10 programas imperdíveis em Fortaleza

Fortaleza está entre as cidades mais procuradas para turismo no Brasil. Em 2019, a capital do Ceará foi a 5ª capital do país e a 1ª do Nordeste em número de visitantes internacionais, de acordo com a Anac.

MAIS DICAS DO QUE FAZER EM FORTALEZA? VEJA AQUI!

Mas o que atrai tantos turistas? Não tem como pensar em Fortaleza, sem pensar em praias! É provável que a maioria das pessoas que escolhem Fortaleza como destino de férias, pensam no Sol e nas praias! Mas Fortaleza tem muito mais a oferecer: programas culturais, históricos, turismo de experiência, de natureza e gastronomia. Entre tantos atrativos, confiram nossa lista com 10 programas imperdíveis em Fortaleza.

1- PASSEIO DE ESCUNA NA ORLA DE FORTALEZA

O mar da Beira Mar atrai muitos adeptos de esportes náuticos, como Windsuf, SUP, caiaque. Mas outra forma de estar no mar, é fazer um passeio de escuna pela orla. As escunas saem diariamente da Praia do Mucuripe, próximo ao Mercado dos Peixes, em dois horários, 10hs e 16hs. De fato, é bem interessante ter a visão de pontos turísticos. Entre eles, a Praia do Meireles, Praia de Iracema, Catedral Metropolitana de Fortaleza, Mercado Central, Ponte dos Ingleses. No mar, navios encalhados, como o americano  Mara Hope, que acabou virando um cartão postal da cidade. O passeio faz uma parada de 20 minutos para banho de mar em frente ao Hotel Marina Park. A saber, ele tem formato de transatlântico, e da escuna dá para ter uma boa visão do formato. Dependendo da época, e da sorte, golfinhos podem ser vistos!    

2- MERCADO DOS PEIXES

Para quem não sabe, na década de 60 na região do Mercado dos Peixes existia uma colônia de pescadores, alguns ainda mantem suas casas até hoje. Com o intuito de facilitar o comércio dos pescadores, a Prefeitura construiu boxes e distribuiu entre eles. O Mercado é bem tradicional para quem procura peixes frescos em Fortaleza, mas se essa for a sua intenção, chegue cedo, as barcas chegam por volta de 5hs da manhã! Aliás, outra opção é comer o peixe ali mesmo! Depois do comércio, mesinhas tomam conta do calçadão e você pode comprar seu marisco e pedir para fazer ali mesmo! Super recomendo fazer isso após o passeio de escuna, ou, chegue antes do pôr do sol, e aprecie a vista da orla da Beira Mar!  

3- PÔR DO SOL NA PRAIA DE IRACEMA

Falando em pôr do Sol, impossível escolher o local mais bonito em Fortaleza! Mas uma experiência inesquecível e imperdível, é apreciar o pôr do sol na Praia de Iracema. A Praia de Iracema é um bairro ícone de Fortaleza, da antiga boêmia, berço de grandes artistas e intelectuais. Inegavelmente, a Praia dos Crush, acabou virando ponto de encontro nos finais de tarde e tornou-se mais uma praia urbana na cidade bastante frequentada por moradores.

Fortaleza e suas cores

4- PROJETO PÔR DO SOL DE FORTALEZA

Esse é um Projeto da Secretaria do Turismo de Fortaleza. Todos os domingos, ao pôr do Sol, o pianista Felipe Adjafre se apresenta na Beira Mar, com artistas locais convidados. O projeto é uma forma de incentivar nos moradores o gosto pela música e pelo piano. Para 2020, o Projeto Pôr do Sol de Fortaleza ia ser levado para a Barra do Ceará. Devido ao isolamento social, Felipe vem se apresentando ao vivo no seu Instagram.

5- PRAIA DO FUTURO

A Praia do Futuro foi considerada por muitos anos pelos moradores como a praia urbana de Fortaleza, pois anteriormente era a praia que íamos para tomar banho de mar. Na PF, como é carinhosamente chamada, encontramos as tradicionais barracas de praia de Fortaleza, algumas são verdadeiros complexos, com estruturas que vão além de Restaurantes, como área para crianças, lojas, piscinas, SPA, aulas de surf, entre outros serviços. E se a Praia de Iracema tem um pôr do sol imperdível, uma experiência inesquecível é ver o nascer da Lua na Praia do Futuro, de dentro do mar.  

6- FEIRINHA DA BEIRA MAR

Fortaleza e a feirinha

Mais um ícone de Fortaleza, a Feirinha é parada obrigatória tanto para turistas quanto para moradores. Sempre dou um pulinho para conferir as novidades, lá você encontra desde souvenir típicos do Ceará, como biquínis, roupas, objetos e decoração e até camisas de times de futebol! Um verdadeiro shopping a céu aberto! Duvido você conseguir ir embora de Fortaleza sem uma lembrancinha comprada na Feirinha! Devido às obras da Beira Mar, a Feirinha que funcionava próximo ao Naútico, foi transferida para a esquina da Av. Rui Barbosa com Av. Historiador Raimundo Girão, mais precisamente ao lado do Boteco Praia. E devido à pandemia pela qual o mundo está passando, a Feirinha está nesse período online! Você pode conferir todos os produtos e ainda ajudar os trabalhadores que precisam!

7- CAMINHADA A PÉ NO CENTRO DE FORTALEZA

Para quem gosta de programas culturais, fazer uma caminhada a pé pelo centro de Fortaleza é garantia de vivenciar muita história. O Centro de Fortaleza tem um grande patrimônio cultural, começando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, uma das áreas mais preservadas do centro histórico. Desde 1995, o turismólogo Gérson Linhares organiza roteiros para explorar a pé o Centro de Fortaleza no projeto “Fortaleza a Pé”.

Os passeios são gratuitos e além do Centro, tem quase 30 opções de Roteiros, entre eles o do Bode Ioió! Quem já ouviu falar dele? O Bode Ioió é um figura ícone de Fortaleza. Mas vou deixar você curioso sobre ele, e saber tudo no tour a pé! Só para deixar um gostinho de curiosidade, o bode foi trazido para Fortaleza por retirantes que fugiam da seca de 1915. E de tanto perambular pelo Centro, o bode ficou famoso e acabou atraindo a atenção de artistas e escritores da época. O bode teve seu auge na cidade quando teve sua candidatura a vereador registrada pelos intelectuais, e não é que se pudesse ele teria ganho o cargo já que recebeu dezenas de votos!  

8- CATEDRAL DE FORTALEZA

Ainda no Centro, visitar a Catedral Metropolitana entra na nossa lista de programas imperdíveis para quem gosta de arquitetura. Ande com calma ao redor e aprecie suas torres, que chegam a 75 metros de altura, e os vitrais coloridos, imponentes e lindos! Se tiver a oportunidade de ir à noite, ficará ainda mais deslumbrado! O projeto da Catedral Metropolitana de Fortaleza foi assinado pelo arquiteto francês Georges Maunier, e apesar da semelhança, na minha opinião, com a Catedral de Notre Dame de Paris, o estilo traz referências às Catedrais de Colônia, na Alemanha e de Chartres, na França.  

9- PARQUE ESTADUAL DO COCÓ

Fortaleza parque do cocó

O Parque Estadual do Cocó é o quarto maior parque urbano do Brasil e da América Latina. Com uma área de conservação da vida natural de de 1.575 hectares, passa por 15 bairros de Fortaleza! Trilhas guiadas, passeios de barco no Rio Cocó, piqueniques, entre outras atividades fazem desse parque ponto de encontro, principalmente aos finais de semana, de Fortalezenses. O parque é de grande importância, tanto para os moradores que encontram um espaço de contato com a natureza em meio à cidade grande, quanto para os turistas que procuram ecoturismo. O Parque tem vários acesso, sendo o mais comum o que fica na Av. Padre Antônio Tomás, onde está localizado o anfiteatro! Pra sentir a natureza de perto, ter contato com a natureza ou apenas relaxar, não deixe de visitar o Parque do Cocó.

10- MUSEU DA FOTOGRAFIA

Para finalizar nossa lista de programas imperdíveis, o Museu da Fotografia. Inaugurado em 2017, o Museu possui um acervo de 2 mil obras da coleção particular do idealizador Silvio Frota e foi um verdadeiro presente para cidade de Fortaleza. A galeria de 2.500 metros quadrados, é o maior Museu de Fotografia do país. Localizado no bairro da Varjota, oferece além de exposições temporárias e permanentes, aulas e palestras relacionados à fotografia. Para os amantes da Fotografia, o Museu é uma oportunidade de bons aprendizados!

PLUS: O Aplicativo Viver Fortaleza, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo de Fortaleza, traz dicas de programas na cidade, agenda cultural, experiências, mapa com caixas eletrônicos e Restaurantes, entre outras dicas de Fortaleza!


CONFIRA AQUI O MAPA COM TODOS OS PONTOS DESSE POST!!!


Gostou desse post? Saiba que você pode colaborar com o Blog Vamos Viajar. Ao fazer suas reservas com nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão!!

Para reservas de Hotéis, indicamos o Booking.com;

Para comprar seu chip de telefone internacional, indicamos o Viaje Conectado.

17 thoughts on “10 programas imperdíveis em Fortaleza

  1. O que eu mais gostei em Fortaleza foi a Praia do Futuro. Mas senti falta do Museu Dragão do Mar na sua lista. Achei bem legal. Queria ter feito. Não fiz esse passeio de escuna e o projeto do pôr do Sol com o Piano acho que não tinha a uns 9 anos atrás, quando fui com meu marido (namorado na época). Na praia do Futuro vale citar a barraca do Chico do Carangueijo. AMEIIIII!

  2. Adorei o post. Realmente é uma cidade com tantas coisas boas para fazer que caberia até em outro post né?kkkk

    1. rs, verdade!!! Vamos fazer, afinal, depois dessa pandemia, viajar pela nossa cidade e no nosso Estado vai ser nossa prioridade!

    1. Obrigada!! Ah, é sim, eu quando vou viajar gosto de pegar dicas de quem mora no local, acho que assim conseguimos ter um turismo mais real!!!

  3. Ainda não conheço Fortaleza, embora já esteja na minha lista de destinos! Amei conhecer pelo seu post e fiquei encantada com as fotos dos diferentes locais para se ver o por do sol!

  4. Uma cidade que gostamos de visitar, mas que acabamos sempre ficando pouco tempo e indo para as praias do Ceará. Gostei dessa lista. Faltam algumas coisas para conhecer. Vou usar o post na próxima visita.

    1. Oba, sim, Fortaleza vai muito além das praias! Que são belas por sinal!!! Salva sim, e se precisar de dicas é só pedir!!

  5. Tem anos que não vou pra Fortaleza!! Depois a isso tudo passar, com certeza vou voltar a explorar mais os destinos nacionais, principalmente, o Nordeste! Adoro!

  6. Quando estive em Fortaleza me hospedei na praia do Futuro e, embora seja um pouco longe do centro, gostei muito! Dos programas citados nos Post, os únicos que não fiz foram o passeio de escuna e o projeto por do sol, que ainda não existia na época! Adorei o post!

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!