De Fortaleza a Jericoacoara: conheça as praias do Litoral Oeste do CE

De Leste a oeste, o litoral do Ceará tem 573 km de extensão. O Litoral Oeste do Ceará é bastante procurado por praticantes de esportes como Windsurf e Kitesurf, devido às boas condições de vento.

Nesse post, conheça as praias do Litoral Oeste Ceará, saindo de Fortaleza até a famosa Jericoacoara.

FORTALEZA

Fortaleza tem 34 km de praias! As mais procuradas para banho são a Praia do Futuro, Beira Mar e Praia de Iracema (na Praia dos Crush).

Na Praia do Futuro, encontramos as tradicionais barracas de praia de Fortaleza, que tem estruturas que vão além de Restaurantes, como área para crianças, lojas, piscinas, SPA, aulas de surf, entre outros serviços. Nas quintas-feiras, a tradição é a noite do caranguejo.

Próximo aos Hotéis da Beira Mar, temos duas praias. A Beira Mar, procurada por atletas, seja no calçadão ou na água, e a Praia de Iracema, que tem um pôr do sol imperdível, e virou point de encontro de moradores na Praia dos Crush.

VEJA AQUI 10 Programas imperdíveis em Fortaleza!

CUMBUCO

Próxima a Fortaleza, cerca de 30 km, temos a praia do Cumbuco. Referência mundial para o Kitesurf. Em épocas de vento, o mar é tomado por kites coloridos. Mas se você não é adepto do esporte, não se preocupe. Com boa estrutura de barracas, O Cumbuco é ideal para um bate e volta a partir de Fortaleza. Além da boa estrutura, essa praia do Litoral Oeste oferece também a opção de passeios de buggy pelas dunas e de jangada. Em meio às dunas, encontramos a Lagoa do Banana, mais tranquila para ir com crianças e com opção de barracas também.

TAÍBA

A praia da Taíba sempre foi bastante procurada por surfistas. O vilarejo tem muitas casas de veraneio, mas oferece também desde simples pousadas até Hotel de Luxo como o recém inaugurado Carmel Taíba. Conta com boas opções de restaurantes, mas nada de agito noturno, aliás, se você procura agito, creio que apenas Jeri oferece!

PARACURU

Distante cerca de 85 km de Fortaleza, também é ideal para um bate e volta. Como já falamos, devido aos ventos no Ceará, todo o Litoral Oeste é bastante procurado por praticantes de esportes como Windsurf e Kitesurf. Com Paracuru não é diferente. A Praia Quebra Mar, mais precisamente na Barraca Quebramar, é o point de encontro dos velejadores. A barraca possui um estrutura simples, mas com boas opções de peixes, arraia, cadeiras de sol e conta também com uma loja de artigos esportivos. Mas Paracuru também se destaca pela sua natureza, com matas e coqueirais, mangue e rio com vegetação nativa, inclusive, tem opções de passeios para explorar essa natureza.

LAGOINHA: um dos cartões postais do Litoral Oeste

Dunas, falésias, coqueiros e lagoas garantem um visual belíssimo a um dos cartões postais do Litoral Oeste do Ceará. Lagoinha é perfeita para quem procura uma praia para repor as energias. O Mirante é parada obrigatória para apreciar o visual e claro, garantir boas fotos. Se tiver mais tempo, faça um passeio até a Lagoa das Almécegas e aproveite o passeio de catamarã e redes dentro da água.

GUAJIRU: sossego no Litoral Oeste

A partir de Guajiru, não indicamos bate e volta de Fortaleza, pois a distância é de cerca de 130 km até a capital. Guajiru é mais uma daquelas praias sossegadas no Litoral do Ceará. A pequena vila de pescadores fica vizinha à conhecida Flecheiras, mas é bem menor o que garante todo esse sossego. Desconhecida até por Cearenses, Guajiru já foi descoberta pelos kitesurfitas, claro!!! Aliás, lá você encontra até instrutores caso queira se aventurar no esporte.

VEJA AQUI uma charmosa opção de hospedagem em Guajiru

MUNDAÚ

Mundaú é um vilarejo de pescadores e assim como Guajiru e Flecheiras, faz parte do Município de Trairi. Uma das atrações é o Rio Mundaú, onde é possível fazer um passeio de catamarã e apreciar as dunas e manguezais. Durante a maré baixa, outra atração são as piscinas naturais que se formam próximo à entrada da vila.

ICARAÍ DE AMONTADA: um pedaço do Paraíso no Litoral Oeste

Icaraizinho é uma das nossas praias preferidas no Litoral Oeste. Alguns motivos para isso: Sossego, bons ventos para o windsurf, boas opções de gastronomia e excelentes pousadas! Icaraizinho é um pedacinho do Paraíso! Caso esteja indo para Jericoacoara, e tenha tempo, indicamos um stop em Icaraizinho!

Veja mais de Icaraizinho de Amontada AQUI!

MOITAS

A praia seguinte é Moitas, que é ainda mais sossegada que Icaraizinho. De Moitas (ou Icaraizinho) você pode fazer o passeio pelo Rio Aracatiaçu, passando pelo manguezal até a Ilha das Ostras. Na Ilha, uma pausa para ostras ou outros mariscos, e caipriroskas na Barraca do Tiago. Desses locais você também tem a opção de passeio até os Lençóis Cearenses, no vilarejo de Caetanos.

PRÉA

Colada na famosa Jericoacoara, a Praia do Préa ganhou fama com o kitesurf. Hoje, a praia está entre uma das mais procuradas no Litoral Oeste para os praticantes do esporte. Préa conta com muitas opções de hospedagem, inclusive casas de aluguel, ideal para Kitetrips e famílias.

JERICOACOARA: a jóia do Litoral Oeste

Jericoacoara dispensa apresentações. O mar calminho em algumas horas do dia, restaurantes com gastronomia internacional e toda a beleza natural fazem de Jeri um dos destinos mais procurados no Ceará. Apreciar o sol se pondo dentro do mar, torna Jeri mais especial. Mas não é só isso. Por estar entre as dunas e o mar, o acesso não é tão simples, o que garante um charme a mais. Só quem conhece sabe a energia única da Vila!!

Muitos turistas que vem ao Ceará e desejam conhecer Jericoacoara, seguem direto de Fortaleza até lá. Caso você tenha mais tempo, sugerimos que faça esse trecho pela praia, parando em algumas delas. Normalmente, combinamos Jericoacoara com Icaraizinho, que fica quase na metade do caminho. Assim fazemos uma pausa na viagem.

Confiram nosso Roteiro super completo de Jericoacoara!

+ PLUS: PRAIA DE MACEIÓ

Caso queira esticar um pouco mais no Litoral Oeste, além de Jeri, temos o Município de Camocim. Na Beira do Rio Camocim, a cidade vizinha abriga algumas praias, e lá encontramos a deserta e pacata Praia de Maceió. Foi lá que tive o privilégio de ver o pôr do sol dos mais bonitos do Ceará! Faz tempo que estive em Maceió, 2006, a praia era super pacata, imagino que hoje ainda esteja assim. Encontrei umas fotos de lá e decidi incluir nesse post. Por ser bem entocada, é um refúgio perfeito para quem quer fugir um pouco da agitada Jericoacoara que está ali pertinho!!!

DICA

Algumas agências, oferecem a opção de transfer com paradas. Assim como muitas oferecem pacotes de 3 praias em 1 dia e até Jericoacoara em 1 dia! Como falamos acima, a partir de Guajiru não indicamos bate e volta devido a distância ser mais de 120 km. Mais do que conhecer um lugar, buscamos viver e sentir o lugar.   

-> Algumas outras praias fazem parte do Litoral Oeste do Ceará, como Flecheiras, Baleia, Ilha do Guajiru, Almofala, Espraiados, no entanto, listamos acima as que conhecemos!


Gosta de praia? Confiram os posts nos Blogs abaixo:

Expedições em Família – Florianópolis – um paraíso de praias

Mais Viagens – 20 praias incríveis do Nordeste

Vamos Viajar pra onde agora –
10 praias incríveis na Região dos Lagos

6viajantes – De Salvador a Ilhéus: guia de praias da Costa do Cacau e do Dendê

Enquanto Elas Crescem – Na praia! Ubatuba com crianças

Viajando com a Cintia – Praias Inesqueciveis


Gostou desse post? Saiba que você pode colaborar com o Blog Vamos Viajar. Ao fazer suas reservas com nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão!!

Para reservas de Hotéis, indicamos o Booking.com;

Para comprar seu chip de telefone internacional, indicamos o Viaje Conectado.

6 thoughts on “De Fortaleza a Jericoacoara: conheça as praias do Litoral Oeste do CE

  1. Nossa, eu ainda não conheço o Ceará, e vejo que preciso ir logo! São tantas belezas e riquezas naturais que ele possui, quantas paisagens paradisíacas, pôr do dol lindo em meio a tanta praia linda! Adorei as suas dicas de praias do Litoral Oeste do Ceará, de Fortaleza a Jericoacoara. Quero conhecer todas!

  2. Larissa, parabéns pelo seu post. Eu já estou louca para conhecer Jericoacoara e agora com esse post fiquei mais louca ainda pra voltar ao Ceará e conhecer mais a regiao. Adorei as dicas

  3. As praias do litoral oeste do Ceará são incríveis! Preciso voltar para conhecer melhor porque pulei de Fortaleza direto para Jericoacoara. Adorei o post!

  4. Larssa, estive ai ano passado e depois ler seu post, vi que tenho que voltar, ficou muitas praias lindas de fora do meu roteiro.kkkkk

  5. Quando eu fui pra Fortaleza, gostei demais da praia do Futuro por causa dos restaurantes. Ficamos na Barraca do CHico do Carangueijo e fiz até massagem por um valor absurdo de barato. Acho que foi R$10, mas tem uns 8 anos já. Mesmo assim, pra época era MUITOOOOOOO Barato. Me arrependi de não ter feito o passeio pra Cumbuco, optei pelo Beach Park. Mas da lista conheço Jericoacoara que amei demais e quero demais voltar e passar mais tempo.. Fiquei só 3 dias. Agora estou vendo que preciso MESMO voltar, porque ficou faltando MUITA coisa naquela região..

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!