Restaurantes no Rio de Janeiro

É com muito prazer que recebo aqui no blog as dicas da  Diana Schrok do Blog Histórias da Di. A Di fez um SUPER Guia Gastronômico na cidade do Rio de Janeiro!!! Eu, que amo o Rio e amo sair pra comer, fiquei babando nas fotos e na descrição bem detalhada que ela fez…Vem conferir, mas, antes de começar a ler, o Vamos Viajar? adverte: não leia esse post se você estiver com fome!! ahaha, muito obrigaaaada, Di!!!

Dicas Gastronômicas do Histórias da Di!

Hoje tenho a honra de escrever um pouquinho nesse blog que amo e dessa pessoa linda que é a Larissa, e melhor ainda sobre um assunto de babar: gastronomia, hummmmm… Espero que curtam!
Rio de Janeiro! A capital das vistas incríveis e de um povo alegre e acolhedor, mas para você que é amante de uma boa gastronomia o que não faltam são opções! Com uma gastronomia riquíssima, vou colocar aqui umas opções interessantes que recomendo, mas não deixe de experimentar tudo o que puder.

1) Restaurantes com Vista

LAGOON

Se o que você quer é uma comer uma bela refeição, tomando um lindo drink e com uma vista de tirar o fôlego esse é o lugar certo! 

 

 LAGOON – Vista incrível da Lagoa Rodrigo de Freitas

LAGOON é um pequeno shopping no bairro Lagoa, que tem cinema no primeiro andar e no segundo andar cinco restaurantes: PAX Delícia, Gula Gula, QUADRIFOGLIO Caffè, GIUSEPPE Grill Mar e SAN REMO. Nesses restaurantes você pode sentar dentro de cada um, ou como eu recomendo, em uma varanda externa onde existe um cardápio compartilhado, com um menu selecionado de cada um deles. Nessa área existem mesas e lounges e você aproveita ao máximo a belíssima vista do Cristo Redentor e da lagoa, desfrutando de pratos que vão desde uma saladinha mais leve a apetitosos peixes fresquinhos grelhados, tudo ótimo.
Mais um pouco do Lagoon
APRAZÍVEL

Esse restaurante é muito famoso e fica localizado no charmosíssimo bairro de Santa Tereza.

A vista e a decoração são estonteantes. Drinks exclusivos e uma comida típica brasileira com qualidade gourmet, em uma área enorme e cheia de ambientes diferenciados. O preço é meio salgado, mas vale muito a pena a visita.

Sugiro que para ir para lá, vá de táxi, pois o acesso é um pouco complicado. 


Site: www.aprazivel.com.br



JULIUS BRASSERIE

Simplesmente amo esse restaurante! Para mim é o melhor restaurante da Urca e ainda tem uma vista privilegiada!

Cozinha contemporânea, tudo pensado com muito carinho pelo chefe executivo holandês Julius. A gerente Márcia é extremante simpática e atenciosa, e a decoração da casa foi elaborada por ela mesma, configurando seu extremo bom gosto.

O prato chefe da casa é o Javali ao molho de frutas vermelhas com purê de batatas e repolho roxo, mas adoro ir lá no horário do almoço durante a semana pois sempre são oferecidas opções de prato do dia, com entrada, prato principal e expresso para fechar com chave de ouro.

Um dos pratos que mais gosto é a Moqueca! Mas peça também bruschetta de entrada e as opções de peixe são todas incríveis. Para os carnívoros também não faltam opções, como o Filé e purê de batata baroa e Filetine de Filet Mignon molho gorgonzola.
Restaurante Julius
Para sobremesa existem tortas deliciosas, inclusive diet, recomendo o petit gateau de nutella! Hummmmm
Leia mais em: JULIUS BRASSERIE
TERRA BRASILIS
Restaurante com pratos tipicamente brasileiros, local ótimo para uma refeição ou somente para pedir uns petiscos, tomar um bom chopp e apreciar a vista única do Pão de Açúcar e da Praia Vermelha! Na área externa sempre tem música ao vivo deixando o clima ainda mais descontraído.
Terra Brasilis
CONFEITARIA COLOMBO NO FORTE DE COPACABANA
A Confeitaria Colombo é um ícone do Rio de Janeiro, com a matriz no centro da cidade, em um prédio histórico, maravilhoso!
Mas o que estou aqui recomendando é uma versão menor, mas com uma vista incrível. Ele fica localizado dentro de um Forte histórico que possui um Museu e você pode visitar esse museu também de quebra, a entrada para o Forte é de R$ 4,00, e só a visita ao forte já vale a pena.
Confeitaria Colombo. Do lado direito, a Sede no Centro da cidade.
A confeitaria oferece massas, saladas, pão Petrópolis, cafés. Mas o que acho interessante são os doces lindíssimos e uns salgados enormes que você só encontra lá, os salgadinhos são tão grandes que são praticamente uma refeição.
2) Comida típica Brasileira
DO HORTO
Restaurante-bar fica localizado em um cantinho muito agradável do Rio de Janeiro, atrás do Jardim Botânico, no bairro Horto. O ambiente é muito aconchegante, principalmente nas mesinhas do lado externo que ficam sobre a sombra de árvores.
As comidas são muito gostosas e típicas, como pastel de tapioca com recheio de camarão com catupiry, bobó de camarão na moranga, pasteizinhos de caranguejo e carne seca e até pizza de tapioca. Dá pra ver que criatividade é o que não falta nesse lugar, não é mesmo? Recomendo!
BRASILEIRINHO
Até o nome do restaurante é a cara do Brasil, imagine a Comida! Com uma fachada que chama a atenção de longe e uma decoração interna muito criativa e típica, o que mais chamou minha atenção foram as luminárias, de cestos de cipó, muito criativo!
Brasileirinho
Mas a comida é muito gostosa e a equipe foi extremamente atenciosa no dia em que fui, era aniversário da minha sogra e eles deram um brownie com uma velinha para ela e vieram cantando parabéns!
Recomendo o camarão na moranga que é muito bem servido e dá para duas pessoas tranquilamente e os diversos drinks, que você pode pedir para mudar algo se não lhe agradar!
Existem dois restaurantes no Rio, mas estive no de Copacabana.
IRAJÁ GASTRÔ
Adoro esse cantinho e seus drinks lindos coloridos que só tem lá! A comida varia de tempos em tempos, mas é sempre maravilhosa.
Para entrada peça o pão do dia com manteigas, o pão vem fresquinho e as manteigas são saborosíssimas! Os pratos como falei acima estão sempre sendo alterados pelo chef da casa, mas uma boa pedida é o Menu Degustação que é elaborado na hora de acordo com as suas preferencias, o chef vem pessoalmente conversar com o cliente e montar o menu.
Irajá Gastro e seus drinks incríveis

Leia mais em IRAJÁ GASTRÔ

3) Comida Italiana
LA TRATORIA
Esse restaurante não é tão requintado, mas é um dos meus preferidos! Simplesmente adoro!
Italiano é no La Tratoria
Os pratos que são especialidade da casa, com trufas são simplesmente fantástico, adoro o Agnoloti ao funghi tartufado e meu maridão mais fã de carne sempre opta pelo Scalopini ao funghi tartufado com fettuccine. Como entrada o simples mas maravilhoso e clássico pão com alho!
Leia mais em LA TRATTORIA

CAPRICCIOSA
Para mim é a melhor pizzaria do Rio de Janeiro, acho que esse comentário já diz tudo! Hehehehhehe
Mas sério, a pizza é realmente diferenciada, massa fininha e ingredientes fresquinhos que ficam expostos para o cliente poder verificar a qualidade.
A melhor pizzaria do Rio de Janeiro- Capricciosa
Não é só de pizza que é feito esse restaurante, mas para mim a pizza de lá é diferenciada, portanto recomendo a pizza.
Leia mais em CAPRICCIOSA
I PIATTI RISTORANTE
O restaurante oferece um cardápio de comidas italiana e japonesa, mas eu recomendo a italiana, pois foi a que experimentei.
O I Piatti serve uma variedade de massas e pizzas, mas também carnes e frutos do mar, como o Camarão à Tropicalente que é um prato com camarões graúdos, com um molho a base de leite de coco, servidos dentro de um abacaxi, delicioso. E o Tornedor grelhado em redução de vinho tinto servido com talharim na manteiga e cebolinha hummmmmm!
4) Comida Mexicana
GUACAMOLE
Comida mexicana é uma opção muito atraente, principalmente pois me faz lembrar os dias perfeitos que passei nessa terrinha! E também pois não existe restaurante mexicano sem boa cerveja e drinks coloridos lindos!!! Hummmmm
Festa no Guacamole

Tudo que você conhece de comida mexicana está lá, e é muito boa! Burritos, ceviches, wraps, nachos e muito mais.

Recomendo esse restaurante para ir de noite, pois a animação é garantida, além da comida ótima, ainda possui um ambiente muito descontraído com um grupo tocando música mexicana, imperdível!
ROTA 66
Mais México, sempre é bom! Esse restaurante-bar é muito querido pelos cariocas, tanto que já tem várias sedes, a mais nova fica no bairro de Coapacabana, bem de frente para o mar na Avenida Atlântica.
México no Rio- Rota 66
Drinks deliciosos, saladas maravilhosas, nachos, wraps, tudo de muito bom!
Leia mais em ROTA 66
5) Comida Japonesa
YUMÊ
Esse restaurante é único, fabuloso! Nunca imaginava o que aconteceu quando fui nele. Localizado no Horto, você pensa que é um restaurante comum, mas tem um cantinho único dentro dele. Você passa direto pela cozinha e vai em uma área que tem o teto móvel e o chão de vidro e carpas coloridas nadando sobre os seus pés, INCRÍVEL!
A comida é muito boa, mas um pouco cara, por não ser rodízio. Vale a pena!
VIA FARANI
Esse restaurante é estilo rodízio, mas isso não reduz em nada a qualidade de sua comida. O Via Farani oferece alguns tekamaki que só tem por lá e são extremamente apetitosos, além dos tradicionais que são comumente oferecidos pelos rodízios japoneses. Sashimis e sushis livres, peixe empanado, camarão empanado com catupiry, tempura, shitake, harumakis incluindo os doces com sorvete. Resumindo é um rodízio completíssimo e vale a pena dar um confere.
6) Comida Espanhola
ENTRETAPAS
Quem não ama tapas?! Essas pequenas porçõezinhas de paraíso, e se é isso que você procura você vai encontrar no Etretapas.
Entretapas, uma boa pedida

O estabelecimento funciona como um bar à noite com os tapas e muita bebida. Mas na hora do almoço o foco é mais como restaurante e você pode provar o tão tradicional Paella.

Atenção pois os pratos são para mais de uma pessoa, mas o preço no cardápio é por pessoa, para saber o valor do prato você deve multiplicar aquele preço pela quantidade de pessoas. Recomendo para tapa os Croquetes empanados recheados de presunto ibérico envolto em molho bechamel, excelente pedida!
7) Comida Peruana
LIMA RESTOBAR
Mais um excelente restaurante do Pólo Gastronômico de Botafogo. Para você que não conhece a comida peruana esse restaurante é uma ótima opção, com muitos frutos do mar e carne!
O atendimento não poderia ser melhor, no dia em que fui era almoço e fui pela opção do almoço executivo, que sempre é uma boa pedida para economizar, além de os pratos serem incríveis. E além da refeição eles ofereceram um chá gelado tipicamente peruano, delicioso, e também pães com manteiga de ervas. Tudo muito bom!
9) Bares e Botecos
BAR DOS DESCASADOS
Amo esse cantinho, não só por ser ótimo, mas também por ser localizado no bairro de Santa Teresa. O bar todo é uma lounge, em que você fica confortavelmente nos enormes sofás degustando os petiscos únicos do local, acompanhado de um excelente espumante, um bom vinho, um drink ou mesmo uma cerveja!
Descontraído e aconchegante é o Bar dos Descasados
Ambiente muito acolhedor e é o local de espera do Restaurante Térèze, mas eu recomendo que você vá apenas para o bar mesmo, pois vale a pena! Eu pedi o Salmão marinado como pequeno prato e era excelente, acompanhado de um Chandon Rosé.
BOTEQUIM INFORMAL
Esse é um botecão clássico dos cariocas, que serve empanadas, frango à passarinho, batatas fritas com cheedar e bacon, pastéis (adoro o de calabresa com queijo) e toda essa comida de boteco que amamos!
Mas para mim o diferencial desse lugar é a feijoada, que para a noite fica meio pesado, mas para um almoço vem muito bem a calhar. Para uma experiência completa peça uma caipirinha e feche com chave de ouro.
10) Comida Francesa

PARADIS DÉLICES FRANÇAIS
Amooooooo esse lugar!!!!! É Paris em plena Copacabana!
Para provar as delícias francesas que são os macarons, você não precisa mais ter saído do Brasil, agora temos disponíveis aqui mesmo! E o que é melhor, o Paradis ainda mescla essa maravilha com os sabores tradicionais e únicos da nossa terra.
Um paraíso colorido- Paradis
O que mais gosto desse lugar são as tantas cores e a alegria do lugar, você nem precisa comer nada para se sentir mais feliz com a presença de tantas cores.
O local oferece além dos macarons, chocolates de qualidade, cafés, espumantes, sorvetes e também disponibiliza torres de macarrons para eventos.
Leia mais em PARADIS
SANTA SATISFAÇÃO
Para você literalmente ter uma santa satisfação, visite pelo menos uma vez esse bistrô!
Esse cantinho está em uma disputa forte pelos meus preferidos. A quantidade de pratos diferentes e deliciosos que são oferecidos lá é impressionante, todos os dias são apresentados novos pratos no menu do dia e sempre são maravilhosos, principalmente os de camarão, que nunca falta por lá!
Tenha uma Santa Satisfação
Na carta tradicional, o Santa oferece saladas, omeletes, massas, salgados e sobremesas.
Recomendo o Omelete de camarão que vem com uma cestinha de parmesão com salada, o Farfalle de Roma, a Salada Primavera e para sobremesa o Bolo de rolo com goiabada derretida, hummmmm!
Leia mais em SANTA SATISFAÇÃO

11) Comida Portuguesa

ALFAIA
O Alfaia é um restaurante tradicional português localizado no queridinho bairro de Copacabana. Com a decoração encantadoramente portuguesa com aqueles azulejos brancos e azuis que conhecemos, mas um ambiente exclusivo, pois o restaurante não é muito grande.
Comida Portuguesa tradicional
Recomendo de entrada a couvert, que pode vir com porção de bolinhos de bacalhau, é só falar que gostaria, para prato principal recomendo o camarão com catupiry, mas se quiser uma experiência mais portuguesa são oferecidos vários pratos com bacalhau e de sobremesa um Pastel de Belém!
Leia mais em ALFAIA
CADEG
Esse é o mercado gourmet do Rio de Janeiro e te oferece uma experiência única em vários sentidos, você não vai se arrepender.
Para começar o local é também um mercado de flores e todos os dias bem cedinho está repleto de flores fresquinhas, tudo lindo! Para melhorar diversas degustações de vinhos e espumantes por todo o mercado, que tem diversas lojas fornecedoras desses produtos com preços bem mais em conta. Diversas noivas buscam o estoque das suas festas de casamento por lá. Lojas de cervejas gourmet originárias do mundo todo, lojinhas com frutas e verduras fresquinhas e todos os ingredientes que um chef procura para o seu estabelecimento, ou para você que gosta de cozinhar, como: frios, azeites, trufas, cogumelos, pães, queijos, temperos, molhos, licores. Bem um mundo de coisas.
Muitas experiências para toso os seus sentidos no CADEG
Para fechar com chave de ouro uma experiência bem portuguesa, em uma área que fica na parte externa, com toldos coloridos e um fado para animar o povo. Esse cantinho é bastante animado, apesar de para comer eu não recomendar muito, pois fica muito quente e só aceitarem dinheiro, peça um doce típico, curta o ambiente e siga para outro restaurante com ar condicionado.
Mais um pouquinho de CADEG para nós
Para almoçar recomendo o Empório Gourmet Show. Peça os petiscos diferentes como o Bobó-ta pra Fritar, Croquete com recheio de queijo e molho de pimenta. Para almoçar Bacalhau Gratinado de Bragança e uma bela Paulaner ou um vinho branco! Desça na loja e se esbalde nos vinhos e produtos gourmets!
Mercado Gourmet Show no CADEG
Leia mais em CADEG

Espero que gostem das dicas, as possibilidades são infinitas no Rio de Janeiro, leiam mais em: RESTAURANTES DO RIO DE JANEIRO.
Beijos da Di.

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!