5 bate-voltas a partir de Florença

Florença

A região da Toscana, no centro da Itália, engloba 10 províncias: Florença, Arezzo, Siena, Grosseto, Lucca, Pisa, Livorno, Pistoia, Prato e Massa Carrara. A capital, Florença, é o berço do Renascimento e parada obrigatória na Itália para os amantes de arte. 

Paisagens de tirar o fôlego, vinhedos, arquitetura de séculos passados, e muitas cidades fofas e charmosas. Então, prepare-se, definir seu roteiro é uma tarefa bem difícil! Portanto, independente das suas opções, escolha uma cidade base e faça seus passeios a partir dela. Dessa forma, em 2018 estivemos na Toscana, e percebemos que Florença é uma cidade que pode servir de base para vários bate-voltas.

mapa da toscana-Florença
Mapa com as províncias da Região da Toscana. Created by Norman Einstein, August 26, 2005.

Veja aqui nosso Roteiro pela Itália!

Uma dica, a nossa ideia inicial era fazer a região da Toscana de carro, mas na última hora decidimos que o melhor (no nosso caso) seria fazer de trem e ônibus, já que a região tem os melhores vinhos e resistir à tentação não seria fácil! E dirigir após consumir álcool, nem passa pela nossa cabeça, por isso fizemos essa escolha.

A seguir trazemos 5 bate-voltas a partir de Florença:

1- SIENA

DISTÂNCIA: 78 KM

COMO IR: trem, apesar de ler muitos relatos de que não era fácil o acesso, vimos que na Estação de trem tem escadas rolantes que levam à algumas entradas da cidade, então, ir de trem é sim super viável, inclusive foi a nossa escolha! Outra opção é de ônibus do centro de Florença ao centro de Siena. 

Ai, quando penso em Siena suspiro! A cidade é um charme, daquelas aconchegantes que você quer ficar e ficar. As construções avermelhadas, trazem um ar medieval à cidade murada, que está dividida em regiões e tem a Praça del Campo como o ponto de encontro. Na praça está o Palácio Público, sede do governo e a Torre de Mangia, de onde é possível ter uma visão em 360º da cidade. Na Praça também acontece anualmente o Palio delle Contrade, a corrida de cavalos, onde os bairros desfilam pela praça com trajes tradicionais e bandeiras.   

2- SAN GIMIGNANO

DISTÂNCIA: 62 KM

COMO IR: Ônibus. Como não há trem direto e você teria que fazer uma troca, achamos que nesse caso o ônibus é a melhor opção.

Chegar em San Gimignano é ter aquela visão da Toscana: colinas, cidade murada, e uma beleza a perder de vista. De fato, San Gimignado engloba tudo isso! Além disso, é conhecida também por suas 14 torres medievais que se conservam ATÉ HOJE! Exatamente! Uma vez que o povoado é pequeno, em menos de duas horas dá pra dar uma volta entre ruazinhas charmosas, estreitas, e de tijolinhos, difícil resistir e não parar a cada cenário para uma foto. Mas outro motivo para visitar San Gimignano, sem dúvidas, é que lá está uma das sorveterias mais famosas da Itália, a Gelateria Dondoli, que já foi premiada como o melhor gelato da região, e em uma tarde ensolarada, ficar na fila vale a pena! Portanto, é daqueles passeios perfeitos para uma manhã ou tarde. 

San Gimignano
Aquele cenário característico da Toscana!

3- PISA

DISTÂNCIA: 78 KM

COMO IR: a melhor opção é de trem que leva cerca de 1h20min.

Pisa é sem dúvida um dos mais famosos bate e volta da Toscana. A cidade é conhecida pela sua torre inclinada, que é um dos lugares turísticos mais fotografados da Itália! A saber, outros monumentos construídos ao estilo românico, entre eles o Duomo e Batistério, completam o conjunto com a Torre.  Uma curiosidade, a Torre ficou inclinada devido ao afundamento do terreno e ao assentamento irregular das fundações. Mas a inclinação garantiu a fama mundial à torre!  

A famosa Torre de Pisa! Foto.

4- AREZZO

DISTÂNCIA: 77 KM

COMO IR: a melhor opção é de trem, que leva cerca de 1h20min, a estação é bem próxima do centro da cidade. Se for de ônibus, terá que fazer uma conexão em Siena, então já não seria uma boa opção.

Arezzo é daquelas cidades que ainda foge um pouco do acesso de turistas, tanto que é possível ver mais italianos que turistas nas ruas. Em Arezzo acontece um dos mais importantes festivais medievais da Itália, o Giostra del Saracino, que ocorre duas vezes ao ano. De fato, nessa época centenas de turistas são conquistados pelas belezas históricas. Trajes coloridos e personagens em dezenas de cavalos, acompanhados de banners antigos de cidades e o som de trombetas envolvem os espectadores no ambiente medieval. Surpreendentemente uma festa imperdível para sentir o que era a Itália daqueles anos.

Detalhes da Giostra del Saracino by Visit Arezzo

5- LUCCA

DISTÂNCIA: 78 KM

COMO IR: a melhor opção é de trem, que leva cerca de 1h30min, e você desce na Estação Ferroviária de Lucca.

Lucca chama atenção pelo seu muro que ao contrário de outras cidades da Toscana, é possível caminhar em cima dele. Isto é, são 4 km de extensão e dar uma volta é um programa no mínimo diferente. O muro que era para trazer segurança à cidade, foi finalizado no século XVII, quando novas técnica de segurança já haviam surgido, então transformou-se em uma área de lazer. Cercado de áreas verdes, bancos e claro, uma visão privilegiada do centro histórico. 

Outra atração são as colunas romanas, a cidade é repleta delas.                                      

Vista de Lucca. Foto.

CINQUE-TERRE?

Esse era um dos meus lugares de sonho na Itália! Entretanto, pesquisando sobre Cinque Terre encontrei alguns pacotes de bate e volta de Florença para Cinque Terre. Por experiência própria posso dizer, por favor não faça isso, veja aqui porque!!!! Seria o mesmo que fazer Jericoacoara em 1 dia! Cinque Terre é uma delícia de lugar, daqueles para curtir com calma, se divertir, comer bem. E olhando a distância, são mais de 148 km, então fica muito cansativo para fazer um bate e volta!

Cinque Terre é daqueles lugares PARA NÃO fazer bate e volta de Florença!

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva com o tema Bate e Volta, confira abaixo os Blogs participantes:

Expedições em Família – Bate Volta a partir de Belo Horizonte –  25 Destinos incríveis para visitar

6 Viajantes- Viña del Mar –  bate-volta saindo de Santiago

Vamos Viajar pra onde agora – Bate e volta – Bruxelas a Antuérpia

Abcdosviajantes- Bate e volte em Campos do Jordão 

Mystras- Morro Reuter: Bate-Volta na Serra Gaúcha

Se joga no roteiro – Cabo Frio: bate e volta de Arraial do Cabo!

Destinos por onde andei… – Bate e volta do Porto à Aveiro, Portugal

Mapeando Mundo – Mapeando Curitiba: bate e volta em Morretes

Mai Viagens – Pipa: Bate e volta nas praias paradisíacas da Região

Experiência Barbara – Roteiro de 1 dia em Mariana MG

Nósdoispelomundo – Bate e Volta Salto do Corumbá 

Família que Viaja Junto – Bate e volta de Florença – Pisa e Lucca

Enquanto Elas Crescem – Bate e Volta Embu das Artes SP 

3 Gerações e 1 mala – Bate-volta para conhecer Pisa e Lucca

Só Penso em Viajar – Descanso ou Aventura? Bate volta à Analândia com lindas paisagens 

Disney e Outros Lugares Incríveis – O que fazer em Montreux – Roteiro de 1 e 2 dias


Gostou desse post? Saiba que você pode colaborar com o Blog Vamos Viajar. Ao fazer suas reservas com nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão!!

Para reservas de Hotéis, indicamos o Booking.com;

Para comprar seu chip de telefone internacional, indicamos o Viaje Conectado.

31 thoughts on “5 bate-voltas a partir de Florença

  1. Nossa Itália é um país incrível. Ainda não estive lá mas sei que quando for tem que ficar no mínimo 15 dias pra conhecer o básico né. Um mês ainda teria tanto para aproveitar. Obrigada por mais essas dicas. Quero muito colocar em prática todos esse roteiros.

    1. Eu sou apaixonada pela Itália!!! Também pensava assim, mas quer saber, independente de quantos dias vc tiver, vale a pena!!

  2. Amei demais o seu texto e todas as suas dicas! Eis aqui um verdadeiro guia de como viajar de maneira super otimizada pelas cidades da Toscana! Adorei a dica do trem! Sensacional as dicas dos 5 bate-voltas a partir de Florença

  3. Nossa estou apaixonada pelas suas dicas nesse Bate e Volta a partir de Florença! Já quero conhecer tudo isso! Parabéns pelo post, vontade de pegar o primeiro avião !

  4. Amei seu post, super completo! Essa região da Toscana me encanta.Florença é uma cidade incrível. Já quero voltar e explorar essas opções de bate e volta.

  5. Adorei seus 5 bate e volta de Florença! Quando estive ai fiz PIsa, Siena fiquei hospedada. Agora quero voltar e fazer essas outras cidades.

    1. Eu acabei deixando algumas de fora também, Toscana é cheia de cidades lindinhas!!

  6. A itália é um país encantador! Sabe que está no meu próximo roteiro conhecer Cinque-terre, um local mega charmoso né? gostei muito de ver a cidade de Lucca, por acaso não conheço e obrigada pelas suas dicas.

  7. A Toscana é maravilhosa, estive em setembro, fizemos de trem o bate-volta para Pisa e Lucca, no caso de Siena resolvemos usa-la de base e dormimos por lá para percorrer outras cidades. A Itália é maravilhosa, vontade de voltar mil vezes.

    1. Nãooo!!! rs nós ficamos 3 dias em Cinque Terre e saímos morrendo de saudades!!!

  8. Menina fiquei encantada com Cinque Terre. Bom saber que não vale ficar um dia só! Assim já me planejo melhor quando for!

  9. Eu fiz um bate e volta em Cinqueterre hahahahaha. Realmente essas comunas merecem muito mais que um bate e volta. Amei o post. Bateu uma saudade de Florença.

    1. Ahhh, rs, então você entende que realmente CinqueTerre merece mais dias!!! Saudade também de Florença, essa região da Toscana é muito fofa!!!

  10. Meu Deus! Um lugar mais lindo que o outro! Meu sonho conhecer Florença! Já anotei todas as dicas! Parabéns pelo post!

  11. É tudo tão pertinho que a gente fica com vontade de fazer todos esses 5 bate e volta, né? Mas concordo com você, tem lugares que merecem ser apreciados com mais tempo. Não conhecemos Cinque Terre, mas com certeza ficaríamos mais tempo na cidade.

    1. Isso! Super recomendo verificar as cidades mais perto e ir conhecer! Agora, algumas realmente dá vontade de ficar!!!

  12. 5 incríveis bate-volta!!! Essa região é encantadora e merece ser conhecida!! Bate-volta nos dá ótimas perspectivas!! Excelentes dicas no blog!!

  13. Adorei suas dicas de bate e voltas a partir de Florença, que cidades encantadoras, imperdíveis mesmo. Também não recomendo que ninguém faça um bate e volta de Florença para Cinque Terre, é muito longe, assim não vale a pena.
    Fizemos o bate e volta para Cinque Terre partindo de Gênova, e não conseguimos ver uma das Terres, o ideal seria dormir em La Spezia nem que seja uma noite, concorda? Mas mesmo assim aproveitamos bastante.

    1. Sou muito suspeita pois Cinque Terre era meu sonho na Itália! Super recomendo dormir uma noite lá sim!!!

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!