Lagoas de Jericoacoara

Como se não bastasse tanta beleza, a natureza ainda reservou mais uns cantinhos especiais e bonitos em Jericoacoara: as suas Lagoas. Com as chuvas escassas no Estado do Ceará nos últimos anos, algumas delas não estão tão cheias, mas mesmo assim valem a visita.

Para chegar, contrate um bugueiro da região, o Ivanilson foi nosso guia, nativo e com muita história da Vila para nos contar! Super recomendo os seus serviços, pois gostamos bastante (88 9617.6811). O passeio de buggy para 4 pessoas ficou em R$ 160,00 (nos meses de baixa temporada), já nos meses de Janeiro e Julho que são considerados de alta estação por ser período de férias, o preço já sobe para R$ 200,00. O Ivanilson também aceita cartão, mas ai o preço seria R$ 200,00 ao invés de R$ 160,00. O passeio geralmente dura de 5 a 6 horas, mas varia de acordo com o gosto do cliente, podendo ser feito em menos tempo.
E lá vamos nós no buggy
Saímos da pousada ás 10 da manhã e dispensamos a visita à Pedra Furada, partimos direto para o Parque Nacional de Jericoacoara, onde avistamos o terreno do primeiro turista a chegar na região, na década de 70, e o primeiro a divulgar as belezas de Jericoacoara. Sua casa foi a primeira a ter azulejos e a mãe do Ivanilson ganhou seu primeiro presente desse cara ai! Com a instituição do Parque Nacional, a casa foi destruída e o cara perdeu sua propriedade, mas seus destroços continuam por lá.
Em seguida chegamos à Arvore da Preguiça, uma árvore com raízes aéreas, que devido à ação do vento,cresceu para o lado e não para cima.  O nosso guia nos preveniu que era proibido subir na árvore e nas suas raízes, pois ela corre o risco de quebrar, e a vigilância sempre está passado por aquela área se avistarem alguém em cima dela, multam o guia. Mas, mesmo assim vimos muitas pessoas subindo para tirar foto…preferi seguir a dica do guia.
Árvore da Preguiça

A próxima parada seria a Lagoa do Paraíso, o “Caribe Brasileiro”, escolhemos parar primeiro aqui, pois como ainda era cedo a lagoa não estaria tão lotada de turistas, assim poderíamos aproveitá-la melhor. E foi assim mesmo, chegamos por volta as 11 horas e encontramos muitas redes vazias. Ah, tinha muita vontade de conhecer a Lagoa do Paraíso mas nunca tinha rolado a oportunidade, depois de mais de 10 idas à Jeri, finalmente a conheci!! E fiquei encantada…areia branquinha, redinhas na água e uma cor azul no fundo e esverdeada na beira, muito bonita mesmo!
Lagoa do Paraíso

Vida difícil na Lagoa do Paraíso

O Paraíso existe!!!

Na Lagoa do Paraíso só tem um restaurante, como ainda não estávamos afim de almoçar, pedimos alguns petiscos (queijo assado, pastel de camarão e bolinho de peixe), que estavam bem gostosos por sinal, água de coco e cerveja. Achei os preços de pratos principal meio salgados comparados com Jeri, mas, como é a única opção,muitas pessoas acabam almoçando lá mesmo, decidimos seguir e almoçar só em Jeri na volta.

Restaurante na Lagoa do Paraíso
Pertinho dali está a Lagoa Azul, o Ivanilson comentou que diferente da Lagoa do Paraíso não passaríamos muito tempo, seria mais para tirar fotos e conhecê-la. Mas quando vimos as redinhas na água não resistimos e caímos nelas, rs. Aqui tem também um restaurante, com mesinhas e guarda-sol na beira da lagoa….achei bacana ficar lá tomando uma cervejinha com os pés na água!
Lagoa Azul

Ah, essas redinhas!!!

E por volta das 14 horas acabou o nosso passeio e retornamos à Jericoacoara pela Praia do Preá, uma praia muito procurada pelos praticantes de kitesurf, com boas pousadas, mas que não tem uma vida noturna tão agitada quanto a de Jeri.
Outra opção bem econômica é pegar a jardineira que sai da Vila de Jeri, e passa por todos esses pontos, começando pela Pedra Furadas, saindo pela manhã e retornando no início da tarde, pelo preço de R$ 30,00 por pessoa. Mas vou te falar, vá de buggy que você tem mais liberdade, o Ivanilson é show e super indico!!

2 thoughts on “Lagoas de Jericoacoara

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!