Onde ficar em Guajiru, no Ceará: Pousada Villa Albergaria

Guajuru é um pequena vila de pescadores situada no município de Trairi, litoral Oeste do Ceará. Até pouco tempo atrás era um vilarejo desconhecido até pelos próprios cearenses, mas hoje já vem atraindo muitos visitantes, principalmente os adeptos do kitesurf. E com o esporte Guajiru vem se destacando como uma das praias preferidas para sua prática, sendo possível contratar instrutores locais para aprender e desenvolver essa modalidade.


E vento é o que não falta por aqui, e muita tranquilidade também. Fomos atraídos pelo primeiro, mas foi o segundo que nos surpreendeu!! Antes de falarmos desse destino, vamos falar de um lugar que traduz muito bem essa sensação de tranquilidade, relax e serenidade que o vilarejo quer passar: Pousada Villa Albergaria, nossa dica de hospedagem em Guajiru.  
Fachada da Villa Albergaria

A Villa Albergaria é uma pousada de charme, localizada dentro da vila de Guajiru e a duas quadras da praia. No terreno que hoje é a Pousada tinha apenas uma casa de pescador e muito espaço aos fundos, até que o atual dono chegou para sua mãe e sugeriu que fizessem ali uma Pousada. Com o know how de um Hostel em Fortaleza (Albergaria Hostel e Bar), Lucas transformou a antiga casa de praia dos pais numa charmosa e requintada pousada. 

Espaço que nos convida a relaxar

E basta entrar para sacar que ali tem um “quê” de viajante! Não demorei muito para perceber que alguns itens da decoração pareciam de países que já havíamos visitado, confirmado pela Sra. Silvia, mãe do proprietário que nos recebeu e confirmou nossa suspeita: “Os tapetes foram trazidos do Marrocos, os azulejos de Portugal, alguns quadros do México e os mosqueteiros da Índia!” disse ela. 

Detalhe para o tapete marroquino e o mosqueteiro indiano
Na nossa suíte, os quadros foram trazidos de uma viagem ao México

Outro ponto que nos chamou atenção foi a riqueza de detalhes, tudo bem pensado para agradar e cada um mais bonitinho que o outro, que só vendo! Tudo muito colorido e cheio de vida, com arquitetura e ambiente propícios para relaxar e ficar ali, admirando. Sabe aquele lugar que te abraça, te dá aconchego e acolhe? Foi assim que nos sentimos!

Detalhe das chaves
Enfeites na área do café da manhã
Os detalhes me encantam!!

A Villa Albergaria conta com 10 quartos, 5 superiores com varanda e 5 no térreo. Todos equipados com cama box kingsize, ar condicionado, frigobar, TV de 32″ com canais via satélite, banheiro privativo com ducha com aquecimento de água por energia solar, rede (porque no Ceará é assim!!), e muitos cabides (nota 10 para esse quesito, pois tanto eu quanto o Luiz achamos essencial ter um lugar para pendurar nossas roupas, ou prateleiras), todos ambientados com luz LED que garantem uma tranquila estadia. Outro ponto que nos chamou atenção foi a quantidade de tomadas espalhadas pelo quarto, muita praticidade!!

Detalhe para os quartos
Quarto térreo

Varanda do quarto térreo
Nossa suíte
Varanda da suíte superior
Camas kingsize
Detalhes no banheiro

Com cadeiras coloridas e toalhas floridas, a área do café da manhã te convida a uma refeição em slow motion, saboreando as opções de frutas, pães, cereais, iogurte, geléias, bolo de banana (divino!), brownie, café e leite, calmamente. Com o intuito de evitar o desperdício, e para que chegue à sua mesa quentinho,  tem uma plaquinha com algumas comidinhas extras que você pode solicitar na hora. Aprovamos tudo que provamos, principalmente o bolo de banana (de novo ele!).

Detalhe para a porta de entrada da pousada e da área do café da manhã
Café da manhã variado e saboroso
Hora de ser saudável!!!
Como resistir a esse bolo de banana? Fingi que nem vi esse brownie!!! 

Nas áreas em comum encontramos a piscina com espreguiçadeiras e toalhas de banho para os hóspedes, charmosos guardas- sóis, rodeado por um jardim super florido e bem cuidado, esse ponto merece parabéns, pois é difícil manter um jardim no nosso clima cearense, quente e nessa época, com muito vento.

Piscina com as espreguiçadeiras 

Outro espaço bem agradável na área em comum conta com lounges, camas pra leitura, mesas, redário e música ambiente, tudo pensado para que os hóspedes desfrutem do melhor que a Villa Albergaria tem a oferecer e curtam toda essa tranquilidade que a pousada oferece. 

Também estão disponível para os hóspedes cadeiras de praia e o bar, que funciona diariamente até as 19hs com opções de bebidas e petiscos.

E à noite a Pousada ganha um charme extra, com uma iluminação adequada e na medida para sentar na piscina,  nas espreguiçadeiras, e tomar um drink do bar, ou apenas deitar e contemplar as estrelas e esquecer um pouco o estresse cotidiano!!
Nas palavras dos proprietários, “a Villa Albergaria foi pensada para não ser apenas mais uma pousada de praia no meio de tantas, por termos um albergue em Fortaleza, a Albergaria Hostel e Bar, pensamos em fazer uma pousada onde os hóspedes pudessem sentir-se em casa e desfrutarem de uma área comum. A socialização entre os clientes é um dos escopos do modelo do negócio, projetar e construir um local que pudesse servir de ambiente para a construção e fortalecimento de amizades, sem esquecer de fomentar a coletividade, civilidade e educação, necessárias para a convivência em um ambiente relativamente pequeno.”

E comprovamos que esse desejo é possível, na área comum pudemos conhecer outros hóspedes como um casal do RS, mais velhos que nós dois e nos mostraram que pra viajar, basta querer!! Trocamos muitas ideias de viagens e no final fomos presenteados por uma erva de chimarrão que eles não pretendiam levá-la de volta na bagagem! Pena que não tivemos tempo de nos despedirmos, nem pegar o contato, mas valeu pelas histórias que escutamos….
E após as duas noites que passamos na Villa Albergaria acho que conseguimos captar o espírito do local, que preza pela tranquilidade tornando-se uma hospedagem ideal para quem quer relaxar e fugir do estresse do dia a dia, como comentei acima, com um clima aconchegante, que nos abraça e dá vontade de voltar. Saímos de lá com as energias renovadas e felizes por encontrarmos no nosso Estado uma Pousada de alto nível e bom gosto.
Será que eu relaxei??

Nossos agradecimentos ao Lucas e a Priscila, proprietários da Villa Albergaria que nos proporcionaram esse final de semana tranquilo pertinho de Fortaleza. 



Obs.: O Vamos Viajar? esteve em Setembro/15 por duas noites na Villa Albergaria a convite da Pousada e este post expressa nossa opinião.  



2 thoughts on “Onde ficar em Guajiru, no Ceará: Pousada Villa Albergaria

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!