Jardim Botânico de Curitiba

Em  Agosto, estivemos em Curitiba por 6 dias. Entre as belas atrações da cidade, nos encantamos com o Jardim Botânico, com toda a sua natureza e beleza. Vem conhecer um pouquinho dessa maravilha com a gente!
 

Inaugurado em 1991, com uma área de 245 mil m², o Jardim Botânico de Curitiba é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, e merece mesmo a visita (com entrada gratuita). Inspirado nos jardins franceses, não é difícil fechar os olhos e se imaginar em Paris, notei uma certa semelhança com os Jardins do Castelo de Versailles, com as flores espalhadas pelo caminho.

Aproveitamos nosso ticket da Linha Turismo e descemos no Jardim Botânico para conhecê-lo mais de perto. Na entrada, passamos por um belo caminho de formas geométricas, florido e super bem cuidado, um passeio bem agradável para ser feito sem pressa, na calma, admirando cada flor e os pássaros.

Sua bela estufa de estrutura metálica e estilo art-noveau, talvez seja o “ponto” alto do passeio (e mais fotografado), se os jardins tem inspiração francesa, a estufa com três abóbadas de vidro foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres do século 19.

Com espécies botânicas, plantas características da floresta atlântica brasileira, além de uma fonte d’água, no seu interior, a estufa ainda proporciona uma vista de todo o Jardim, basta subir ao piso superior. Bem atrás está localizado o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas.

 

Mais à frente, encontramos o Jardim das Sensações, um espaço delimitado por cerca viva, que sintetiza elementos da natureza e promove o respeito às pessoas. Onde os seus sentidos são testados, “ver” com as mãos a textura, a forma e o tamanho das plantas, tatear com os pés  a diversidade do piso, ouvir a voz do vento e da cascata, sentir o perfume das flores e da vegetação. Num passeio por um corredor com espécies de plantas e flores, onde não é preciso ver para perceber toda aquela beleza.

 

Para ter uma experiência mais completa você pode solicitar máscaras para os olhos e fazer este caminho vendado. Achei muito curioso quando já no final do caminho, me deparei com uma flor chamada “Coração Magoado,” e logo à frente o “Amor-perfeito”, coincidência? rs. Isso me deixou uma lição, às vezes a solução dos nossos problemas está bem à frente, mas estamos sempre correndo no nosso dia a dia que não conseguimos enxergar.

 

Como o parque abre às 6 da manhã, é um espaço muito aproveitado pelos curitibanos para a prática de esportes como a corrida, e também um lugar bem procurado pelas famílias para estar em contato com a natureza . 

 

Localização:
Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°. – Jardim Botânico.
Tel: (41) 3264-6994 (Administração) / 3362-1800 (Museu).

Horário:
Das 06h00 às 20h00 –  durante o horário de verão.
Das 06h00 às 19h30 – durante o horário de inverno.

Serviços:
– Estacionamento gratuito no local para carros, motos e bicicletas
– Acessível para deficientes físicos
– Banheiros

-Café e loja de souvenirs 

Como chegar:
Ônibus:
Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa:  Descer ao lado do Botânico.
Linha Cabral/Portão. Linha Alcides Munhoz (ponto Al.Dr.Muricy): Descer em frente ao Jardim Botânico.
Carro:
Trav. Tobias de Macedo / Trav. Alfredo Bufren / Rua Amintas de Barros / Rua Tibagi / Av. Presidente Affonso Camargo / Rua Eng°. Ostoja Roguski.

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!