial 98. Com atrações modernas como o Oceanário de Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento, o Teleférico de Lisboa e a belíssima Estação Oriente.

Aproveite e aprecie Lisboa nos Miradouros

  • Elevador de Santa Justa, bom pra ver o visual mas não precisa descer no Elevador;
  • Miradouro de Santa Catarina ou Adamastor no Bairro Alto;
  • Miradouro São Pedro de Alcântara;
  • Castelo de São Jorge não é bem um miradouro mas tem uma vista linda!

Bate-volta

Lisboa oferece inúmeras possibilidade de bate-volta, caso tenha tempo no seu roteiro, inclua alguma cidade e descubra um pouco mais de Portugal. Entre os mais procurados, podemos citar:

Sintra: entre as atrações estão o Palácio da Pena, Regaleira e o Castelo dos Mouros. Caso vá de trem, a viagem leva cerca de 50 minuto, chegando lá tem um bus turístico que vai parando em alguns pontos até o Palácio.

Cascais: par sentir clima das praias portuguesas, Cascais está há 40 minutos de trem de Lisboa, não deixe de conferir a Boca do Inferno e o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa.

Fátima: Talvez um dos bate-volta mais procurados pelos devotos e turistas, já fui de carro e de ônibus, bem tranquilo por sinal. É daqueles lugares de muita emoção. Entre os locais para visita, a Basílica da Santíssima Trindade, a Capelinha das Aparições, Casa de Jacinta e Francisco, Casa de Lúcia. Caso esteja de carro, pode incluir uma parada nas cidades de Batalha e Tomar e quem sabe até em Óbidos!

Lisboa é daquelas capitais que valem muito a pena, sem falar que é um dos destinos mais em conta da Europa, tem um clima agradável nos meses de Primavera e Outono assim como no início do inverno, tornando-se uma das portas de entrada do continente!!


Para mais dicas e inspirações do que fazer em capitais pelo mundo, confiram os posts abaixo:

Vamos viajar pra onde agora – O que fazer no Rio de Janeiro com chuva
Mundo Viajante – O que fazer em Montevideo
Viajando com a Cíntia- Capitais
Uma Viagem Diferente- O quer fazer em São Paulo com Chuva
Expedições em Família- O que fazer em Porto Alegre
6 Viajantes – O que fazer em Paris com crianças

18 thoughts on “O que fazer em Lisboa

  1. Achei suas dicas do que fazer em Lisboa bem interessante. Principalmente pela dica do tour a pé e pela indicações de cidade de bate e volta. Adorei.

    1. Ah, que bom!!! Eu fiz um tour a pé bem bacana também, mas nem inclui aqui porque foram cancelados agora com a pandemia, mas pé é uma excelente forma de conhecer Lisboa!!

  2. ah!! Que sensacional!!!!! Lisboa é um destino gracioso que estou louca pra conhecer faz tempo! Iria o ano passado se não fosse a pandemia! Amei ler as suas dicas do que fazer em Lisboa! Vou atualizar meu roteiro! Obrigada!

  3. Lisboa é maravilhosa e proporciona bate e voltas igualmente maravilhosos. A cada esquina encontramos um miradouro com paisagens incríveis sobre a cidade.

  4. Amei saber o que fazer em Lisboa pelo seu post! Tenho tanta vontade de conhecer Portugal que fiquei ainda mais! Tomara que eu visite muito em breve!

  5. Nunca falta o que fazer em Lisboa não é Larissa? A cidade é maravilhosa e super fácil de conhecer a pé como também usando o transporte público, principalmente os lindos bondinhos. Acrescento à sua lista de bares com vista o Chapitô que fica perto da Pastelaria Santo Antônio nas proximidades do Castelo de São Jorge.

  6. Ah que vontade que me deu de explorar cada cantinho desses de Lisboa! Eu já estava sonhando com a viagem que vai acontecer em Junho, agora depois de ler seu artigo fiquei ainda mais animada. Lindas fotos e excelentes dicas!

    1. Ai que delicia! E Europa em Junho é ótimo pq ainda tá saindo da primavera, e fica bem melhor para fazer esses tours a pé!!

  7. Adorei suas dicas do que fazer em Lisboa, estive na cidade em 2019 e quero muito voltar em breve. Lisboa é demais né?

  8. Socorro, já quero ir para Lisboa agora haha
    Antes da pandemia planejei conhecer Portugal, mas acabou não dando certo. Porém, lendo o seu post fiquei ainda mais encantada com essa possibilidade

    1. Ahhaa só vaiii! Deixa ai na lista e assim q der vá, Portugal é uma delicia!!!

  9. Adorei as dicas do que fazer em Lisboa! Estou planejando uma viagem para a Europa no meio do ano e já anotei vários pontos que quero conhecer!

  10. Quero muito voltar em Lisboa. Fiquei muito pouco tempo quando fui. Adorei as suas dicas do que fazer por lá!

    1. Sempre tem algo a descobrir em Lisboa, né? Cada visita conheço algo diferente!!

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!