Roteiro em Buenos Aires

Estivemos em Buenos Aires em Abril de 2010, numa viagem de 9 dias e resolvemos planejar tudo por nossa conta. Não sei quanto a vocês, mas nunca curtimos muito ficarmos presos a roteiros turísticos, preferimos montar nossos roteiros e desbravar a cidade!
E foi assim com BsAs, nos hospedamos no Hostel El Firulete, pela sua boa localização (na Maipu, próxima a 9 de Julio, Corrientes e Florida), bem próximo a um dos cartões postais da cidade: O Obelisco!

Outro local bem próximo era o bairro de Puerto Madero, um dos bairros mais modernos e limpos de Buenos, com sua belíssima Ponte de la Mujer e bons restaurantes, e também a maravilhosa sorveteria Freddo, com seus tentadores sorvetes de Dulce de Leche, fiquei viciada no Tramontana, com doce de leite e pedaços de biscoitos de chocolate…ai, ai…mas, voltando a Puerto Madero, passear por suas ruas é um programa super agradável, principalmente ao final do dia, o melhor restaurante que fomos por lá foi o Bahia Madero, tudo muito gostoso!! Subimos pela Av. Córdoba até as Galerias Pacífico, um belíssimo shopping com um teto encantador, relembrando as obras de Leonardo da Vinci. só não gostei de uma coisa, os restaurantes serviam seus pratos com talheres descartáveis, num ambiente super chic…inaceitável para gente, como cortar um bife de chorizo com talher de plástico?? Enfim, “alugamos” talheres de verdade e recebemos nosso dinheiro de volta ao devolvê-lo, será comum o furto de talheres? 🙁
Depois do jantar nos deparamos com outra delícia argentina, os alfajor Abuela Goye, da região da Patagônia, é, a disputa ia ser acerrada, Havanna ou Abuela?? Próximo as Galerais Pacífico, fica a movimentada Rua Florida, que à noite recebe muitos artistas locais, vendedores ambulantes, um verdadeira feira a céu aberto.


 Nesta viagem conhecemos o ótimo serviço dos ônibus turísticos panorâmicos e com narração em vários idiomas, a experiência foi positiva, assim podemos conhecer um pouco mais da história da cidade, funciona da seguinte forma, você compra o ticket de 24hs ou 48hs,o qual te dá direito a andar no ônibus por este período, parando nos pontos específicos. Esse serviço existe em várias cidades do mundo, é uma boa forma de começar a conhecer a cidade, você tem uma visão geral e depois volta aos pontos mais interessantes. Começamos pela Avenida del Mayo, passando pela Casa Rosada, Congresso Nacional, San Telmo, Catedral de BsAs, Caminito, Estádio do Boca Juniors, Puerto, Plaza San Martín, Recoleta, Jardin Zoológico, Teatro Colón, entre outros pontos.

Aproveitamos o segundo dia do nosso ticket e fomos direto para o Caminito, o característico bairro, com suas casas coloridas, dançarinos de tango e artistas locais, tudo muito bonitinho, mas, achei um pouquinho perigoso, confesso que fiquei meio “cabreira”, mas, por ser muito turístico, é bom sempre andar com cuidado nessa região. Seguimos para a Av. Santa Fé, uma avenida super movimentada e com muitas lojas, almoçamos numa típica “Churrascaria”, La Estancia, super indicada, cortes de carnes deliciosos e, talheres de verdade!!!! Após algumas comprinhas, fomos conhecer a Barbie Store, pra quem em filhas meninas, vale a pena um pulinho lá, fica na Scalabrini Ortiz, 1370, a loja é linda, com roupinhas da Barbie para as crianças, um café com doces decorado da Barbie, linda!! Nossa parada seguinte seria a maior livraria da América Latina, El Ateneo, que fica na Santa Fé, encantadora por sinal, a livraria funciona dentro de um antigo teatro, e ainda mantém os camarotes e o palco, vale a visita, o interior da livraria é lindo.

Um dos lugares mais bacanas que conhecemos em Buenos Aires foi o Café Tortoni, na Av. del Mayo, um símbolo da cidade, inaugurado em 1858, é o bar mais antigo da cidade, seu estilo arquitetônico e decorativo, vitrais no teto, forro de madeira, espelhos bisotados e lustres da época, influenciou as feições dos bares de Buenos Aires, além de café, também tem shows de tango, o café tornou-se hoje um ponto turístico da cidade!

De metrô seguimos do microcentro aos bairros de Palermo e Recoleta, e descobrimos dois CG (Centro Gastronômico)  nesses bairros, a intenção era conhecer um, mas acabamos optando pelos dois!! Pegamos o metrô e descemos na estação de Palermo, seguimos em direção ao 1º CG, o de Recoleta, tudo muito bonito, muitos bares e restaurantes, um atrás do outro. É uma boa opção para ir à noite, bem movimentado e com várias opções. De lá seguimos até o próximo CG, em Palermo Chico, cruzamos todas as ruazinhas de Palermo até chegarmos aos restaurantes, aqui é tudo mais espalhado, não estão concentrados em um único ponto, rodamos e escolhemos uma “Cantina Italiana”, bem charmosa, quando entramos, tinha uma exposição de arte no local, tudo de muito bom gosto! Entradas maravilhosas, em Buenos, é comum os restaurantes oferecerem o “couvert” sem você pedir, uma dica, coma, porque eles incluem o preço na conta, você comendo ou não! Mas, voltando ao nosso almoço, o som estava muito agradável, quando no meio do almoço escutamos uma melodia conhecida, era o som de Fagner cantado em espanhol por um artista local, olha que coincidência gostosa: nós dois cearenses, num restaurante italiano em Buenos Aires, escutando outro cearense mas em espanhol!! 



Há muito o que se fazer em Buenos Aires, mas a  melhor forma de conhecê-la é a pé! Descubra a sua Buenos Aires!!! E deixe alguns pesos para o Free Shop, o do embarque no Ezeiza é gigantesco, vale a pena chegar umas horas antes no aeroporto para poder visitá-lo com calma!!


O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!