Rota da Cachaça – Turismo de Experiência em Fortaleza

A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) lançou ontem, 20 de Abril, um novo roteiro para fomentar as experiências na Capital. A Rota da Cachaça Fortaleza oferece a moradores e turistas um programa que reúne a degustação de diferentes tipos do destilado harmonizados com petiscos regionais. Os participantes poderão conhecer também a história e curiosidades sobre a bebida, que é uma das mais populares do Brasil.

Em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE), o projeto visa fomentar o turismo gastronômico e cultural de Fortaleza e integra uma série de roteiros de experiências na cidade que serão lançados ao longo de 2022 pela Setfor.

A opção por investir em roteiros de experiências está ligada à mudança de perfil dos turistas, que cada vez mais querem vivenciar o destino, ao invés de consumi-lo de forma superficial e padronizada. “Costumo dizer que o turista 4.0, como hoje é chamado, não se interessa por conhecer apenas os pontos turísticos de um local”, explica Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza. “Ele quer mais: quer viver experiências que gerem recordações inesquecíveis, como um mergulho na gastronomia e na cultura locais, por exemplo, que é o que estamos oferecendo com a Rota da Cachaça”, complementa.

Quarta da Cachaça

Além de rótulos clássicos, produzidos de forma industrial e armazenados em tonéis de inox, as degustações contemplam cachaças armazenadas nas madeiras mais largamente utilizadas para o envelhecimento da bebida, como amburana, bálsamo e carvalho, dentre outras.

Às quartas-feiras, os estabelecimentos que integram a rota estão disponíveis para fornecer informações sobre as cachaças que fazem parte do seu cardápio. O grupo vem participando de uma série de workshops sobre a história da cachaça. 

O treinamento vem sendo ministrado por Altino Farias, proprietário da Embaixada da Cachaça e responsável pela consultoria à Setfor na montagem da rota. Grande conhecedor da bebida, Altino é conselheiro da Abrasel-CE, membro conselheiro da Academia Brasileira da Cachaça de Alambique e membro efetivo da Cúpula da Cachaça.

Como conhecedor e apaixonado pela cachaça, Altino aposta no poder de mudança de conceitos da nova rota. “O roteiro chama atenção para a cachaça, bebida nacional por excelência, que normalmente é deixada em segundo plano frente aos modismos que surgem no mercado. Nesse cenário, sendo de qualidade superior à maioria dos destilados, uma experiência de degustação de cachaça pode mudar o conceito que alguns consumidores têm da bebida”, acredita. 

Copos colecionáveis

Quem consome um dos combos oferecidos também recebe de brinde um copinho com a marca da Rota da Cachaça e do estabelecimento que visitou. Ao todo, são cinco modelos de copo, ideal para colecionadores.

A Rota da Cachaça pode ser feita também nos outros dias da semana, e não apenas às quartas, de acordo com os horários de cada local participante. A diferença é que o cliente pode não conseguir tirar suas dúvidas sobre o destilado.

FOTO: CAMILA LIMA

Além disso, a Rota da Cachaça Fortaleza pode ser feita de acordo com o gosto do freguês: em grupo, sozinho, toda ela em um só dia ou ao longo de vários dias. O importante é viver a experiência!

Conheça os Estabelecimentos da Rota da Cachaça Fortaleza

Arupemba / Complexo Pirata– Rua dos Tabajaras, 325- Praia de Iracema-

Cantinho do Frango– Rua Torres Camara, 71-Aldeota

Embaixada da Cachaça– Rua João Brigido, 1245- Joaquim Távora

Giz Cozinha Boêmia– Rua Professor Dias da Rocha, 579- Meireles

Raimundo do Queijo– Rua General Bezerril, 151- Centro

Evento de lançamento

O evento aconteceu no Pirata Bar, tradicional ponto de encontro das segundas-feiras de Fortaleza e contou com a participação dos estabelecimentos, do Secretario de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, do Vice-Prefeito, Elcio Batista e claro, de diversos influenciadores de Fortaleza e apreciadores da cachaça!

FOTO: CAMILA LIMA

Na ocasião, pudemos conhecer os estabelecimentos participantes e degustar algumas cachaças oferecidas na Rota da Cachaça.

Essa Rota com certeza irá permitir aos turistas e Fortalezenses, conhecer mais da história da cachaça, assim como eu pude conhecer com a Ana, da Embaixada da Cachaça que nos contou que por ser patrimônio do Brasil, apenas a cachaça fabricada no Brasil pode levar a denominação de Cachaça. Caso seja fabricada fora do território brasileiro, leva o nome de aguardente de cana!

Saímos animados com mais essa opção de turismo de experiência em Fortaleza e animados em fazer a rota de bar em bar!!! E claro, conhecer mais dessa bebida tão popular no Brasil e no mundo!!

Agradecemos à Secretaria de Turismo, em especial a Adriana pelo envio do Release, o qual esse post foi baseado e escrito!

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!