6 Razões para visitares a Bairrada, em Portugal

Em mais uma Sessão Convidados, recebemos o relato e dicas da Patricia Oliveira sobre a região da Bairrada, em Portugal! A Patricia mora em Portugal, entre Aveiro e Coimbra, e é autora do Blog Turismo Online (@turismo.online), com dicas de turismo voltadas principalmente para tecnologia e redes sociais neste meio!! Muito obrigada pelas dicas, Patricia, já anotamos para quando estivermos em Portugal (um país que aliás, amamos)!!!



A Bairrada é uma região situada na zona Centro de Portugal, encontrando-se entre dois importantes centros urbanos e universitários, Aveiro e Coimbra. A região contempla oito municípios da Região Centro, sendo estes Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos. Por aqui, poderás encontrar uma grande diversidade de paisagens, desde os vinhedos, a serra, a ria e o mar. E porquê visitar a Bairrada? Continua a ler e irás perceber o porque desta região ser tão autêntica e genuína. Prepara-te para te apaixonares tanto quanto eu.


1. O LEITÃO 
Falar na Bairrada e não referir o “Leitão à Bairrada” é um erro, pois é um dos pratos mais emblemáticos da região. Para mim, o que o define é mesmo a região em que está inserido e o amor de quem o prepara, por um autêntico bairradino. Portanto se realmente queres deliciar-te com um bom pedaço de leitão visita-nos, porque o que aqui não falta são restaurantes especializados nesse âmbito. 

2. O VINHO
O vinho é mais um fator importante para a Bairrada. É quase impossível atravessares esta região e não te deparares com as vinhas dos vários produtores. Também é bastante reconhecida pelo seu espumante. Alguns dos locais que podes visitar e experimentar os seus vinhos são por exemplo: Quinta do Encontro, Campo Largo, Caves Aliança, Caves São João, Caves Primavera… São imensas!

Colinas de São Lourenço do Bairro


3. AS PAISAGENS
Uma de muitas motivações que leva o turista à nossa região é de facto as suas paisagens… como não ficar encantado com tremenda beleza! É bastante dominada pelas colinas de vinhas, pela serra do Buçaco… e não só! 

4. LOCAIS DE PARAGEM OBRIGATÓRIA
Como não falar nas Praias de Aveiro (Costa Nova), da Mata Nacional do Bussaco, Ria de Aveiro ou da Universidade de Coimbra? Estes são apenas alguns locais de paragem obrigatória para quem nos vem visitar. 
Palace Hotel do Bussaco na Mata Nacional do Bussaco
Existe quase sempre eventos a decorrer nesta região. Por exemplo, o Agitágueda que decorrerá entre 2 de Julho e 24 de Julho. Recentemente ganhou na BTL distinção como “Melhor Promoção Turística” dos festivais de Portugal.
Agitágueda
5. AS SUAS ÁGUAS
A não esquecer, na Bairrada encontra-mos algumas termas, onde as propriedades terapêuticas das suas águas são procuradas desde já há muitos anos por pessoas com interesse pela saúde e bem-estar. Temos o caso das Termas da Curia e Termas do Luso, que estão inseridas num espaço sereno é calmo. 



6. HOSPITALIDADE
Como é bom sentirmo-nos em casa, onde quer que cheguemos! Ao contrário do que possas pensar, a hospitalidade é uma das principais motivações dos turistas que visitam determinada região. Gostam sempre de se sentir bem. Por estes lados não será diferente, damos ótimas dicas, ajudamos e principalmente somos educados. E agora, estás à espera do quê? Visita-nos e se precisares de algumas dicas fala connosco, teremos todo o prazer em ajudar-te!

Acompanhem a Patrícia nas redes sociais, FacebookBlogInstagram (@turismo.online). 

3 thoughts on “6 Razões para visitares a Bairrada, em Portugal

  1. Muito bom Parabéns!! Conheci um pouco festa região!!!Sou de PETRÓPOLIS RJ. Brasil.

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!