Cinque Terre: tudo o que você precisa saber antes de ir

Cinque terre é um conjunto de cinco charmosas vilas centenárias, Patrimônio da Unesco, em meio a penhascos, mar azul e casinhas coloridas na Região da Liguria Italiana.

Localizada entre Gênova e Pisa, compreende as vilas de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare. Era um dos lugares que eu mais queria conhecer na Itália, tanto que na minha primeira vez ao país, inclui o roteiro!!

Cinque terre

QUANDO IR PARA CINQUE TERRE

Apesar de não ser um destino de verão europeu, fomos em Junho e pudemos pegar dias de sol e aproveitar para tomar muitos banhos de mar. E repito, apesar de não ser destino de praia, é uma delícia se banhar no Mediterrâneo depois de uma caminhada entre as vilas!!

Então, considere visitar as terres entre os meses de Maio e Junho, quando o turismo ainda está mais tranquilo e com dias de sol. Julho e Agosto são comumente mais quentes na Europa e a partir de Outubro as temperaturas começam a baixar com risco de chuva.

Cinque terre

COMO CHEGAR NAS CINQUE TERRE

Os aeroportos mais próximos são os de Milão e Pisa. De trem, é possível chegar também de Roma e Florença. Fomos de trem desde Roma e saímos para Florença.

ONDE FICAR

Fizemos base em La Spezia por dois motivos: nosso trem de Roma chegaria nessa cidade à noite, e os trens com destino às Cinque Terre partem da Estação Central com muita oferta de horários.

Ficamos no Hotel MaMA, (com nota 8,4 no Booking) e nós, amamos!!! Tudo muito novinho, de bom gosto e decoração linda! Apesar de estar a alguns metros da Estação, foi uma bela oportunidade de conhecermos mais a cidade, e fora que eu achei La Spezia um charme, seria um desperdício não conhece-la!

QUANTOS DIAS FICAR EM CINQUE TERRE

É possível fazer bate e volta de Gênova ou Pisa, e há quem fique apenas um dia e visite todas as terres, mas preferimos ficar 3 noites e 2 dias. Fizemos duas terres em cada dia, começamos na ordem inversa, da última até a primeira e confesso que foi bem tranquilo, não foi corrido.

Cinque terre

COMO SE LOCOMOVER

O meio de transporte “oficial”, mais fácil e adequado para se locomover entre as terres é o trem. Compramos o Cinque Terre Card na estação de La Spezia. O cartão dá direito ao uso ilimitado de trem entre as rotas La Spezia-Livanto (e vice-versa), com validade de 1 dia (16 euros) e 2 dias (29 euros). Já o ticket individual custa 4 euros. Detalhe, o cartão tem validade até a meia noite e não de 24 horas, e dá direito também a wi-fi, ônibus nas vilas e uso de banheiros. Atenção, não esqueça de validá-lo no primeiro uso, caso contrário você corre o risco de pagar uma multa alta se for pegue sem ele validado. Compramos o cartão de dois dias.

Cinque terre

Em Corniglia, para chegar na parte central da cidade, utilize o ônibus que está incluído no Cinque Terre Card.

Outra opção par ase deslocar entre as terres é de barco, mas não testamos. Quem tiver interesse, a empresa Consorzio Marittimo Turistico 5 Terre faz o trajeto entre as terres, veja mais detalhes no site.

Carro não é uma boa opção para deslocamento entre as terres, que tem ruas bem estreitas e muitos pedestres.

TRILHAS

Confesso que eu estava querendo relaxar e acabei não fazendo nenhuma trilha!! Mas para os mais aventureiros e que curtem, é possível fazer trilhas entre as terres, os caminhos são bem demarcados e em algumas é preciso mostrar o Cinque Terre Card.

De Monterosso para Vernazza, a trilha tem duração de 2 horas, e de Vernazza para Corniglia, 1h30min. Já os trechos de Corniglia para Manarola e de Manarola para Riomaggiore (Via dell’Amore) estão fechados por questões de segurança desde 2012 com previsão de reabertura em 2021.

ONDE COMER

Estando na Itália qualquer lugar que você parar para comer é uma boa pedida. Virei mais fã da culinária italiana e saí de lá com a sensação de que do mais simples ao mais sofisticado restaurante você terá uma boa refeição!

Mas, em Cinque Terre, indicamos dois Restaurantes que para nós foram sensacionais.

Não deixe de conhecer o Restaurante Nessun Dorma em Manarola, com uma vista incrível. Peça uma tábua de frios e um bom drink e fique ali apreciando a concorrida vista. Em La Spezia, indicamos o Restaurante Carpe Diem, gostamos tanto que jantamos duas noites no mesmo!

DICAS FINAIS

Cinque Terre ganhou um lugarzinho especial no meu coração! Fecho os olhos e lembro daquele cenário com seus penhascos, vilas coloridas e o mar mediterrâneo.

Se puder, escolha ir nos meses de verão para aproveitar o mar mediterrâneo. Poucas prias tem faixa de areia, acho que a única nesse estilo é em Monterosso, e o melhor banho de mar foi em Manarola.

Monterosso

La Spezia também é ótima para compras, isso mesmo, encontramos muitas lojas de roupas femininas e para bebês.

Volto a lembrar, não esqueça de validar seu ticket antes de pegar o trem, isso é bem sério na Itália, se for pegue sem a validação, ih, prepare o bolso!

Caso tenha tempo, inclua a sexta terre no seu Roteiro, Portovenere.

E se ainda estiver em dúvidas, inclua sim as Cinque Terre no seu roteiro!


Gostou desse post? Saiba que você pode colaborar com o Blog Vamos Viajar. Ao fazer suas reservas com nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão!!

Para reservas de Hotéis, indicamos o Booking.com;

Para comprar seu chip de telefone internacional, indicamos o Viaje Conectado.

15 thoughts on “Cinque Terre: tudo o que você precisa saber antes de ir

  1. Sou louco pra conhecer essa região da Itália. Adorei o post cheio de informações e dicas. Que lugar lindo. O Mediterrâneo é impressionante de tão lindo. Um dia eu visito, volto aqui e conto toda a minha experiência. Certamente, Inesquecível!

    1. Ai que maravilha, eu sou apaixonada pela Italia, tem muita coisa bacana!! Conte aqui pra gente depois como foi!!!!

  2. Amei esse post, super bem detalhado, ja coloquei nos meus favoritos, pq vou para Cinque Terre ano que vem.

  3. Nossa, com certeza visitar no verão é uma ótima escolha! Gostei da dica. E gostei que o meio oficial é o trem para se locomover, ajuda muito quem não tem carro. Amei o post e espero visitar as terre em breve.

  4. Sou louca para conhecer a Itália Inteira! Cinque Terre é mais um dos lugares imperdiveis da Itália, e creio que quando eu for, vou ter que passar um Mês inteiro só na Itália! É sempre bom ver novas dicas de cidades e passeios nesse berço da civilização Romana chamada italia.

  5. Eis mais um destino imperdivel nesse país maravilhoso chamado Italia! Parabéns pelo belo Post! Continue assim!

  6. Post salvo aqui! Suas fotos estão lindas e as dicas de passeios, tudo caprichosamente detalhado nos fazem ter vontade de conhecer

  7. Larissa, que delícia de destino, nunca nem tinha ouvido falar e já tô aqui maravilhada! Vou guardar seu post para utilizar quando for programar meu roteiro, quero muito conhecer a Itália.

    1. Que bom, Luana!!! Esse lugar era meu sonho na Itália, rsrs, eu sempre via e ficava pensando no dia que estaria lá!!! A Itália por sinal é um sonho, que país!!!! Vá sim, vc vai amar!!! Beijooos

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!