Roteiro de 6 dias em Curitiba

Em Agosto de 2014, estive em Curitiba com minha mãe, em uma viagem de 6 dias. Com muito frio e neblina, não foi possível realizar todos os passeios que queríamos, então, acabamos fazendo alguns programas mais tranquilos. Ficam aqui minhas dicas!

Táxi Aeroporto – Centro de Curitiba: Nosso hotel ficava no Centro de Curitiba e o aeroporto fica em outra cidade, São José dos Pinhais, cerca de 18 km de Curitiba. Pegamos um táxi (tarifa para o centro: R$ 66,00). Quem não quiser fazer esse trajeto de táxi, pode pegar um ônibus executivo (Ligeirinho) que sai a cada 20 minutos do aeroporto. O ticket pode ser comprado lá mesmo, e o bus para em vários pontos de Curitiba.
Onde ficar: Nas nossas pesquisas, sempre nos indicavam que a melhor localização é o Centro, porém,achei um pouco deserto principalmente no domingo à noite. Hoje eu indicaria o Bairro Batel, um bairro com muitos restaurantes, bares, shopping, assim, tem mais movimento durante a noite. Porém, o Centro tem uma vantagem, é muito prático para ir a outras regiões.
No dia que chegamos, saímos para o Centro: a Rua das Flores, Praça Tiradentes, Catedral, Paço da Liberdade, e como era final de inverno, mas bastante frio, a cidade estava cheia de promoções.

Rua das Flores
Praça Tiradentes
Paço da Liberdade
Aproveitamos para pegar o bus da linha turismo no estilo hop on hop off, e conhecer a cidade, porém, achei uma desvantagem, já que só são permitidos 4 reembarques, então escolha bem suas descidas. Nós compramos na Praça Tiradentes e embarcamos com destino à nossa primeira parada: Jardim Botânico. Essa parada tem que ser feita sem dúvidas, o Jardim é lindo e vale bem a visita! Em seguida, fomos até a Ópera de Arame, que para nossa decepção estava em reformas e ninguém no ônibus nos falou. Já era da fome, e seguimos para o famoso bairro gastronômico de Curitiba: Santa Felicidade, e mais uma vez outra decepção, como chegamos um pouco tarde (14hs), a maioria dos restaurantes já estava fechado, nos indicaram o Madalosso, no estilo rodízio (eu particularmente não sou fã de rodízio então nem pensei em ir lá), mas, este restaurante nos foi muito bem recomendado. Santa Felicidade é um bairro no estilo italiano, com muita culinária italiana, chocolates e lojas de vinhos. Almoçamos em um restaurante que ainda estava aberto, e seguimos para a Rua 24 horas, uma espécie de Shopping com algumas lojas e cafés, porém, fecha às 2s horas, com alguns cafés e restaurantes, é uma boa parada para um lanche. Na volta, passamos em uma Igreja no Largo da Ordem,  muito aconchegante.
Teatro Paiol
Jardim Botânico
Rua 24 Horas
Ópera de Arame
Linda Igreja no Largo da Ordem

Combinamos de encontrar uma amiga no MON, antes, almoçamos no Shopping Mueller e de lá seguimos para o Museu. Nestas datas estava com exposição das fotografias de Frida Kahlo, muito organizado e muito cheio também, mas para quem gosta de programas culturais é uma boa pedida, fui principalmente para conferir de perto a arquitetura de Niemeyer e suas curvas inconfundíveis. Neste dia, ficamos no Café MON, pedi um café com brigadeiro e uma panqueca que, não sei se era a fome mas estavam divinos!!!

Detalhes do MON
Domingo é dia de Missa, e decidimos assisti-la na Catedral de Curitiba, e domingo também é dia de feira, a Feira do Largo da Ordem, ai, essa sim é uma feira que vale a pena, aqui você encontra de tudo, comidas, brinquedos, enxovais de bebê, pense em uma coisa que lá tem! A feira termina às 14hs e fica no Centro Histórico de Curitiba, uma área com muitos restaurantes e bares. Acabamos almoçando (finalmente!!!), no super recomendado Restaurante Madero, e olha, valeu todas as indicações, porque é simplesmente maravilhoso!! A especialidade do restaurante são os hamburgers gourmet, mas, como estávamos na hora do almoço, decidimos pedir uma carne (picanha R$ 39,00, cerca de 300 gr), mais acompanhamentos (fomos de talharin). Fiquei com muita vontade de provar o hamburger, mas, na vez seguinte, fomos novamente na hora do almoço, então fomos novamente de…..carne!!!!
Catedral de Curitiba
Feira do Largo da Ordem
Feira do Largo da Ordem

Atendendo aos apelos da mamãe, seguimos para o Shopping durante a tarde de domingo, a primeira parada foi no Shopping Crystal, mas como a maioria das lojas estavam fechadas, caminhamos até o Pátio Batel, suuuuper luxuoso, com lojas de alto nível, às vezes me sentia em algum lugar da Europa, com tanto luxo ao redor!!!! Mas valeu pela Exposição da Ferrari, não sou muito fã de carro, but, Ferrari é Ferrari!!!! Outro que achei bem legalzinho foi o Shopping Curitiba deu pra perceber ue Shopping nós conhecermos né? rsrs…. Esse não é muito meu estilo de viagem, como podem perceber, não fiz muitos passeios ao ar livre, pois estava acompanhada da minha mãe (dei essa viagem a ela de presente de aniversário), então segui seu ritmo, já que ela não aguentava andar muito, e fiz exatamente os programas que ela queria, tentando encaixar algumas coisinhas minhas no meio. Nos nossos passeios, passamos muito rapidamente por estes pontos e achei bem interessante e que valem a visita: Bosque do Papa, Parque Tanguá, Tingui e Bosque Alemão.

Exposição Ferrari no Pátio Batel
Bosque Alemão
Bosque do Papa

Um parque que conhecemos bem foi o Parque Barigüi, o parque dos dias de sol dos curitibanos, e como na segunda-feira fez um lindo dia de sol, aproveitamos para conhecê-lo e conhecer também nossa amiga de Instagram, a Iza do blog Viajar faz Bem que mora em Curitiba!  É daqueles parques para fazer atividades ao ar livre, caminhar, levar as crianças e os cachorros nos finais de semana e sentir-se livre!!! O parque tem até a sua ponte dos apaixonados, com cadeados (pouquinhos ainda), mas bem característica e curiosamente o animal “dono” do lugar, são as capivaras, isso mesmo,muitas capivaras, famílias inteiras fazem morada no Barigüi, rsrs, bem tranquilas por sinal! Diferente dos patos, que quase avançam em cima de nós!! E depois de um passeio super agradável, fomos até o Batel para um café!

Parque Barigüi
Patinhos no Barigüi
Capivara tranquila no Barigüi
Mamãe, eu e a Iza!
E claro, não poderia faltar o Mercado Municipal, ponto de sabores e culinária regional em qualquer cidade!!! Nas segundas, a abertura das lojas é opcional, assim, nem todas abrem, fique ligado nisso! O que me chamou a atenção foram as inúmeras lojas de produtos chineses, isso mesmo,chineses, tudo escrito com aquelas letrinhas que só eles entendem e é uma boa parada para quem quer algum produto de lá pois com certeza irá achar!!! Até os kit kat de menta tinha por lá! No mais, o que mais curto comprar são doces (goiabada cascão e doce de leite), pimentas e alguns condimentos diferentes.
Mercado Municipal de Curitiba
Delícias do Restaurante Madero
Curitiba me deixou com boa impressão e vontade de voltar, principalmente pelos seus espaços de natureza e áreas verdes. Só andamos uma vez de ônibus e  o transporte público parece funcionar bem. As pessoas são bem atenciosas, além da Iza, conheci também outra pessoa de lá pelo Instagram e quando parava para pedir informações era bem atendida. Porém, Centro e em outros bairros, presenciei  muitos moradores de rua,em alguns momentos ficava com medo de andar a pé, por estar sozinha com minha mãe, por isso preferimos na maioria das vezes andar de táxi, que por sinal, achei as corridas bem mais baratas que em Fortaleza!
Outro passeio que programei bem, mas devido às condições climáticas não tivemos condições de fazer foi o Passeio da Serra do Mar. A descida de Trem até Morretes tem duração de 4 horas, e tem a opção de você comprar um pacote com transfer e almoço incluídos. Bom, um motivo para voltarmos! Caso queira saber mais detalhes desse passeio, confira aqui os pacotes disponíveis. Mas, como Curitiba tem no ano menos dias de sol que Londres, segundo a Iza, sugiro que você não feche esse passeio com muita antecedência pois acho que pelas paisagens, o ideal é ir em uma dia de sol!!!

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!