Tour gastronômico por Lisboa

Quem nos conhece sabe que quando estamos viajando temos um hobby: fazer pequenos “tours gastronômicos”, onde quer que estejamos, procuramos provar um pouquinho de cada coisa do local  em pequenas porções ao longo do dia!! 

Certa vez vi essa frase: “Não existe lugar no mundo onde se coma tanto e tão bem quanto em Portugal”, pode até não ser o melhor lugar do mundo, mas sem dúvidas foi o lugar da Europa onde, por unanimidade, nós comemos melhor!! 

A gastronomia portuguesa é divina, então, porque não um tour gastronômico por Lisboa? E minha dica é, está indo pra Portugal? Emagreça uns 4 kg antes! rs… sério, consegui ganhar 3 kg em 15 dias!! 

Começamos nosso tour pelas tradicionais Marisqueiras, um prato típico da região com uma infinidade de frutos do mar: Camarão, lagosta, pecebes, búzios, conquilhas, sapateira, amêijoas, santola, ostras, lavagante…Hum!  A lista de iguarias vindas do mar é infinita, e vale provar cada um, dos mais conhecidos aos mais exóticos. 

Grande variedade de mariscos
Amêijoas
Sapateira
Já que estamos em um país com cerca de  800 km de praias, uma parada na região das Docas para um comer um bom peixe cai bem, acompanhado de um vinho alentejano. Além de bons restaurantes, a região tem uma bela vista. 
Restaurantes agradáveis e com uma bela vista na região das Docas

Peixes e mais peixes
Mas, não vá embora sem antes degustar as tradicionais sardinhas assadas com salada de polvo com pimento assado e para beber a tradicional sangria, ou a famosa Super Bock, se não quiser arriscar, escolha um bom vinho português, opções não faltam, cada um melhor e mais barato que o outro. Outra maravilha que conhecemos em Portugal foram as tâmaras com bacon, vocês não tem noção do quanto é bom!!!! Lá, já são vendidas assim, como o bacon, aqui fazemos sempre enrolando o bacon com um palito na tâmara e levando ao forno até gratinar!!! Experimentem!!!!
Sardinha assada

Sangria

Salada de polvo com pimentos

Tâmaras com bacon, minha melhor descoberta gastronômica portuguesa!!!!


Saindo dos mariscos, hora da sobremesa, que tal o tradicional Pastel de Belém? A receita original é mantida em segredo até os dias de hoje, e com a marca registrada, os outros pastéis são conhecidos como Pastéis de Nata, só os dessa fábrica em Belém pode levar o nome de Pastéis de Belém!! Mas, a pastelaria também tem outras opções, como sanduíches e bolinhos de bacalhau. Reserve um dia e vá tomar café da manhã lá, depois, aproveite para caminhar na região de Belém, Mosteiros dos Jerônimos, Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém, são algumas das atrações no bairro. Outra pedida, é seguir até o Chiado para um café na tradicional A Brasileira e não deixe de, além de tomar um café, tirar uma foto com a estátua do grande poeta Fernando Pessoa!

A única fabricante dos Pastéis de Belém, desde 1837
Irresistiveis
Nos Pastéis de Belém, experimente também os bolinhos de bacalhau!

Fernando Pessoa e A Brasileira


Mas, além dos pastéis de Belém, os outros doces portugueses também são bem conhecidos e famosos, a maioria é feito à base de ovos, alguns somente com ovos, e acredite, há uma enorme variedade de sabores!! Outra opção, dependendo da época do ano, é provar as frutas da estação, ficamos viciados nas cerejas frescas, e bem diferente das que conhecemos aqui no Brasil.

Doces portugueses e cerejas

Tradicional mesa de doces portugueses e vinho verde


 Além dos sabores de Lisboa,também conhecemos a gastronomia de Serpa, e uma das especialidades da região é o porco preto! Não deixe de provar o lombinho de porco preto, em algum restaurante charmoso e histórico da cidade. Outro prato que nunca havíamos ouvido falar é o choco frito, o gosto remete muito a polvo, principalmente a textura. Em Óbidos, a pedida é a ginjinha, um licor da região, muito comum encontrá-las em casas de chocolate na cidade, servidas em copinhos de chocolate comestível!!

Charmoso restaurante em Serpa
O delicioso porco preto
Choco frito
Ginja de Óbidos

Pra fechar o tour, não poderia faltar uma parada nos bares do Bairro Alto de Lisboa, ou na região do Parque das Nações. Depois desse pequeno tour gastronômico, diga se não é preciso uma dieta pré-Portugal??

Caipiroska no Yggy Bar, no Bairro Alto
Porque ninguém é de ferro!!!!

 
Onde comer: 
Marisqueira: Viveiros do Atlântico, E.N. 247- km 46,50, Ribamar, Ericeira; Pastéis de Belém: Rua Belém 84-92, Lisboa, Portugal
Pastéis de Belém: Rua Belém 84-92, 1300-085 Lisboa, Portugal 
A Brasileira: Rua Garrett 120, 1200 Lisboa, Portugal 

One thought on “Tour gastronômico por Lisboa”

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!