Como tirar o visto americano

Como “despachante” oficial da família, sou a responsável por ajudar a galera daqui de casa a emitir seu visto americano, e olha que todos os que preenchi foram aprovados!! Pra mim já está fácil seguir todo passo a passo, por isso resolvi fazer esse post para quem não quer contratar uma pessoa para isso. E você vai ver, é rapidinho e super fácil, só precisa ter muita atenção para não errar nenhum dado.

1-  O primeiro passo é preencher o formulário eletrônico DS-160, disponível nssse site . Já nessa página você deve escolher a cidade que deseja ir tirar o visto, e clicar em Start an Apllication. Todo o formulário está em inglês e deve ser respondido nessa língua, mas se você colocar o cursor do mouse em cima da pergunta, ele traduz para você. Você deverá levar a confirmação deste formulário no dia da sua entrevista!!

Em seguida, é gerado um código de acesso, e uma pergunta de segurança que permitirá que você saia do site, salve suas informações e retorne ao mesmo quantas vezes necessárias por um período de 1 mês.

                                                                  

2- Após preencher o formulário D-160, você deve criar uma conta no site e ali efetuar o pagamento da taxa de solicitação do visto (MRV) de USD$ 160, que poderá ser através de boleto bancário ou cartão de crédito, on line.
3- Confirmado o pagamento, é hora de fazer seu agendamento, lembrando que essa etapa está dividida em dois dias: No primeiro dia você vai ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) de sua escolha portando a página de confirmação do formulário DS-160, comprovante de pagamento da taxa, passaporte, e o comprovante de agendamento com as datas, que será enviado por e-mail. Neste dia serão recolhidas as impressões digitais e a foto.  No segundo dia, a entrevista em si será no Consulado Americano, não esqueça que você não poderá entrar portando bolsas, celular, comidas, óculos escuros, ou seja, leve apenas a documentação e passaporte, para não precisar deixar seus pertences em um guarda-volumes no meio da rua! Mas, atenção, no momento de marcar as datas pelo site, primeiro você escolhe o dia da entrevista no Consulado, e depois a data ao CASV, ou seja, você marca de trás pra frente!!
Para o preenchimento do D-160, quero deixar uma observação. Bem no começo terá uma pergunta de qual o lugar que você ficará hospedado quando for aos EUA. Nesse campo, preencha com o nome do Hotel que você se hospedará, caso não tenha data certa ainda, coloque mesmo assim o endereço de um Hotel, pois mais à frente, haverá uma seção: Contact Person or Organization in the United State- Contact Person. Aqui preencha com as informações de algum conhecido ou de alguma organização na qual tenha algum contato nos Estados Unidos, caso não conheça ninguém selecione “Do Not Know. E caso você tenha informado que não conhece ninguém deverá preencher ao menos a parte intitulada “Organization Name” – organização de contato – onde geralmente se preenche com o nome do seu hotel e em Relationship to You a opção Other.
                                      
Já em relação à entrevista, vai depender muito do fiscal que for te entrevistar, pode ser que ele solicite muitos comprovantes de que você tem vínculos no Brasil e pretende ir aos Estados Unidos apenas para turismo e que irá voltar, ou, pode ser que ele te faça uma série de perguntas, mas, de qualquer forma tente manter a calma! Tirei o meu juntamente com meu namorado e na entrevista entramos juntos o mesmo guichê. Após as inúmeras perguntas sobre como havíamos nos conhecido,com quem morávamos, o que fazíamos, nos perguntaram se já havíamos viajado juntos para outros países, após nossa resposta nossos vistos foram aprovados, sem precisarmos mostrar um documento sequer além dos passaportes.
Endereços dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV): 
BRASÍLIA  Ed. Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B60 sala 340 – Setor Comercial Sul- Brasília, DF 70333-900
RIO DE JANEIRO – Edifício Lagoa Corporate – Rua Humaitá, 275- Loja A- Bairro: Humaitá- Rio de Janeiro- RJ 22261-001 (em frente ao bicicletário do Itaú) – Estacionamento restrito no local. Aconselhamos o transporte público.
SÃO PAULO #1 – Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana- São Paulo- SP 04057-000
SÃO PAULO #2 – Gualter Building – Av. São Gualter, 308- Alto de Pinheiros – São Paulo- SP 05455-000
PORTO ALEGRE – Av. Carlos Gomes, 1501 – Três Figueiras Porto Alegre – RS 90480-005
RECIFE – Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949- Pina- Recife- PE 51110-130
BELO HORIZONTE – Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia- Belo Horizonte- MG 30150-330
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira, de 7hs às 18hs e  Domingo de 13hs às 18hs.
Endereços dos Consulados:
Embaixada em Brasília – Setor de Embaixadas Sul – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03
Consulado no Rio de Janeiro –  Av. Presidente Wilson, 147 Castelo
Consulado em São Paulo – Rua Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antônio
Consulado em Recife – Rua Gonçalves Maia, 163, Bairro Boa Vista. 
Sempre consulte o site do Consulado para eventuais imprevistos antes da sua entrevista.

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!