Entenda o que é o Stopover e como funciona

O Stopover é um assunto que ainda gera muitos questionamentos. Afinal, o que é esse stop em uma cidade antes de seguir para o seu destino final da viagem? Calma, nós vamos explicar e você vai ver o quão vantajoso pode ser!!

O QUE É STOPOVER?

Stopover é uma parada voluntária do passageiro em uma conexão maior que 24 horas em voos internacionais, e maior que 4 horas em voos domésticos, quando a Companhia Aérea permite, sem que tenha um custo adicional.

Por exemplo, se você pega um voo com destino a Londres, mas fará conexão em Paris, você pode fazer um Stopover em Paris e pegar o voo para Londres um dia depois, sem que tenha que pagar para passar esse tempo em Paris.

Algumas companhias aéreas oferecem o Stopover , mas é bom verificar se realmente está sendo oferecido, ou se você está pagando para ter essa parada.

A resposta é, simulando! Digamos que eu vou para Londres, saindo de Fortaleza com conexão em Amsterdam. Então vou aproveitar essa conexão e ficar dois dias na Holanda. Eu sei que a KLM oferece Stopover em Amsterdam, mas se eu não soubesse? Bom, entro no site e pesquiso o voo que eu quero: FORTALEZA-LONDRES-FORTALEZA.

E COMO SABER?

Nesse primeiro momento eu vou pesquisar assim:

Observem que o voo da ida tem uma conexão:

Pronto! Agora eu vi que a conexão é em Amsterdam, mas de apenas uma hora. Então vou reiniciar minha pesquisa e escolher o Stopover. Mas como faço isso? Depende da Companhia. No caso da KLM, escolha a opção “múltiplos destinos” e escolha os voos em separado: FORTALEZA-AMSTERDAM, AMSTERDAM-LONDRES e LONDRES-FORTALEZA.

Já em outras Companhias a pesquisa é um pouco diferente, já aparece a opção de fazer uma parada na ida ou na volta, vejam o exemplo da TAP:

VANTAGENS DO STOPOVER

O Stopover é vantajoso se você pretende visitar mais de uma cidade e quer ter a comidade de reservar seus voos em um único bilhete. Além do que, você pode conhecer duas ou mais cidades pagando apenas um bilhete, já que a grande maioria dos Stopovers não sofrem alteração no valor final.

Algumas companhias permitem até dois Stopovers , então, eu só vejo pontos positivos em optar por esse serviço.

Outra vantagem é que você pode também fazer uma quebra numa longa viagem. Voltando ao meu exemplo, saí de Fortaleza para Londres, mas antes meu voo aterrissa em Amsterdam. Nesse primeiro voo, foram 9hs de viagem, um voo longo hein? Então, eu posso fazer essa parada, relaxar um pouco na cidade e só então seguir para a minha próxima cidade.

O Stopover chega a ser ainda mais vantajoso em voos longos! E se nesse meu exemplo, depois de 9hs de voo até Amsterdam, o meu segundo voo fosse de 12hs? Mais um motivo para querer parar, descansar e me acostumar com o jet lag, hein?

FIQUE ATENTO

  1. As regras variam de companhia para companhia, por isso verifique sempre as regras tarifarias;
  2. O valor final pode sim sofrer uma alteração dependendo das taxas aeroportuárias e outras específicas do destino ou da própria companhia;
  3. O Stopover é mais comum em voos internacionais, mas algumas companhias dos Estados Unidos, México, Ásia, Europa e Oceania oferecem a possibilidade de stopover em voos domésticos.

NOVIDADES

E agora em Agosto, a GOL Linhas Aéreas passa a ser a primeira Companhia Aérea do Brasil a oferecer o serviço de Stopover gratuito em voos domésticos! Por enquanto a novidade é apenas para os aeroportos de São Paulo, Guarulhos, Congonhas e Viracopos.

Os clientes da GOL Linhas Aéreas que tiverem voos com conexão em um dos aeroportos de São Paulo poderão ficar na cidade como uma parada intermediária de sua viagem, por até duas noites sem custo adicional. Neste momento, os bilhetes podem ser adquiridos no site da Companhia!


Gostou desse post? Saiba que você pode colaborar com o Blog Vamos Viajar. Ao fazer suas reservas com nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão!!

Para reservas de Hotéis, indicamos o Booking.com;

Para comprar seu chip de telefone internacional, indicamos o Viaje Conectado.

One thought on “Entenda o que é o Stopover e como funciona”

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!