O que fazer em Fortaleza

Quando falamos em Fortaleza, a primeira coisa que vem à mente são as praias, claro!! E não poderia deixar de ser já que o Ceará tem 570 km de litoral e em Fortaleza são 34 km de areia. Mas quem aqui chega também tem outras opções de diversão, quer saber? Vem com a gente, e vamos viajar!!
o que fazer em Fortaleza
Vista da Beira Mar de Fortaleza

Confira aqui 10 programas imperdíveis em Fortaleza!

PRAIAS URBANAS

A Praia do Futuro é a mais adequada para banhistas, e aqui você vai encontrar também váááárias barracas de praias, com boa estrutura para crianças, como a Crocobeach, ou para a paquera e prática de esportes aquáticos, como é o caso da Guarderia Brasil, bem procurada por velejadores de windsurf e kitesurf, e aos sábados sempre rola uma festinha muito boa no Sunset. Outra barraca que gosto muito é a do Villa Galé, por ser bem tranquila, ideal para pegar sol na tranquilidade. Vira Verão e América do Sol são bem conhecidas, mas já não curto muito pois as cadeiras de sol são muito próximas umas das outras e você não fica muito à vontade. Já para quem curte agito, a Órbita Blue é uma boa pedida!
o que fazer em Fortaleza
Guarderia Brasil
Sunset na Guarderia Brasil
o que fazer em Fortaleza
Vila Galé, Praia do Futuro
Dia de quinta-feira, a caranguejada é tradicional. Mas, não aconselhamos as barracas da Praia do Futuro à noite, pois é bem perigoso andar por lá depois das 17hs, a não ser que você esteja em uma excursão com muitas pessoas, mas para ir sozinho não é muito aconselhável. Mas nem se preocupe, em qualquer canto da cidade tem caranguejo dia de quinta-feira!! rsrsrs
Quinta-feira é dia de Caranguejo
A Beira Mar tem fama de não ser muito adequada para banhistas, nesse site você pode verificar a situação de cada praia. Como moramos próximo, acabamos nos aproximando da praia ultimamente! Luiz costuma velejar ou nadar, eu também gosto de tomar banho de sol e de mar.
A Praia de Iracema, antigo bairro da boêmia fortalezense, é perfeita para a prática de esportes, como skate, patins, caminhada ou SUP. Um ponto de encontro de fortalezenzes ao final do dia no bairro é a  Praia dos Crush.
Para fechar o dia, curta o belíssimo pôr do sol na Praia de Iracema, ou em um dos espigões da Beira Mar, ou em um passeio de escuna. As duas vezes que fizemos esse passeio foi à tarde, para poder apreciar o pôr do sol do mar! Ver Fortaleza por essa outra perspectiva do mar, é imperdível! Ah, você já deve ter ouvido falar da Ponte Metálica, mas não é muito aconselhável, pois o local está meio abandonado e bem perigoso, infelizmente… Mas a Praia de Iracema deve passar por uma revitalização em breve!
o que fazer em Fortaleza beira mar
Vista da Beira Mar
o que fazer em Fortaleza -praia de iracema
Praia de Iracema
Pôr do sol visto do final da Beira Mar

Um outro local que aconselhamos para ver o Pôr do Sol é do Iate Clube, quem for fão de esportes náuticos, pode aproveitar e fazer aulas de hobie cat, Ali ao lado, tem o Mercado dos Peixes, onde você pode comprar seu marisco e ali mesmo pedir pra fazer. Após as 17hs, mesinhas tomam conta do calçadão!

BATE E VOLTA DE FORTALEZA

Para um bate e volta, a Porto das Dunas, onde tem o parque aquático Beach Park e a Praia do Cumbuco são bem próxima a Fortaleza, onde você encontra algumas barracas e muita gente praticando kitesurf, além disso,você pode fazer um passeio e buggy pelas dunas e terminar com o skibunda (descida das dunas num pedaço de madeira chegando na lagoa). Além de toda a beleza das praias, o Cumbuco também tem muitas opções de restaurantes, e muitos com culinária internacional, como tailandesa, alemã e italiana.

Além dessas praias bem próximas, costumamos passar o dia em algumas praias um pouco mais distantes, como Taíba e Paracuru, que em média você leva 1h30min de carro. Já outras praias como Flexeiras, Mundaú, ficam um pouco distantes para fazer um Day Trip.
Praia da Taíba
Além das praias, também encontramos algumas lagoas, próximo à Praia do Cumbuco temos a Lagoa do Banana, onde você  pode andar de Jetsky ou de banana boat (bem divertido!!) e a Lagoa do Cauípe bem procurada pra quem quer praticar kitesurf. A Lagoa do Colosso não está perto de nenhuma praia, e sim no meio da cidade, um cantinho de tranquilidade onde temos o Colosso Wake Parque, uma espécie de clube com aulas e aluguel de wakeboard e SUP, aos sábados também rola festinhas no pôr do sol.

Pôr do sol na Lagoa do Colosso

CULTURA E HISTÓRIA

Saindo das praias, Fortaleza oferece muitas opções para quem quer conhecer mais da história e cultura. Alguns pontos tradicionais para um roteiro histórico e cultural são: Catedral Metropolitana de Fortaleza, Paço Municipal, Centro Cultural Banco do Nordeste, Praça dos Leões, Academia Cearense de Letras, Igreja do Rosário (onde Major Facundo está enterrado em pé, sabiam? Soube disso pelo Secretário do Turismo de Fortaleza,  Alexandre Pereira), Teatro São José, Museu do Ceará, Praça do Ferreira,  Passeio Público (que tem uma feijoada maravilhosa!), Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

Catedral de Fortaleza. Créditos: http://www.blogdatarde.com
Outro ponto que merece destaque é o Centro Cultural Dragão do Mar, um complexo com exposições permanentes, planetário, cinemas, restaurantes, bares e cafés. Vá durante o dia, para aproveitar todas as opções culturais, e à noite para curtir os bares e restaurantes, que ocupam galpões restaurados no entorno do Dragão. Uma boa opção é o Café Santa Clara Café, no primeiro piso do Dragão, com uma infinidade de cafés diferentes (adoro o  café com nutella e o capuccino gelado!!), tapiocas recheadas, crepes, cuscuz, e muitas outras comidinhas gostosas! Ao redor do Dragão também encontramos algumas boites como o Órbita Bar (quinta e domingo são meus dias preferidos), infelizmente fechou em 2020.
Centro Cultural Dragão do Mar. Créditos: http://www.cnod2014.org
E não podemos falar de cultura, sem falar do Theatro José de Alencar, com sua arquitetura de ferro, é uma boa pedida, e uma boa forma de conhecê-lo é com a visita guiada, que acontece de hora em hora, a partir das 8h. É um programa para todas as idades e um percurso diferenciado pela edificação de 1910: o foyer, o porão e os jardins de Burle Marx. Para mais informações, ligue: (85) 3101.2567/ 3101.2583. Outro teatro que tenho frequentado bastante é o Teatro do Via Sul, onde seus lustres e móveis foram trazidos de Paris, uma teatro muito agradável e que sempre está com boas peças em cartaz.

ARTESANATO

Outra atração da Beira Mar é a Feirinha de Artesanato que acontece diariamente a partir das 16:30hs, em frente ao Clube do Náutico, devido às obas na Beira Mar. Devido às obras da Beira Mar, a Feirinha está agora em frente ao Ideal Clube. Lá você vai encontrar desde lembranças da cidade, até as deliciosas castanhas de caju!!
No Mercado Central, você encontra quase 600 lojas que vão de cachaças, castanhas e rapaduras, a artigos de couro, rendas e bordados. Uma Feirinha da Beira Mar em proporções maiores! Fica ao lado da Catedral de Fortaleza, vá com calma e passei por todos os andares. Se quiser provar a típica comida nordestina, lá você também encontra!
Outros ponto que você pode encontrar o tradicional artesanato local são: CeArt, Centro de Turismo e na Avenida Monsenhor Tabosa.
Para compras Fortaleza também tem muitas opções, como a conhecida Monsenhor Tabosa, onde encontramos muitos produtos de fábricas locais, principalmente sapatos e bolsas de couro, rasteirinhas e lembranças em geral. Já quem procura algo mais sofisticado, gosto das lojas ao longo da Avenida Dom Luiz, do Shopping Aldeota, Aldeota Open Mall, RioMar e Del Paseo. Geralmente me limito a estes shoppings, mas, o maior de Fortaleza é o Shopping Iguatemi, com muitas grifes conhecidas, restaurantes e cinemas.

Av. Monsenhor Tabosa

NATUREZA

Para quem procura experiências ao ar livre, experimente pegar uma bicicleta compartilhada e aproveite as ciclovias. São vários pontos de retirada e você pode curtir além das ciclofaixas, os parques e praças da cidade:

Alguns desses são: Parque do Cocó, Parque Adahil Barreto, Parque Otacílio Teixeira Lima Neto, Lago Jacarey, Parque Bisão, Parque Rio Branco e Parque da Liberdade- Cidade da Criança.

Uma ótima maneira de conhecer estes e outros pontos turísticos de Fortaleza, é a bordo do Fortaleza Bus, o ônibus turístico da cidade! Já fizemos esse tour duas vezes e é uma excelente escolha par ter uma visão geral da cidade.

Além desses programas, indicamos alguns restaurantes que frequentamos e adoramos!!!

Quer saber mais de Fortaleza? Mande um e-mail pra gente: contato@blogvamosviajar.com


Gostou desse post? Saiba que você pode colaborar com o Blog Vamos Viajar. Ao fazer suas reservas com nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão!!

Para reservas de Hotéis, indicamos o Booking.com;

Para comprar seu chip de telefone internacional, indicamos o Viaje Conectado.

2 thoughts on “O que fazer em Fortaleza

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!