Roteiro pela Itália

Definir um roteiro pela Itália é uma tarefa bem difícil. Fiz e refiz inúmeras vezes o meu até fechar os lugares que gostaria de ir. Nesse post vou ajudar você a definir seu roteiro pela Itália, e como você pode planejar sua viagem para a Itália!

Para ter uma ideia, a Itália é dividida em 20 regiões, isso mesmo, 20!!! Se no Brasil temos apenas 5 e mal consegui conhecer todos os Estados, imagina em uma viagem de 15 a  20 dias de férias pela Itália!! Em ordem alfabética, temos: Abruzzo, Basilicata, Câmpania, Emília-Romanha,  Lácio,  Ligúria,  Lombardia,  Marche (Marcas), Molise, Piemonte,Puglia, Sardenha, Sicília, Toscana, Trentino-Alto Ádige, Úmbria, Valle d’Aosta e Vêneto! Ufaaaaa!!!!

Nesse mapa você pode ter uma ideia de onde fica cada região.

Mapa da Italia

PRIMEIRO PASSO PARA O SEU ROTEIRO PELA ITÁLIA

Para definir seu roteiro pela Itália, é preciso um bom planejamento, vou listar algumas perguntas que você deve ter em mente antes de começar.

  1. Quantos dias você terá disponível?
  2. Em qual época do ano você irá?
  3. Você tem algum lugar especial que gostaria de conhecer?
  4. Qual o seu estilo de viagem?
  5. Qual o propósito da viagem? Lua de mel, férias, de casal, com família, amigos.

 Vamos lá responder cada pergunta! 

  1. De acordo com o número de dias disponíveis na viagem, você vai poder começar a planejar quais regiões e cidades irá visitar. No nosso caso, tínhamos ao todo 17 dias, mas eu queria antes passar em Amsterdam para aproveitar o stopover da KLM e em Malta já que fica muito perto da Itália. Reservamos então 10 dias para a Itália. A partir daí comecei a combinar os roteiros. Você pode ter 10 ou 20 dias, mas eu aconselho que não tente fazer tudo de uma só vez. A Itália merece ser visitada aos poucos, pois é um país muito rico de cultura, história e gastronomia e bem diversificado, com praias, ilhas, montanhas, cidades históricas e religiosas.
  2. Definidos os dias, é preciso saber quando você irá. Isso vai influenciar muito. Por exemplo, eu não aconselharia de jeito nenhuma você ir para Cinqueterre no inverno, assim como não  acho que valha a pena ir para os lagos no verão. Cada região tem seu charme e sua época adequada. Aqui nesse artigo você pode ver qual a melhor época para viajar para a Itália.
  3. Com certeza você já viu e ouviu muitas histórias da Itália, seja em filmes, livros, no nosso insta e deve ter em algum momento desejado estar em algum desses lugares. Pois bem, faça uma lista de tudo que te vem à mente quando você pensa na Itália. Eu queria muuuito, mas muito estrear na Itália por Roma e Toscana, porque sempre achei esses lugares muito característicos de lá. Mas eu também era apaixonada por Cinqueterre, desde a primeira vez que vi fotos de lá já me encantei. Então, coloquei o que pra mim era básico e inclui um bônus que era algo muito especial.
  4. Ultimamente venho descobrindo o quanto eu amo uma viagem mais relax. Relax no sentido de ser uma slow travel, de fazer as coisas com calma, de parar numa praça, de sentar num restaurante sem ter hora para ir embora, enfim, de viver profundamente poucos lugares e não conhecer o máximo em pouco tempo. Aprendi que se você gostar muito de um lugar ele sempre vai te chamar de volta (no nosso caso, o  Hawaii que o diga!) então, é melhor deixar se envolver por alguns momentos. Para o roteiro pela Itália, tenha em mente se prefere uma viagem mais “deixa levar” ou se vai ter tudo programado, onde quer ir, o que quer fazer. Eu sugiro fazer uma lista de atrações e pontos turísticos e depois ir encaixando nos seus dias. Leve também em consideração a distância entre elas e o valor dos ingressos. No estilo da viagem entra também a hospedagem. Defina o teto máximo para o valor da diária de Hotel que você queira pagar. Depois de definirmos um valor, vou no booking e procuro uma que esteja dentro do nosso orçamento para aquela viagem, e claro, o nosso primeiro critério na escolha é pela localização. Tem que ser bem localizado. Ah, nós até pagamos um valor a mais em uma diária, mas compensamos em outra, como Contadores, ajustamos o orçamento de acordo com nosso capital disponível!!! rs
  5. Cada propósito de viagem pede roteiros diferentes. Não aconselho ir para um lugar romântico solteiro, mas isso é de mim, tá?! Da mesma forma que tem lugares que é mais divertido estar com amigos e família. Assim, leve em conta se a sua viagem é mais no estilo romântica, com amigos e família, ou sozinho. Existem destinos próprios e super apropriados para cada público. Pesquise se a cidade seria a ideal para suas férias dos sonhos com as companhias que você deseja estar. Eu sempre faço uma busca no google e com amigos que já foram se é um destino mais romântico, ou mais de baladas e por aí vai.

LOGÍSTICA

Definidos os prazos, época e destino, é hora de montar a logística entre os locais escolhidos. Leve em consideração que se você optar por fazer os trechos de avião, levará mais tempo em deslocamentos, horas no aeroporto… já se for de trem, conseguirá aproveitar mais. Verifique se as cidades que você escolheu são atendidas por trem e se há trechos de voo disponíveis. Decidimos que faríamos os trechos na Itália de trem e na Toscana alugaríamos carro, mas de última hora mudamos os planos e ficamos só com o trem. Antes que alguém pergunte, sim, deu super certo, depois conto mais detalhado!

Nesse site (Thetrainline) você consegue ver as opções de transporte entre uma cidade e outra e pode ver se é melhor ir de trem ou ônibus. Considere no seu roteiros cidades que são teoricamente próximas umas das outras, que tenham uma boa logística.

HOSPEDAGEM

Reserve seus hotéis o quanto antes e com cancelamento grátis, assim você tem chance de mudar o roteiro o quanto quiser. Sugerimos que em no máximo 3 meses antes da viagem você já esteja com todos os hotéis reservados.

 ALGUMAS SUGESTÕES DE ROTEIRO NA ITÁLIA

Como vocês já sabem, a Itália oferece uma infinidade de roteiros. Vou colocar aqui só os Roteiros que cheguei a montar, que fiz pesquisas de destinos para saber se era viável a combinação e o que eu pensei antes de fechar o meu roteiro final.

1- Chegando por Roma, seguindo por Capri e Costa Amalfitana- esse roteiro é ideal no verão e pode ser feito de trem ou carro;

2- Chegando por Milão e seguindo para Veneza, Verona e Assis;

3- De carro se Florença para San Giminiano, Volterra, Colle d’Elsa, dormindo em Siena que será a cidade base;

4- Roteiro pela Toscana: Pisa, Lucca, Firenze, Montalcino e Montepulciano;

5- De Firenze ou Siena para Montalcino, Pienza, Montepulciano e San Quirico;

6- Para finalizar, nosso roteiro: Chegando por Roma e seguindo de trem para La Spezia, Cinqueterre, Florença, Siena e San Giminiano.

Esses são apenas alguns roteiros que tracei quando fiz meu planejamento para a Itália. Como vocês podem ver, eu foquei muito na Toscana e Roma, tanto que todas as minhas possibilidades de roteiro pela Itália incluíam essas regiões. Mas o país tem uma infinidade de opções, para todas as estações do ano e com certeza uma vai caber no seu sonho!!!


Gostou desse post? Saiba que você pode colaborar com o Blog Vamos Viajar. Ao fazer suas reservas com nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão!!

Para reservas de Hotéis, indicamos o Booking.com;

Para comprar seu chip de telefone internacional, indicamos o Viaje Conectado.

7 thoughts on “Roteiro pela Itália

  1. Amamos o seu texto. Com certeza nos ajudará no.roteiro oara a Itália. Queremos muito conhecer a Toscana. Por que mudaram de ideia e não alugaram o carro? Não otimizaria a viagem? No mais, parabéns, excelente texto.

  2. adorei esse post! A Itália deve ser maravilhosa e escolher um roteiro me parece beeeem difícil! Gostei bastante das suas dicas!

  3. Adorei seu post! Fiz recentemente uma viagem pelas Dolomitas e me apaixonei pela Itália e já estou planejando voltar em breve e seu post vai ajudar demais. Obrigada por compartilhar.

  4. Adorei seu post! Fiz recentemente uma viagem pelas Dolomitas e me apaixonei pela Itália e já estou planejando voltar em breve e seu post vai ajudar demais. Obrigada por compartilhar.

  5. Menina, eu não tinha dimensão do tanto de opção que tem. A gente meio que vê o mapa e acha que o país nem é tão grande assim né? No meu roteiro não poderia faltar a região da Toscana, MORRO de amores por ela. :-)va

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!