O que fazer em Fortaleza

O que fazer em Fortaleza
O que fazer em Fortaleza? Post atualizado em 18.12.17

 

O que fazer em Fortaleza, um dos destinos nacionais mais procurados para férias? É unânime que parte do sucesso da cidade é devido principalmente ao clima. Com as temperaturas acima dos 26º na maior parte do ano, é garantia de sol nas suas férias. 

Devido a esse clima, quando falamos em Fortaleza a primeira coisa que nos vem à mente são as praias, claro!! E não poderia deixar de ser pois o Ceará tem 570 km de litoral e só em Fortaleza são 34! Mas quem aqui chega também tem outras opções de diversão. Quer saber o que fazer em Fortaleza? Vem com a gente e vamos viajar!!

Vista da Beira Mar de Fortaleza

Praias

Em Fortaleza encontramos algumas praias urbanas como a Beira Mar, Praia de Iracema e Praia do Futuro. 

Praia do Futuro: É a mais adequada para banhistas. Aqui encontramos uma melhor estrutura de barracas de praias de acordo com o seu estilo. Tem opção para crianças, como a Crocobeach ou a do Hotel Villa Galé, que é super tranquila. Para quem quer paquerar, Santa Praia, Guarderia Brasil e Órbita Blue. Já para a prática de esportes aquáticos, temos a Barung e a Guarderia Brasil, para surfistas e velejadores. A Vira Verão e América do Sol são barracas bem conhecidas. Não curto muito essas pois as cadeiras de sol são bem próximas umas das outras. Assim não fico muito à vontade. 

Guarderia Brasil

Praia de Iracema: compreende o lado Oeste da Orla no bairro Meireles. Ao final do calçadão, próximo à Igrejinha da Praia de Iracema, é ponto de aluguel de patins e bicicletas. De um tempo pra cá, o trecho da praia entre o espigão da João Cordeiro e a Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica) vem sendo conhecida como a “Praia dos Crush” (bem lembrado pela Tereza do Tribo Trips!) e ganha a cada dia mais adeptos. Já começamos a ver os próprios locais frequentando. Nos finais de semana é bem comum vê-los com seus guarda-sóis e cadeiras de praia. O pôr do sol naquele ponto é imperdível!!! Luiz costuma nadar e velejar. Por ser perto de casa, para mim acaba sendo opção para tomar banho de sol e de mar. Nesse trecho está localizado um dos letreiros que a Prefeitura de Fortaleza colocou na cidade, este tem a palavra FORTALEZA. 

  • Atenção: Até um tempo atrás a Praia de Iracema e Beira Mar não eram tão adequadas para banho, agora já estão ok. Mas aconselhamos que você acompanhe as áreas próprias/impróprias para banho no Boletim da Semace aqui.   
Vista da Beira Mar

Beira Mar: A prática de esportes é bem comum na orla de Fortaleza. Ao longo da Beira Mar encontramos os adeptos dos patins, skate, caminhada, SUP, caiaque e no mar, surfistas e velejadores. Na Beira Mar está a tradicional Feirinha de Artesanato que acontece diariamente a partir das 16:30hs em frente ao Clube do Náutico. Encontramos desde lembranças da cidade, biquínis, rendas, até as deliciosas castanhas de caju!! Em direção ao lado leste, no final da Beira Mar, está o Mercado dos Peixes. Alguns boxes vendem camarões e mariscos em geral. Caso deseje, pode pedir para fazer lá mesmo em algum dos restaurantes. É uma boa opção para o final de tarde, mas chegue cedo pois as mesas costumam ser bem concorridas. Bem próximo encontramos o letreiro CEARÁ.    

Praia de Iracema, apesar de não muito apropriado ao banho,vez ou outra arriscamos um mergulho

Para ver a orla por outro ângulo…

Outro passeio bem legal e que super indicamos na orla é o passeio de escuna ao pôr do sol. As escunas saem da Beira Mar e vão até o Hotel Marina Park, retornando ao mesmo ponto de partida. São oferecidos dois horários, um pela manhã e outro ao final da tarde, sugerimos o segundo horário. Ahhh, você já deve ter ouvido falar da Ponte Metálica, mas não é muito aconselhável. O local está meio abandonado e bem perigoso, infelizmente.  Outra opção para apreciar a orla é alugar uma bike compartilhada, a Bicicletar. Existem alguns pontos espalhados na cidade e você pode verificar mais informações aqui.

Pôr do sol visto do final da Beira Mar

Tradicional na Praia

Dia de quinta-feira, a caranguejada é tradicional nas barracas da Praia do Futuro. Porém não aconselhamos muito frequentar esta área à noite, a não ser que você esteja em uma excursão com muitas pessoas. Para ir sozinho não é muito aconselhável. Além disso, em qualquer outro lugar da cidade tem caranguejo dia de quinta-feira!! Uma opção é o Dom Pastel, que oferece o caranguejo e uma infinidade de outros pratos com o marisco, como pastéis.

Parques de Fortaleza

Os parques em Fortaleza, sejam eles aquáticos ou não, acabam sendo mais uma opção para quem quer curtir o dia ao ar livre sem precisar estar na praia.

Parque do Cocó: Para uma caminhada, pic nic ou apenas passear. O Parque do Cocó é o quarto maior parque urbano do Brasil. É daqueles lugares que frequento quando quero caminhar longe de qualquer agito, observando a natureza e os animais ao redor (já vi soim, aves e até raposa). Aos domingos é comum ter algum evento gratuito para crianças, e percebemos muitas pessoas que vão para lá fazer pic nic ou ensaios fotográficos. Vale a pena!! Aqui também encontramos um letreiro. Esse tem a palavra COCÓ. 

Beach Park: Localizado no município de Aquiraz, a cerca de 26 km de Fortaleza, o Beach Park é considerado o melhor parque aquático da América Latina e o segundo melhor do mundo. Diversos toboáguas, bóias, piscinas com correnteza e ondas garantem a diversão para crianças e adultos. Para os mais corajosos, o Insano é o maior e mais temido toboágua do complexo. São cerca de 41 metros em queda livre de no máximo 6 segundos, vai encarar? Eu fui uma única vez para nunca mais, rs, confesso!! Não tenho mais coragem, apesar da sensação ser incrível!!!! As entradas podem ser adquiridas na bilheteria do local, pela internet ou em quiosques de venda localizado na Praia de Iracema.

Foto: Tribuna do Ceará.

Caso você não queira entrar no Parque, pode curtir a Barraca que fica na área externa, na Praia do Porto das Dunas. O caranguejo é um dos mais indicados.    

Parque Engenhoca: Também localizado no município de Aquiraz, o Engenhoca é um parque em meio a uma área de extensa natureza, que abrange três ecossistemas: praia, sertão e manguezal.  É ideal para ir com crianças, mas é um lugar que também agrada os adultos. As atrações envolvem tirolesa, arvorismo, caiaque, pedalinho e muita cultura, como o Museu do Engenho Colonial e das ruínas Jesuíticas datadas de 1927 que se encontram na propriedade.

I-Park: Localizado na cidade de Maranguape, a cerca de 30km do Centro de Fortaleza, o I-Park funciona onde antes havia o Museu da Cachaça do Grupo Ypióca. É uma opção para adolescentes, já que as atrações são, digamos, bem radicais e envolvem muita aventura, como a tirolesa do penhasco, wakeboard e high jump!! Com o ingresso simples, cada atividade é paga a parte, a partir de R$ 7,00. Você pode comprar também a pulseira que dá direito às atividades desportivas ilimitadamente (exceto passeio de pônei).

Bate e volta a partir de Fortaleza

Para um bate e volta a partir de Fortaleza, recomendamos a praia do Porto das Dunas, Cumbuco, Taíba, Paracuru, Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada.

No Porto das Dunas é onde tem o parque aquático Beach Park.

Na Praia do Cumbuco, você encontra também barracas de praia, como o Kitecabana, Vila Coqueiros e Duro Beach e muita gente praticando kitesurf. Para quem quer aventura, pode fazer um passeio e buggy pelas dunas e terminar com o skibunda (descida das dunas num pedaço de madeira chegando na lagoa). Além de toda a beleza das praias, o Cumbuco também tem muitas opções de restaurantes, e muitos com culinária internacional, como tailandesa, alemã e italiana.

Além dessas praias bem próximas, costumamos passar o dia em algumas praias um pouco mais distantes, mas que levam em média 1h30min de carro, como Taíba e Paracuru.

No Litoral leste, Morro Branco encanta com suas falésias de areias coloridas, perca-se no labirinto de areias coloridas e faça o passeio de buggy terminando na Praia das Fontes. Um pouco mais à frente, Canoa Quebrada é uma das mais famosas deste lado. Dá pra fazer um bate e volta até Canoa, mas se você puder ficar uma noite irá aproveitar melhor as inúmeras atividades da região.

Outras opções de bate-volta que são oferecidas mas não recomendamos

Alguns passeios são oferecidos por agências para um bate e volta. Mas sempre achamos que praias como Flexeiras e Mundaú, ficam um pouco distantes para fazer um Day Trip. E muito menos Jericoacoara!!! POR FAVOR, não caiam no conto de “Jericoacoara em 1 dia”, sim, esse passeio é vendido, mas não topem essa ideia! Jeri se transforma à noite, e é preciso conhecer cada momento para de fato perceber que gostou de lá!!! Jeri merece pelo menos duas noites! E pense bem antes de fazer “3 praias em um dia”, veja distância entre elas e o tempo de deslocamento.

Praia da Taíba

 Lagoas de Fortaleza

Além das praias, também encontramos algumas lagoas em Fortaleza. Próximo à Praia do Cumbuco temos a Lagoa do Banana, onde você  pode andar de Jetsky ou de banana boat (bem divertido!!) e a Lagoa do Cauípe bem procurada pra quem quer praticar kitesurf. A Lagoa do Colosso não está perto de nenhuma praia, e sim no meio da cidade, um cantinho de tranquilidade onde temos o Colosso Wake Parque, uma espécie de clube com aulas e aluguel de wakeboard e SUP, aos sábados também rola festinhas no pôr do sol.

Pôr do sol na Lagoa do Colosso

Cultura em Fortaleza

Saindo das praias, um bom local para conhecer a cultura e a culinária cearenses é o Mercado Central, aqui é outra opção para comprar lembrancinhas com um preço mais em conta que na Feirinha da Beira Mar. Saindo do Mercado você pode continuar e fazer uma visita à Catedral de Fortaleza, linda por sinal, projetada por um engenheiro francês e inspirada na Notre Dame de Paris, é só olhar para sua arquitetura e ver a semelhança entre ambas.

Fortaleza Catedral
Catedral de Fortaleza. Créditos: http://www.blogdatarde.com
Pertinho dali, temos o Centro Cultural Dragão do Mar, um complexo com exposições permanentes, planetário, cinemas, restaurantes, bares e cafés. Vá durante o dia, para aproveitar todas as opções culturais, e à noite para curtir os bares e restaurantes, que ocupam galpões restaurados no entorno do Dragão. Uma boa opção é o Café Santa Clara, localizado no primeiro piso. A Cafeteria conta com uma infinidade de cafés diferentes (adoro o  café com nutella e o capuccino gelado!!), tapiocas recheadas, crepes, cuscuz, e muitas outras comidinhas gostosas! Ao redor do Dragão também encontramos algumas boites como o Órbita Bar (quinta e domingo são meus dias preferidos).
Fortaleza Dragao do Mar
Centro Cultural Dragão do Mar. Créditos: http://www.cnod2014.org
Quem gosta de programas culturais, o Theatro José de Alencar, com sua arquitetura de ferro, é uma boa pedida. Uma boa forma de conhecê-lo é com a visita guiada que acontece de hora em hora, a partir das 8h. É um programa para todas as idades e um percurso diferenciado pela edificação de 1910: o foyer, o porão e os jardins de Burle Marx. Para mais informações, ligue: (85) 3101.2567/ 3101.2583. Outro teatro que tenho frequentado bastante é o Teatro do Via Sul, onde seus lustres e móveis foram trazidos de Paris, uma teatro muito agradável e que sempre está com boas peças em cartaz.
Já o recém inaugurado Museu da Fotografia traz um acervo de 2 mil imagens da coleção pertencente à Fundação Paula e Silvio Frota, e é uma oportunidade para os amantes de fotografia contemplarem estas obras.
Museu da Fotografia por anajustra.org.br

Outra novidade em Fortaleza é o Centro Cultural Belchior, localizado na Praia de Iracema, em homenagem ao cantor Cearense Belchior. O espaço de aproximadamente 850m² está dividido entre auditório, salas e galerias para exposição, além de biblioteca e café. No pavimento superior, uma área de uso comum permite contemplar o letreiro Fortaleza e o mar da Praia dos Crush! Vale lembrar que a Praia de Iracema está passando por um processo de revitalização e é um local bem bacana para levar suas crianças e pets!!  

Centro Cultural Belchior

Compras

Para compras Fortaleza também tem muitas opções, como a conhecida Monsenhor Tabosa. Aqui encontramos muitos produtos de fábricas locais. Ideal para comprar sapatos e bolsas de couro e lembranças em geral. Já quem procura algo mais sofisticado, gosto das lojas ao longo da Avenida Dom Luiz, do Shopping Aldeota, Aldeota Open Mall e Del Paseo.

Geralmente me limito a estes shoppings, mas, o maior de Fortaleza é o Shopping Iguatemi. Este possui muitas grifes conhecidas, restaurantes e cinemas. O mais recente é o Shopping RioMar, e para quem se hospeda no Meireles é mais perto que o Iguatemi.

Fortaleza
Av. Monsenhor Tabosa

Além desses programas, indicamos alguns restaurantes que frequentamos e adoramos!!!

Quer saber mais de Fortaleza? Mande um e-mail pra gente: contato@blogvamosviajar.com

 

Veja também:

Casamento no Havaí- Parte 1: Planejamento Como vocês já sabem, em Abril/14 o Luiz foi para o Havaí e voltou encantado!! De lá mesmo já começou a jogar uma ideia na minha cabeça: "Vamos vir...
Búzios e as belas praias do balneário O balneário de Búzios possui 23 praias paradisíacas, algumas em Ilhas buzianas (Ilha Feia, Rasa e Branca) que cercam a península, cada uma com suas pa...
As melhores praias do Ceará Quando pensamos em Nordeste logo nos vem à mente as praias paradisíacas dessa região brasileira onde todos os estados são banhados pelo mar. Para quem...
ROTEIRO DE 5 DIAS EM FLORIANÓPOLIS Florianópolis, Floripa, ou Ilha da Magia é um paraíso no Sul do Brasil e se você ainda não conhece, deveria pensar em visitar essa Ilha!! Com menos de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *